quarta-feira, 23 de maio de 2012

MOBILIZAÇÃO PARA UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL


MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

Trânsito no corredor de ônibus está regulamentado com Lei Municipal, precisa-se manter rigor aos desavisados que o corredor de ônibus é ariscado trafegar.  A fiscalização precisa ser feita não só pela Guarda Municipal, mas sim por toda a sociedade. Exercer cidadania é denunciar as infrações cometidas por algum indivíduo que pensa que nada acontece, a partir do momento que o espírito de cidadão estiver presente estaremos podendo ser chamada de sexta potencia mundial. Na mobilidade urbana as pessoas não estão acostumadas a cumprir a Lei de trânsito no Brasil, é um problema cultural em que se faz o que se quer no trânsito de nossas vias públicas. 
Tem Lei que pega no Brasil e Lei que não pega, na realidade é o sistema que poder ser ou estar estruturado para uma Lei funcionar ou não ter o aparato necessário nem de regulamentação. Como operar a Lei que não está devidamente regulamentada no município¿ 
Os pedestres deveriam ser cobrados e tratados como infratores ao atravessar fora da faixa. Não basta fazer campanha educativas, precisa-se de multa, ao ser multado o indivíduo aprende a respeitar o trânsito é preferível do que ver a carnificina de acidentes. Que poderiam ser evitados caso tivesse uma ação mais efetiva de toda a sociedade. 
Alguns depoimentos Raquel Schwartz "Pois é, essa é a situação, não é só no corredor, como já falei adoro bike, mais não tem condições de andar aqui, é muito perigoso justamente por isso, não se tem vez nunca, mais acredito q assim como eu nao posso atropelar um pedestre, pq ele tem vez sobre mim, aprendi q é a mesma coisas com carros, motos e bike, o maior tem responsabilidade com o menor, ou seja os motoristas tem q cuidar mais com q esta ao redor deles, a quantidade de acidente envolvendo ônibus estra crescendo muito, e se isso não parar daqui a pouco vai ser um inferno o transito de Blumenau, coisa q na minha opinião já é... Mais é aquilo, respeito e educação muda tudo né, só acho q nao da pra generalizar e dizer q devia passar por cima, afinal é de uma pessoa q se esta falando, independente do seu erro...; 
Claudete Clau Maff Os órgãos de trânsito têm obrigação de se preocupar com os ciclistas: Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: (…) II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas. (o Art. 24 dispõe o mesmo sobre os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios). Outros depoimento de Andrei Steiner Só pra deixar claro, na rua 7 não existe ciclovias, existem ciclofaixas em cima das calçadas e que mesmo assim, ninguém respeita...
Leonardo Stuepp O que fazer hein? Faixa exclusiva de ônibus, é faixa exclusiva de ônibus, que é transporte público, atendendo milhares de pessoas. Querem fluxo de trânsito, querem tudo, mas falta o respeito e bom senso. Que tal, diminuir pela metade as faixas para carro e começar a cobrar pedágio para passar pelo centro? Cada um puxa brasa para sua sardinha e nada se resolve. Tudo que é feito sofre críticas, mas ajudar na conscientização que é bom nada.Coloquem os que só sabem criticar no lado da mesa das decisões para ver o que farão ...., 
Fabiano André Silva Da pra ver na calçada a demarcação das ciclo faixas. Na Hermann Huscher tem ciclovia e a galera anda de bike do lado oposto a ciclovia. Todo cuidado é pouco. Pense sempre na sua segurança. Não deixe a sua segurança por conta de terceiros. Adrian Marchi Alguns motoristas de ônibús já tentaram me atropelar, quando eu corria nas ruas de blumenau. Isso sem corredor exclusivo. Faziam de propósito. Agora, corredor + bicicletas aumentou a confusão. O que falta é educação (de ambos). Pedestres têm prioridade sobre ciclistas; ciclistas têm prioridade sobre motos e carros:  
Vinihhs Vinihhs Martins so digo uma coisa malaco olha bem que vcs falam cuidem com as palavras e outra vcs so tao vendo um lado da historia e o onibus poderia ter padaro tbem ok pois ele nao entro na pista do nada; Vinihhs Vinihhs Martins ok, Vinihhs Vinihhs Martins e o onibus abril pra passa mais fecho eles; Vinihhs Vinihhs Martins e outra ciclovia não encima da causada né senhor prefeito, Vinihhs Vinihhs Martins e se é ciclovia vamo respeita ali e nao fica andando ? Vinihhs Vinihhs Martins de apé no lugar bicicletas; Mateus Simpsons primeiro nao forao 2 ciclista Foi um camaradinha altos parcero...se nois samo malaco problema e nosso..nois fais manobra na rua sim e dai foda-se mais esse camaradinha nao tava fazer porra nem uma ele so tava levando uma guria na bike dele...que porra foi essa de enventar corredor de onibus que chamar nois de retardado que chamem NOIS VIVE POKO MAIS VIVE COMO NOIS QUE; 
John Lucas Diogo Bernardes Gaulke nao se mistura com esse tipo de gente, eu sou esse tipo de gente tas dizendo oque, que tipo de gente agente é em me diz? se nao tem lugar pra andar ando na rua mesmo, e ainda empino em qualquer lugar, e esse ae é um amigo meu ok. John Lucas voces nao sabem oque aconteceu, então nao adianta vcs ficarem falando merdas aee. malacos agente só por que andamos desse jeito, curtindo a vida, arrumando a bike do nosso jeito e fazendo o nosso esporte que poucos conhecem pelo jeito WHEELLING, poucos conhecerm né. fazer oque, John Lucas se eles querem que nos andamos na ciclovia que é na causada, voo começar a fazer que nem os motorista de onibos, é só pro onibos então passo por cima, e vai fica na minha frente pra ver então qw" 
Osni Valfredo Wagner Na realidade não precisa ser assim, podemos mostrar que somos humanizados que temos um propósito ambiental de se poluir menos e de se poder andar ao ar livre. Se essa de se fazer de machão e sair atropelando, essa coisa de quebrar tudo é do século XVII. Partir para ignorância não resolve piora para os que usam bicicletas. O debate esquentou na segunda –feira no face a partir da foto mostrando acidente na rua 7 de setembro de ônibus que atropelou pessoas de bicicletas. 
No site vadebike informações sobre: O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas/ciclistas Novo Código de Trânsito Brasileiro - CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997. Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Parágrafo único. 
A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.       

sábado, 19 de maio de 2012

Formação - Organização - Mobilização



Ola! participe da minha pré - candidatura para vereador com suas ideias tanto na questão da EDUCAÇÃO, SAÚDE, MOBILIZAÇÃO URBANA, questão AMBIENTAL, JUVENTUDE Tanto na questão da CULTURA,como no ESPORTE E LAZER; e principalmente nas ideias 

http://www.youtube.com/embed/O744mAEJ4Js






segunda-feira, 14 de maio de 2012

PARABÉNS! OAB-RJ pede veto ao Código Florestal


Parabéns!
A mãe terra agradece a OAB-RJ pede veto ao Código Florestal
1,672,694 assinaram a petição. Juntos vamos chegar em nossa nova meta de 2,000,000

OAB-RJ pede veto ao Código Florestal

Letícia Verdi, do Instituo CarbonoBrasil
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu, nesta quarta-feira (09/05), documento da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ), contendo considerações jurídicas sobre o projeto do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 24 de abril. “É uma maneira de contribuir com o debate sobre o veto ao projeto”, afirmou o presidente da entidade, Wadih Damous.
“No nosso entender, o projeto se presta, em partes importantes, ao veto”, declarou Damous. Segundo a OAB/RJ, o substitutivo apresentado pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG) contém sérias incompatibilidades jurídicas. “O projeto aprovado colide com avanços já obtidos na legilação de proteção ambiental”, defendeu. “Representa uma regressão em relação a certos paradigmas ambientais”.
(Instituto CarbonoBrasil)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ANIMALISMO


O que causa estranheza o nosso mundo que parece mais um zoológico em que somos adestrados para repetir como macacos o que a mídia da elite quer!




Pobrezinha da cadela os policiais jogaram pimenta nos olhos dela é uma animal indefeso, enquanto isso foram mortos dois seres humanos na favela da Rosinha e nem tiveram status de aparecer na mídia. É tão comum que seres humanos serem agredidos e assassinados morte desse animal ser humano não tem importância, banalizou-se. São 135 mortes por dia! Existe uma máxima que o ser humano é como se fosse uma máquina! Podemos até pensar que somos máquinas, talvez seja um sonho de vida eterna. Como máquinas teriam uma vida morta, algo sem vida sem pensar e só agir. A máquina é fria talvez seja isso que a galera do animalismo pensa quando expões seus sentimentos em defesa do animalzinho indefeso. Os que diriam então aos que comem carne de cachorro¿ Deveram ter sentimentos de pena aos animais que podem pensar e as plantas será que não pensam¿ É o jeito é nos tornar máquina mesmo! Não precisaríamos sacrificar os animais e nem as plantas. Dizem que os budistas acreditam até na alma das plantas, provavelmente o sentimento aos animais venham deles essa idéia os budistas, os hinduístas respeitam as vacas como sagrada. No oriente de modo geral se relacionam com a natureza de maneira mais integrada, coisa que o ocidente vem perdendo essa relação com a natureza. Ai causa estranheza à defesa de uma cadela, que culturalmente pode ter hábitos de atacar policiais em defesa de seu dono que pode ser um fugitivo da policia por algum motivo ilícito. O que causa estranheza o nosso mundo que parece mais um zoológico em que somos adestrados para repetir como macacos o que a mídia da elite quer! Que nos esquecemos do Mensalão e a CPIM (do cachoeira e CIA). Discutem-se assuntos de ponta em uma RIO + 20, mas não se resolve questões estruturais de nossa cultura, economia, política, social e ambiental. A sociedade está com 2 milhões de assinatura no VETA, DILMA! Pois querem acabar com nossas florestas. Com o novo código florestal - O POVO NÃO PODE PAGAR PELA CRISE – Auditoria da dívida pública já – salário digno para os trabalhadores – 10% do PIB para educação pública – contra a Reforma da Previdência (PL 1992l07). A violência a mulher, o trabalho escravo e infantil. Acidentes no trabalho por falta de prevenção – Ficha Limpa – Aborto – homoafetividade – afrodescendetes – indígenas – barragens e tantos outros temas de grande relevância são relegados, colocados para o segundo plano. Cuidado com a animalização pode estar sendo desviado da verdadeira necessidade da sociedade um estudo cientifico e valorizando os conhecimentos tradicionais possibilitam uma sociedade mais justa, humana em que se respeitam os animais e plantas. No fundo respeitar animais e plantas estará beneficiando o próprio ser humano.

domingo, 6 de maio de 2012

A corrupção é o veneno. O Projeto do Estatuto Popular Contra a Corrupção é o antídoto.

  • A corrupção é o veneno. O Projeto do Estatuto Popular Contra a Corrupção é o antídoto.

    Mas o Congresso só aprovará o Estatuto Popular Contra a Corrupção, ou qualquer medida dura contra corruptos se houver uma grande pressão popular.

    De nossa parte sabemos que conclamar o povo para se unir em torno de algo ilegal como bloquear ruas ou invadir prédios públicos, seria um ato criminoso e atentatório à Democracia, além de induzir o confronto, a repressão e a violência.

    Por isso será necessário que consigamos fazer aprovar o Estatuto Popular Contra a Corrupção, no limite dos rigores legais, nem que for na marra - e isso pode ser feito dentro da Lei - para depois podermos cobrar a sua plena execução das autoridades competentes no Judiciário.

    Em suma o que podemos fazer se a Lei não é boa é mudarmos ou aperfeiçoarmos a lei porque se quisermos viver em uma democracia verdadeira, um dia teremos que acreditar que é possível o Poder Judiciário agir rapidamente para fazer cumprir a Lei e impor penas adequadas aos corruptos e corruptores desse País. Teremos que acreditar, também, que os Poderes Executivos Federal, Estadual e Municipal poderão gerenciar sem corrupção o dinheiro que o povo pagou de impostos e, finalmente, teremos que acreditar que os legisladores desse país podem ser enquadrados pela lei, para cumprirem “exclusivamente” suas funções constitucionais enquanto representantes do povo, quais sejam: Legislar e Fiscalizar as ações dos seus respectivos Poderes Executivos.

    Veja mais e venha curtir esse Projeto em:


    MANIFESTO DE LANÇAMENTO DE CAMPANHA CÍVICA -------------------------- Projeto Estatuto Popular Contra a Corrupção • Convocação para a “1ª Manifesta Brasil” • Inauguração do Corruptômetro Brasil 2012 • Lançamento do Esboço do Estatuto Popular Contra A Corrupção Povo brasileiro, Cansados de ver...
    página: 140 curtiram isso

quarta-feira, 2 de maio de 2012

PLANOS DE METAS


O Estado brasileiro retorna a cumprir seu papel de planificar, essa planificação da política e economia permite fazer previsões de investimentos. Mas o envolvimento de toda a sociedade se faz necessário para que se possa ter um caminho que seja feito os investimentos voltados para as necessidades.


É interessante observar a coerência que existia entre as metas do plano, em que se visava impedir o aparecimento de pontos de estrangulamento na oferta de infra-estrutura e bens intermediários para os novos setores, bem como, através dos investimentos em estatais, garantir a demanda necessária para a produção adicional. Assim, além de alguns investimentos setoriais servirem para atacar alguns pontos de estrangulamento, outros setores eram tomados como pontos de 3 germinação, onde o investimento gerava demandas derivadas, que acarretavam novos investimentos, sustentando a taxa de crescimento do país. Pontos de estrangulamento: áreas de demanda insatisfeita em função das características desequilibradas do desenvolvimento econômico. Ponto de germinação: áreas que geram importantes demandas derivadas (NOTAS DE AULA PLANEJAMENTO E POLÍTICA ECONÔMICA, 2012, p. 2 e 3).


Os planos de metas podem engessar os investimentos em áreas que não sejam as demandas necessárias, por isso o controle social na hora de decidir quias sejam as metas prioritárias. Possibilitando maiores acertos proporcionando o equilíbrio do desenvolvimento a partir de investimentos por parte do Estado brasileiro em todas as esferas: União, Estados e Municípios.

NOTAS DE AULA PLANEJAMENTO E POLÍTICA ECONÔMICA O Plano (Programa) de Metas – 1956/1961 < http://www.nudes.ufu.br/disciplinas/arquivos/PLANO%20DE%20METAS.pdf > acesso dia 01 de maio de 2012.

PANORAMAS GERAIS DAS CIDADES


 “cada vez mais se faz necessário o planejamento da cidade com planos de metas”


Osni Valfredo Wagner
Cientista Social, Especialista e Mestrando

Os anseios das comunidades são fatos das realidades,  podem acontecer em sua cidade, assim como em qualquer outra cidade, pode-se observar o deseja por uma cidade melhor para se viver. Neste sentido se espera dos nossos representantes que cumpram o que prometeram quando eram candidatos, todos estamos na expectativa de quem vai ser o novo prefeito e vice e como vai ser a composição da câmara. Mas na realidade como diz o ditado “tem muita água para passar por debaixo da ponte”.
A obrigação do poder público local é de fazer as melhorias da cidade. O impacto que acontecendo nas cidades a partir de recursos federais e estaduais só não são maiores por falta de projetos locais, por parte da prefeitura. O papel da câmara de vereadores em estar agilizando analises de projetos e em aprovações em beneficio da cidade com a contrapartida de recursos do município que muitas vezes se observa que não estão acontecendo.
Os interesses dos cidadãos muitas vezes não é respeitado, prevalecendo interesses 'invisíveis', esses poderes invisíveis chamados também de 'donos da cidade'. Uma falta de respeito a cidadania, cidadania essa que cada vez mais se faz necessário em um planejamento da cidade com planos de metas colocando as claras os interesses invisíveis, mas também incluindo interesses da maioria que é excluída do debate e da decisão.
As formas de exclusão são diversas em cada cidade se pode observar, mas é claro que para a alegria da maioria deverá ser destinado recursos para Saúde, Educação, Habitação, Mobilidade Urbana e Infraestrutura etc. Coisa que muitas vezes que é só pensada para a produção e não para o ser humano e o meio ambiente, devem constar em nossa analise dos problemas apontados pela população e muitas vezes renegadas ou mesmos vistas como radicais.
As formas de radicalismos progressistas versos conservadores que são vislumbradas em relação a maneira de agir, falar do cidadão, são carregados de ideologias. Esse senário a muito tempo estamos apenas assistindo a cidade e não participando efetivamente como atores, assim como ficamos na expectativa em um campeonato esportivo. O verdadeiro controle social deve ser construído a partir da verdadeira cidadania, em que a comunidade possa decidir sobre os destinos das cidades através dos conselhos deliberativos.