quarta-feira, 21 de outubro de 2009
9-DO POPULAR, A POPULARIDADE, AO PERSONALISMO:
Sociologia Brasileira
Jessé de Souza 2000 Modernização Seletiva Uma Reinterpretação do dilema brasileiro
Baseado na Sociologia brasileira Jessé Souza em sua reinterpretação do dilema brasileiro a partir de Sergio Buarque de Hollanda, Raimundo Faoro, Roberto Da Matta; em sua obras Raízes do Brasil, Donos do Poder, Carnavais, malandros e heróis. “Que tem em comum segundo Souza personalismo (culto à personalidade), patrimonialismo a cultura de se apossar do que é estatal (público); toma lá dá cá “o jeitinho brasileiro” ‘para inglês ver” – corrupção e inautenticidade do brasileiro.
1- Diferencie popular de popularidade e qual a relação com o personalismo na política brasileira¿¿¿
2- O que é herança portuguesa na nossa cultura e cultura brasileira propriamente dita¿
3- Quem são os donos do poder¿
4- Dê exemplos práticos de cultura brasileira, herança ibérica (portuguesa) e poder no Brasil¿
5- A diversidade brasileira está diretamente relacionada ao modelo arábico (incesto) de reprodução onde o senhor do engenho é o reprodutor, a partir das matrizes afrodescendentes. E o projeto genoma o que contribuem por fim com o racismo¿¿¿
Coloque os nomes dos autores e ou livros no google:
Sergio Buarque de Hollanda, Raimundo Faoro, Roberto Da Matta
Raízes do Brasil, Donos do Poder, Carnavais, malandros e heróis.
Jessé Souza
Modernização Seletiva
Uma reinterpretação do dilema brasileiro
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Cada Grupo do terceiro dois vai ler a pergunta e postar neste espaço.
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Boa sorte!
Escola Estadua Básica Hercilio Deeke
ResponderExcluirBlumenau, 27 de outubro de 2009
Alunos:Fabio Fernando de Souza, Jonatan Viana e Jonathan Muniz
Profesor: Osni
Nome do Trabalho: ''3''Quem são os donos do poder?
Bom,os donos do poder se resumem basicamente e obviamente aos capitalistas que regem as formas de governo do brasil,uma praga herdada de portugal desde a época da colonia.Troca de favores entre eles,pequenos favores,coisas que pra quem manda não é nada,tudo isso atrapalha e muito no andamento das coisas que realmente importam.
Os donos do poder servem apenas seus proprios interesses,dando atenção vez e outra aos interesses de quem precisa apenas para"fazer o seu lado",os "servos"acham tudu isso uma beleza,mas servos são sempre servos...
Pergunta nº 4.
ResponderExcluirResposta: De Portugal herdemos o modelo de exercício de poder, com fundas raízes na sociedade brasileira, e passou a ser responsável por nossa relação exterior e inautêntica com a modernidade.
O patriarcalismo brasileiro teria gerado uma sociedade na qual não existem limites à autoridade pessoal do senhor de terra e de escravos. Não existe justiça superior a ele, como em Portugal era o casa da justiã da igreja. Não existia também poder policial independente que lhe pudesse exigir o cumprimento de contrato. Não havia poder moral independente, posto que a capela era uma mera extensão da casa-grande.
Alunos: Marlon E. Ruttmann, Bianca da Silva, Anna Paula Clemes.
3º2.
Gislaine G da Silva 3º2
ResponderExcluir5-Se a mais ou menos a 121 anos já foi abolida a escravatura,com ela também devia ser abolido também o racismo, pois,os senhores se achavam superiores aos negros.
Mas não é isso que acontece hoje apesar de ter acabado a escravatura,muita gente se acha superior e acha que os negros são menores que eles,e que tem de fazer serviços sujos,ruins e perigosos
De José Bittencourt e Guilherme
ResponderExcluirR1:Popular é algo que pode ser acessível pela maioria da população, e popularidade é o quantidade de prestigio que algo ou pessoa possui.
R2:A língua portuguesa, a religião católica(Catolicismo), festas como o carnaval e as festas juninas.
R3:Os donos do poder são aqueles que possuem maior capital em relação as outras pessoas da sociedade.
R4:Capoeira, Saci, Curupira, Boi de Mamão..
1 - Popular e popularidade, parecem possuir o mesmo significado, porém, ao citarmos um exemplo do cotidiano, percebemos que as duas palavras possuem sentidos que nem sempre andam de mãos dadas, por exemplo: A marca de sabão em pó "OMO" possui várias propagandas e formas de publicidade, que fazem com que todos os cidadão conheçam a marca, e conceituem que a marca realmente é a melhor entre as demais, isso é uma forma de popularidade. Porém, a marca não tem um preço popular, justamente devido ao seu grande reconhecimento. Geralmente, ao perguntar a uma dona de casa que usa uma outra marca de sabão em pó, a mesma reconhece que usaria "OMO", porém o preço não é tão acessível.
ResponderExcluirA relação com a política brasileira, é que alguns governantes usam e abusam da "boa imagem" que passam, e se tornam populares entre o povo, porém, nem sempre se tratam de governantes realmente voltados aos interesses do povo.