sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
111-Na profissão de Educador a hora atividade é saudável segundo OMS.
Na profissão de Educador a hora atividade é saudável segundo OMS.
José Francisco Sodré Professor de Biologia - Rede Pública Estadual Graduado em Ciências Biológicas pela - UFSC e Pós-graduado em Psicopedagogia pela - UNISUL
Osní Valfredo Wagner Professor de Sociologia Rede Pública Estadual - Formado em Ciências Sociais - FURB e Gestão - UFLA
A hora atividade é uma conquista dos profissionais em educação, pois representa o reconhecimento do trabalho pedagógico realizado fora de sala de aula. É necessário esclarecer que o professor trabalha muito mais fora de sala de aula do que durante as aulas propriamente ditas. É muito fácil entender o porquê. Cada aula que o professor ministra, é uma atividade que necessita de preparação prévia e tem que ser específica para cada turma.
No Ensino Médio, por exemplo, um professor da rede estadual de ensino pode chegar a ter 30 turmas de três séries diferentes. Então, se as totalidades das matrículas possíveis computadas fossem consideradas, um professor de ensino médio poderá ter 1200 alunos. Cada um desses alunos tem que ser avaliado de 2 a 3 vezes por bimestre. Assim sendo, um professor da rede estadual de ensino tem que planejar, executar e corrigir até 3600 avaliações por bimestre. A maior parte desse trabalho é realizada fora de sala de aula.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o professor trabalhe, no máximo, 20 horas em sala de aula e 20 horas a título de hora atividade. Isto é, de acordo com a OMS, o professor, no caso acima exemplificado, deveria ter no máximo 10 turmas e 400 alunos. O que a OMS tem a ver com isso? É que a profissão de professor está em segundo lugar entre aquelas que mais causam transtornos de saúde, em razão do excesso de trabalho, na atividade profissional no mundo.
A lei do piso salarial nacional dos professores determina que a hora atividade deve corresponder a 33% da carga horária do professor, direito contestado pelo governo do Estado de Santa Catarina através de ADIN (ação direta de inconstitucionalidade). Pela legislação estadual, o professor tem de cumprir 20% de sua carga horária na unidade escolar, a título de hora atividade, desde que haja o espaço e os meios adequados para isso.
Espaço adequado para o cumprimento da hora atividade na escola em uma área apropriada, pois a maioria das atividades relativas á hora atividade necessitam de concentração. A sala dos professores é um espaço usado para a troca de idéias, experiências, alimentação e relaxamento. O espaço equipado com computadores, internet e impressoras, para que o professor possa pesquisar estudar e produzir documentos, como avaliações, planejamentos e textos necessários ao seu trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A leitura do texto é bastante instigante.Vivemos num época de "caça às bruxas" e sabem quem são as bruxas?? Nós professores.Querem nos transformar em culpados por todas a mazelas da educação. Além disso, dizem que somos muitos e custamos muito aos cofres públicos...Lembro das dificuldades de implementação do Piso Nacional do Magistério, cujo texto da lei afirma que nem um professor deve receber menos do que...e assim segue a vida dos professores brasileiros.Muitos cansados, doentes, deprimidos, acometidos das mais variads síndromes.Até quando??Será que querem que sejamos também "espécies em extinção". Gostei muito do conteúdo do blog. Parabéns.
ResponderExcluirAtt,
Professora Vera.