P
rofessora universitária Cintya Rodrigues Monte fez a defesa da dissertação “Efeito Residual do Lodo de Esgoto na Cultura de Cenoura, aspectos socioeconômicos e de fertilidade”, resultado do trabalho de conclusão do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Católica. A apresentação aconteceu no anfiteatro do bloco G4, às 14h30.
A banca examinadora foi composta pela Profª Dra. Lúcia Helena de Brito, da Fundação Joaquim Nabuco, pelo coordenador dos curso de Engenharia Ambiental e Engenharia Química Prof. Dr. Valdemir Alexandre dos Santos e pela coordenadora de pesquisa da Católica e orientadora da dissertação, Profª Dra. Arminda Saconi.
“O objetivo da minha pesquisa é a utilização do esgoto na agricultura que ajuda a minimizar os impactos do lodo jogado indevidamente na poluição ambiental, nos lençóis freáticos e na disseminação de doenças; e o uso do lodo como fertilizante rico em nutriente, sendo economicamente viável. A idéia desse trabalho é provar que o lodo pode ser usado na agricultura e na recuperação de áreas degradadas pelo homem”, explicou a mestranda.
Cintya Rodrigues é aluna da quarta turma em Desenvolvimento em Processos Ambientais e primeira a defender a dissertação em apenas 12 meses. “O papel da orientadora foi fundamental para a realização das minhas pesquisas. Professora Arminda acompanhou tudo de perto. Ela é muito ética, comprometida e oferece um suporte para os alunos, além de ser muito motivadora”, afirmou, emocionada, a mestranda.
“Estou realizada. Meu papel como orientadora foi cumprido. Nós sempre tentamos fazer o melhor, e foi isso que aconteceu esta tarde. Cintya correspondeu bem, enfrentou todos os obstáculos com muito êxito. Tanto que conseguimos terminar em 12 meses. Valeu a pena, graças a todo o esforço da equipe. Foi um resultado muito positivo”, afirmou a professora Arminda.
“Foi uma grande ajuda que tivemos com esse trabalho. Agora, posso afirmar que não vai faltar verdura. Meu sonho em montar uma barraquinha orgânica está perto e eles estão me ajudando”, disse a moradora da comunidade Família Unida em Camaragibe, Maria Salete Souza.
“Essa defesa ajudou cientificamente, economicamente e socialmente. A grande contribuição desta dissertação atendeu aos objetivos da FIUC - Federação Internacional de Universidades Católicas”, afirmou a assessora da Coordenação de Pesquisa da Unicap, Leonie Asfora.Cintya recebeu a classificação: “aprovada com distinção”. Emocionada, agradeceu à Universidade Católica de Pernambuco e, em especial, à orientadora. “Graças a Deus e à Unicap, hoje consegui terminar mais uma etapa da minha vida. É muito bom sonhar e realizar”, finalizou a mestranda.
Dissertação de Mestrado aborda o efeito residual do lodo de esgotoPor Lílith Perboire
http://www.unicap.br/assecom2/boletim/2009/abril/boletim_17.04.2009.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!