À direita e a esquerda¿
Na UNB o DCE que foi eleito é mais a direita! Elege-se porque a esquerda está desunida, a fragmentação dos projetos do esquerdismo facilita a direita emergir para o poder. A confusão entre o poder e a oposição, a oposição de direita e a oposição de esquerda, a esquerda no poder e a direita como oposição.
O que é esquerda e o que é direita mesmo¿ A esquerda é o interesse dos trabalhadores, dos excluídos e dos pobres. A direita é o interesse das elites e explorar e dominar os pobres, na centralização da riqueza nas mãos de poucos.
Daí pode perguntar quais partidos no Brasil estão no perfil de esquerda e direita¿ Ou até mesmo como partido de centro, com um discurso e prática de meio de campo, aproveitando a riqueza e defendendo como pode melhorar a situação do pobre. Talvez seja essa a maneira do brasileiro de fazer socialismo.
Socialismo a moda brasileira é como pode, mantendo o Estado o controle majoritário, mas a iniciativa privada é dada o legado dos outros 49%, como é o caso da CASAN em Santa Catarina, que o PSD governa.
Se não somos em cima do murro e desejamos um Brasil mais a esquerda, a necessidade de lutar por essa vontade política, caso contrário fica só na utopia.
Priorizar ações e atitudes em defesa do patrimônio Estatal, denunciar a corrupção, criar mecanismos de protesto e indignação parece ser algo difícil, mas não é impossível.
A despolitização precisa ser contraposta com a politização com argumentos e ideias que sejam condizentes com os problemas, sem fantasias, ou criando ilusões sobre a realidade.
Alguns dizem que não tem mais esquerda, que todos são corruptos entre outras ideologias que ajuda ainda mais a manter no poder e eleger aquele que pioram cada vez mais o nosso país.
Desmascarar todos que estão à direita, as políticas privatizantes do governo federal, o PPP – Projeto Publica Privado que viabiliza as privatizações.
Será que a direita está no poder em Brasília¿ com um discurso de esquerda, e difamando a imagem da esquerda prestando o serviço à direita e um desserviço para a esquerda.
Se pelo menos pudéssemos dizer que o governo federal é social democrata, alguns avanços sociais, leis e regulamentações em temas como gênero e diversidade.
Mas ao mesmo tempo se esconde o problema da dívida estatal brasileira, frente a crises internacionais chegaremos logo a nossa própria bolha da dívida estatal em dois trilhões.
A onde está à esquerda brasileira se não está em Brasília¿ Porque não consegue mostrar força¿ Será que a esquerda brasileira é tão pequena que não consegue visibilidade para contrapor as elites nacionais¿
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!