quinta-feira, 12 de novembro de 2009
69-20 horas de Pesquisa e 20 horas em Sala de aulas
A hora atividade
A hora atividade é uma conquista dos profissionais em educação pois representa o reconhecimento do trabalho pedagógico realizado fora de sala de aula. É provável que muitas pessoas não estejam familiarizadas, ou façam questão de não estar, com estas atividades do professor.
Neste sentido, é necessário esclarecer que o professor trabalha muito mais fora de sala de aula do que durante as aulas propriamente ditas. É muito fácil entender o porquê. Cada aula que o professor ministra, não surge do nada e nem por inspiração divina, é uma atividade que necessita de preparação prévia e tem que ser específica para cada turma.
No Ensino Médio, por exemplo, um professor da rede estadual de ensino pode chegar a ter 30 turmas de 3 séries diferentes. Então, se a totalidade das matrículas possíveis computadas fossem consideradas, um professor de ensino médio pode ter 1200 alunos.
Cada um desses alunos tem que ser avaliado a 3 vezes ou mais vezes por bimestre. Assim sendo, um professor da rede estadual de ensino tem que planejar, executar e corrigir pelo menos 3600 avaliações por bimestre. A maior parte desse trabalho é realizada fora de sala de aula.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o professor trabalhe, no máximo, 20 horas em sala de aula e 20 horas a título de hora atividade. Isto é, de acordo com a OMS, o professor, no caso acima exemplificado, deveria ter no máximo 10 turmas e 400 alunos.
O que a OMS tem a ver com isso? É que a profissão de professor está em segundo lugar entre aquelas que mais causam transtornos de saúde, em razão do excesso de trabalho, na atividade profissional no mundo.
A lei do piso salarial nacional dos professores determina que a hora atividade deva corresponder a 33% da carga horária do professor, direito contestado pelo governo do Estado de Santa Catarina através de ADIN (ação direta de inconstitucionalidade).
Pela legislação estadual, o professor tem de cumprir 20% de sua carga horária na unidade escolar, a título de hora atividade, desde que haja o espaço e os meios adequados para isso.
Qual seria o espaço adequado e quais os meios necessários, hoje, para o cumprimento da hora atividade na escola?
Em primeiro lugar tem que ser uma área distinta do local de descanso e da sala de meios, pois a maioria das atividades relativas à hora atividade necessitam de concentração. A sala de descanso (sala dos professores) é um espaço usado para a troca de idéias, experiências, alimentação e relaxamento. A sala de meios tem que oferecer ao professor, computadores, internet e impressoras, para que o professor possa pesquisar, estudar e produzir documentos, como avaliações, planejamentos e textos necessários ao seu trabalho.
No entanto, na maioria das unidades escolares da rede estadual de ensino, estas condições não são oferecidas. Portanto, os diversos governos anteriores, inclusive o atual, dispensavam os professores do cumprimento da hora atividade na unidade escolar, pois sabiam que o trabalho do professor seria impossível de ser realizado sem essas atividades ( avaliações, correções e planejamentos não se fazem sozinhos por geração espontânea). Então, para variar, transferiram essa responsabilidade, de encontrar e conseguir os meios e os locais adequados, para o professor.
Logo, se as condições postas não mudaram, por que agora exigir o cumprimento da hora atividade na escola? Mais me parece a relação psicológica entre torturador e torturado, onde o torturador, mesmo sabendo que o torturado não tem nada a dizer, o tortura mesmo assim. É a tortura apenas pelo terror, com o único objetivo de suprimir qualquer tipo de reação, separar o indivíduo de sua dignidade e o fazer sucumbir a submissão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!