terça-feira, 23 de março de 2010
Globalização e Neoliberalismo
EQUIPE: Caroline Martins de Souza
Francielle da Silva Crescêncio
Letícia Zoz
Lisete Spaniol
Rosilaini Neumann
SÉRIE: 3°1
Capítulo 3
Todo mundo come no McDonald’s e é amigo do Orkut? Globalização e mundo do trabalho no século XXI.
O que é um mundo globalizado e neoliberal?
A palavra globalização tem sido frequentemente utilizada para definir a imensa interligação comercial e cultural que vem ocorrendo de forma acelerada entre os diversos países do planeta, determinada principalmente pela “terceira revolução tecnológica”: processamento, difusão e transmissão de informações e, inclusive, de bilhões de dólares em poucos segundos. A globalização iniciou em 1980, quando a tecnologia de informática associou-se à de telecomunicações.
Alguns dados estatísticos, publicados por um jornal diário brasileiro:
1°) Em 1960, os estratos mais ricos da população mundial ganhavam 30 vezes mais que os estratos pobres.
2°) O patrimônio conjunto dos 447 bilionários existentes no mundo em 1994 equivalia à renda somada da metade mais pobre da população mundial ( cerca de 2,8 bilhões de pessoas).
3°) Um terço dos habitantes desses países em desenvolvimento (1,3 bilhão de pessoas) vive com menos de US$ 1 por dia.
4°) Mais de 90% dos investimentos estrangeiros são efetuados nos EUA, Europa, Japão e oito provências da China – que, juntos, reúnem um total de 30% da população mundial.
5°) Das 100 maiores economias do mundo, 50 são mega-empresas. A General Motors, por exemplo, possui faturamento superior ao PIB (Produto Interno Bruto) de países como Turquia, Dinamarca e África do Sul.
Neoliberalismo: liberdade para destruir e desempregar
Chamamos de neoliberalismo a ideologia que serve de suporte à expansão da atual globalização capitalista, esse “novo liberalismo” é caracterizado por alguns elementos inspirados no liberalismo clássico dos séculos XVIII e XIX.
As políticas liberais começaram a ser implementadas primeiramente na Inglaterra e nos Estados Unidos, espraiando-se rapidamente para os principais países capitalistas europeus e, nas décadas seguintes para os países de terceiro mundo.
Seremos todos flexíveis, terceirizados e produtivos
Está ocorrendo uma verdadeira revolução no mundo de trabalho, com a extinção de vários carreiras profissionais, decorrentes do crescimento do trabalho de meio período, da redução dos contratos longos, da proliferação de pequenas empresas, e da substituição da mão-de-obra pelas novas tecnologias.
Outro sinal dos novos tempos do mundo do trabalho é o discurso oficial das escolas técnicas no Brasil. Os estudantes entram nessas escolas banhados de uma idéia de que fazendo qualquer curso profissionalizante, estarão prontos para se tornar “empregáveis”, pois seria a qualidade dos cursos que determinaria a possibilidade de conseguir um lugar no mercado de trabalho.
A crise econômica dos anos 1970
Foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os EUA a recessão, ao mesmo tempo em que economias de países como o Japão começaram a crescer.
O taylorismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O taylorismo foi criado na fabrica da Toyota no Japão após a segunda guerra mundial (foi no taylorismo que se encontrou uma solução para aumentar as taxas de lucros e aumentar ainda mais a exploração sobre os que vivem de salários).
A nova moda econômica: acumular capital de forma flexível
Desde o início do século XX a produção capitalista de mercadorias se estrutura em torno do taylorismo.
Em 1960 e 1970 esse modelo começou a entrar em crise, a solução veio do Japão, com um novo modelo de produção.
Entretanto, o desemprego estrutural marca o novo século no mundo do trabalho.
Enfim a moda pega e destrói futuros
Gaudência Frigotto (1998) afirma que a palavra racionalização resume o símbolo do mundo empresarial do final do século XX e início do novo milênio. Para aumentar suas taxas de lucro é necessário racionalizar a produção, o que significa:
(...) enxugar os quadros, tirar o excesso de gordura, arrumar a casa, passar o aspirador, fazer uma faxina, desoxidar, tirar o tártaro, combater a cirrose.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!