terça-feira, 9 de março de 2010
SOCIOLOGIA: Ciência e Tecnologia
E.E.B. Hercílio Deeke
Professor: Osni Walfredo Wagner
Alunos: Ana Carolina Galvão
Thainara Michelmann
Thainá Freiberger
Mara de Deus
Morgana Machado
Emerson de Souza
Gian Foss
Série: 1º 4
Disciplina: Sociologia
Blumenau, 8 de março de 2010
SOCIOLOGIA:
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho aborda questões sobre o que Sociologia tem a ver com o Ensino Médio, as escolas e com a tecnologia do mundo atual. Mostra o surgimento da Sociologia como uma disciplina escolar e como começou.
Para pensar no que fazemos sem pensar!
Como nasce um paradigma.
“Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro pôs uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o enchiam de pancadas, logo após mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
Quando o “novato” subiu as escadas, os outros rapidamente o retiraram e o bateram, e depois de algumas surras o novato não subia mais. Assim, respectivamente foram substituídos e mesmo nunca tendo tomado o jato frio, continuavam batendo naqueles que fosse às bananas. Se fosse possível pergunta o porquê, os cientistas com certeza responderiam: ‘Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...”
Assim como eles, fazemos coisas sem pensar.
O que se faz difícil entender Sociologia é também por que vivemos numa sociedade tecnológica, que exige uma utilidade prática nos conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas.
“Não perder tempo” é uma regra no mundo atual tanto quanto a Filosofia ou a política são consideradas “chatas” e “maçantes”.
Sociologia não é o estudo do homem em seu meio, nem da história da sociedade, Sociologia pode utilizar essas duas disciplinas para entender o comportamento humano em sociedade. Uma disciplina depende da outra.
O que a Sociologia tem a ver com as novas tecnologias?
Esta é uma constante pergunta que nossos estudantes de escolas técnicas fazem. O exercício dessas qualificações exige o aprendizado de alguns conteúdos bastante específicos como, por exemplo: em enfermagem, aprender os cuidados pós-operatórios de um paciente que sofreu intervenção cirúrgica.
Questão importante que justifica a Sociologia no Ensino Médio e técnico-profissionalizante é que se propõe que os estudantes não aprendam somente a “apertar parafusos, a não pensar, a não saber pensar e não ter consciência de sua cidadania”.
E o que a Sociologia tem a ver com o Ensino Médio?
Muitos estudando se questionam sobre o porquê da Sociologia no Ensino Médio.
Quando os jovens perguntam para que serve a Sociologia, ou quando afirmam que muitas disciplinas são chatas, nós precisamos compreender o que está por trás desses comentários.
Ou seja, para uma grande parte dos adolescentes, viver é divertir-se, ao contrário do que significava para gerações anteriores de jovens.
Levando à conclusão de que certas disciplinas como a História ou a Filosofia são “chatas”, a Sociologia deixa de lado a ingenuidade e os preconceitos.
Senso Comum, Sociologia e seu surgimento.
Senso comum se caracteriza por opiniões generalizantes, ou seja, julgam-se coisas e fatos de modo universal, como “todo bandido é favelado” ou “todo político é corrupto”, etc.
Já as atitudes científicas sobre interpretações de comportamento humano e as relações sociais é expressa na Sociologia.
Uma atitude científica em Sociologia é a atitude de observar os fatos e problemas sociais e pronunciar leis e tendências de que um fato ocorra por motivos tais e tais. Essas atitudes podem ser tomadas por causa do desemprego e da violência.
Ao contrário do senso comum, não devemos generalizar ao primeiro contato com um fenômeno social. É preciso investigar causa, efeito, relações entre os fatos e suas raízes históricas.
A Sociologia é nova, tem um século e se desenvolveu como disciplina acadêmica em um momento de transformações na Europa.
O que aconteceu com a Europa do século XV até o século XIX:
No período de grandes transformações econômicas, os mercados e as trocas comerciais se expandiram, os europeus entraram em contato com outros povos – Ásia, África e as Américas entre pilhagens e saques, promoveram um acúmulo de riqueza inigualável até aquela época.
A partir do século XVIII, a produção de mercadorias se expandiu, propiciando a primeira Revolução Industrial – o crescimento das cidades, uma nova classe social (cidades cresceram) dominante – a burguesia.
Os feudos medievais começaram a desaparecer e iniciou-se um processo de surgimentos dos Estados Nacionais. Em 1789 aconteceu a Revolução Francesa, que declarou os direitos dos homens, lançando as bases políticas dos direitos dos cidadãos.
Por fim um desenvolvimento das ciências e um florescimento e expansão da cultura européia que, a partir do Renascimento, transformou o homem europeu no modelo universal da razão e humanidade. Este período foi marcado também pelo Iluminismo, o Renascimento e as reformas religiosas.
A Sociologia, portanto, surgiu a partir da necessidade de que o homem europeu tinha de explicar o mundo, suas relações com os outros homens e com outras sociedades que passou a conhecer.
A Sociologia apareceu sob uma forte influência de teorias científicas, principalmente da Biologia, mas também sofreu influência das idéias Iluministas.
Basicamente tivemos três correntes de pensamento que ajudaram na sistematização do conhecimento sociológico a partir do século XIX.
• Positivismo: defendia o estudo das leis universais que garantissem a ordem e o progresso da sociedade;
• Socialismo: criticava a sociedade burguesa e capitalista, para tentar superá-la.
• Funcionalismo: tentava entender o funcionamento da sociedade, sua organização e instituições (família, trabalho, religiões, escolas, etc.).
Mais recentemente, no século XX, a Sociologia se especializou no estudo de diversas questões como: religiões, família, burocracia, diferenças entre sexos, etnias, culturas, educação...
Academicamente, a Sociologia foi se afirmando com o desenvolvimento tecnológico da sociedade capitalista, o que levou seus especialistas, no caso, os sociólogos, a preocuparem-se com o aumento da violência, com o desemprego, com as desigualdades e conflitos sociais, com os movimentos sociais, com o mercado de trabalho, etc.
Por fim, a partir deste pequeno histórico da Sociologia e das discussões que fizemos sobre a importância desta disciplina para nossa juventude, prestes a ingressar no mercado de trabalho.
CONCLUSÃO:
Concluímos que Sociologia procura entender o comportamento humano diante da sociedade e sugere que os estudantes saibam o que estão fazendo com a tecnologia atual, e é isso que faz no Ensino Médio.
Diferenciando-se do senso comum a Sociologia ignora ideias generalizantes do senso comum, debate sobre por exemplo o preconceitos. E Abrange assuntos importantes socialmente, como família, educação e cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Diferenciando-se do senso comum, Sociologia ignora ideias generalizantes do próprio senso comum, ou seja falsas verdades.
ResponderExcluirExemplo: 1- Não trabalha quem não quer.
Observando a realidade da reestruturação produtiva, automação (robótica) o desemprego é algo que é fato social.
A sociologia busca diminuir os preconceitos.
Exemplo 2 - A pessoas afro-descendentes, índios, homoafetivos e a mulher entre outr@s...
Abrange assuntos importantes socialmente, como família, educação e cultura.
Instituições da sociedade em que vivemos, estudamos esses paradigmas (problemas) como objetos as relações a partir de métodos com objetivo em compreender as relações sociais.
Exemplos de métodos: O Positivista, o Marxista, o Funcionalista e o Estruturalista.
O primeiro a Ordem e o progresso, o segundo a crítica, o terceiro o funcionamento e o quarto a estrutura.
Todos a partir das relações sociais em sociedades, grupos e pessoas.
Escrever dez (10) linhas sobre a Sociologia, ciência e Tecnologia, o que você enquanto aluno do Ensino Médio observa essa realidade em que vivemos, como foi e como poderá se transformar com o avanço tecnológico que está acontecendo em nossa sociedade, bairro cidade e país?
Nossa realidade hj mtas vezes é de desigualdade, injustiça e com isso gera mt conflitos, claro que não podemos generalizar isso, nem todos cometemos os mesmos erros mais mtas vezes ficamos quietos e fazendo sim de um erro de vários o nosso tb.O Mundo hj em dia tem mt privilégio a tecnologia faz parte de nosso dia-a-dia e mtas vezes não conseguimos ficar sem, ainda haverá mt avanço pela frente a cada dia que passa novos avanços tecnológicos surgem e o ser humano torna-se cada vez mais dependente disso.Devemos estar de uma certa forma ''preparados'' para o que vem pela frente.
ResponderExcluirJéssica e Tuane, AK
Escola:AK , Alunas: Francielle Alexandre e Michelle C. Pereira / Turma : 2º ano 4
ResponderExcluirVivemos num mundo cheio de tecnologias, que nos ajudam em muitas atividades. Mas esta ocorrendo uma verdadeira revolução no mundo do trabalho onde estão trocando a mão-de-obra por essas novas tecnologias. Por causa disso muitas pessoas estão desempregadas e futuramente esse número irá aumentar. No passado o trabalhador desempregava uma única tarefa de forma repetitiva e especializada e com o aumento da robotização e da atomação no processo produtivo vem gerando aumento no chamado desemprego estrutural, que é o desaparecimento do mercado de trabalho profissões ou funções. Em outros casos, a educação não é mais destinada a qualificação integral no mundo do trabalho. O desemprego estrutural marca o novo século no mundo do trabalho !
Hoje vivemos em uma sociedade que
ResponderExcluirdeixa de dar emprego as pessoas pelo
simples motivo de não ter um certo grau
de escolaridade e também por preconceito.
Observando a realidade da reestruturação produtiva, automação (robótica) o desemprego é algo que é fato social.
Por que o fato social?
Na minha opnião é quando enventamos algo mais importante e que vai fazer mais sucesso
do que algo comum
e acaba prejudicando pessoas
A.K Michelle Maba,Amanda Dohmen,Gisele Teles.
ResponderExcluirOiiie. Concordamos que hoje em dia a tecnologia tomou conta de nós todos e do nosso dia-a-dia. Hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia tanto na escola, no trabalho e até mesmo em hospitais.Mais nem todas as respostas estão em cima da tecnologia, bons livros podem gerar bons conhecimentos de várias areas importantes no dia de hoje.A sociologia demonstra como as pessoas tendea ter a violência, racismo e o desemprego em suas vidas, mais isso são coisas que acontecem naturalmente já fazendo parte da rotina de muitas pessoas.Achamos que o estudo poderia ser a solução mais o problema não esta somente nas pessoas mais também nas empresas que já não estão dando conta de gerar empregos suficientes para toda a população.Como ajudar não sabemos ainda mais pensar sobre esse asunto já é um grande incentivo para um mundo melhor!!! beijos :*
escola de ensino basico adolpho konder
ResponderExcluiralunos :Julio.Bruno <3 Felipe serie : 1º5
:P
sociologia tem que enteder o comportamento humano ... culturas sociais enteder sobre a familia educação ...
xD
saber como usar os recursos de hoje em dia por exemplo sem preconceitos e ignorancias heheh ;;
=P
esta é minha conclusao da conclusao :D By :julio ;**
ak-1.5
ResponderExcluirronaldo!!!
ALISON DIZ: Concordamos que hoje em dia a tecnologia tomou conta de nós todos e do nosso dia-a-dia. Hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia tanto na escola, no trabalho e até mesmo em hospitais.Mais nem todas as respostas estão em cima da tecnologia, bons livros podem gerar bons conhecimentos de várias areas importantes no dia de hoje.A sociologia demonstra como as pessoas tendea ter a violência, racismo e o desemprego em suas vidas, mais isso são coisas que acontecem naturalmente já fazendo parte da rotina de muitas pessoas.Achamos que o estudo poderia ser a solução mais o problema não esta somente nas pessoas mais também nas empresas que já não estão dando conta de gerar empregos suficientes para toda a população.Como ajudar não sabemos ainda mais pensar sobre esse asunto já é um grande incentivo para um mundo melhor!!!
ResponderExcluirhttp:\\www.sitecs.net
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Mundo hj em dia tem mt privilégio a tecnologia faz parte de nosso dia-a-dia e mtas vezes não conseguimos ficar sem, ainda haverá mt avanço pela frente a cada dia que passa novos avanços tecnológicos surgem e o ser humano.hoje em dia a tecnologia esta muito avançada,pois na antiga nao existia nada do que tem hj,como computadores,maquinas de fazer carros,maquinas de fazer de tudo mesmo.O mundo mudou exageradamento muito em relaçao a tudo!Por que o fato social?
ResponderExcluirNa minha opnião é quando enventamos algo mais importante e que vai fazer mais sucesso
do que algo comum
e acaba prejudicando pessoas
bjx
muito boa sorte, nesse nosso novo Mundo que vivemos hoje!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA.K: Jaqueline Amorim e Silmara! *-*
ResponderExcluirA sociologia não é o estudo do homem e seu meio; para isto temos a geografia. Não é o estudo da história dos homens e da sociedade; para isto temos a história propriamente dita (sintese da matéria).
Bom, nos concordamos que QUASE todo mundo acha, que só por que é um miserável, um favelado,não tem direito a uma vida digna de trabalho, é rídiculo pois estas pessoas citadas acima, se esforçam mais, querem estudar, dar um bom exemplo pra sua familia, e tals, enquanto há "ricos" e "delinguentes" que roubam, só para prejudicar outras pessoas, (pessoas de baixo nível, ou até mesmo de alto). Nós pensamos, que uma pessoa SIMPLES tem mais ÉTICA do que um RICO metido a besta! O preconceito que existem contra estas pessoas que tem vontade de ter uma vida honesta acaba sendo prejudicial a maioria dos jovens, pois isto tira a esperança de ter um futuro com igualdades sociais. Sendo assim, os jovens acabam incentivados por PESSOAS DESONESTAS á cometer o crime, preconceitos...! :[...] Não estamos querendo dizer que as pessoas de alto nível TODAS são desonestas, e não estou dizendo que TODOS os miseraveis são "bom" mais só quero deixar claro que muitos ricos não são éticos, mais tem é claros ricos éticos, ee miseraveis LADRÕES e tals, só penso que deveríamos conhecer primeiro as pessoas e depois julga-las ou não julga-las! Mais sim, SEM PRECONCEITO! BEIJOS :*
msp_matheus_seberino_pereira@hotmail.com(msn)
ResponderExcluirAk-1.5
ResponderExcluirNós entendemos,que sociologia é um debate sobre a utilidade no ensino médio...
Que os jovens sempre perguntam o que é sociologia,ou afirman que sociologia é chato...
Mais também ajuda a nos conhecermos melhor,a enfrentar nossos medos,a justificar o que somos.Sociologia é uma ciência que procura explicar as relações entre individuos...
Sociologia é uma porta aberta para o mundo...
Alunos(as):Pâmela,Lael e Alef.
quarta-feira,10 de março de 2010
ResponderExcluirE.E.B. ADOLPHO KONDER PROFESSOR OSNI WALFREDO WAGNER
ALUNO:Gustavo Henrique nicoletti 1º5
ESCOLHAS E REPERCUSSÃO SOCIAL
Toda sociedade grande e complexa tem,na verdade,as duas qualidades:é muito firme e muito elástica. em seu interior,constantemente se abre um espaço para as decisões individuais. Apresentan-se oportunidaddes que podem ser aproveitadas ou perdidas. Aparecem encruzilhadas em que as pessoas tem de fazer escolhas,e de suas escolhas,conforme sua posição social,pode depender seu destino pessoal imediato,ou o de uma família inteira,ou ainda,em certas situações,de nações inteiras ou de grupos dentro delas.pode depender de suas escolhas que a resolução completa das tensões existentes ocorra na geração atual ou somente na seguinte.
Adolpho Konder 1º05 Gian Lucas Corrente
ResponderExcluirCenário da Sociabilidade Conteporrânea
Desde crianças aprendemos que prescisamos seguir regras para viver organizadamente em sociedade.No entanto, nos ultimos tempos, as regras parecem ter-se tornado exceçoese vive-versa.
E o mau exemplo vem de quem deveria dar o bom exemplo.
A corrupção que sempre existiu nas estruturas governamentais expôs-se á luz desde o governo Collor. Ela está á nossa vista, e isso gera uma situação de libertinagem social que a psicanalista brasileira Mari Rita Kehl muito bem descreveu em um artigo, publicado em um grande jornal nacional.
Ela disse que enquanto andava em uma calçada de Copacabana, notou dois rapazes da periferia engraxando os sapatos de um turista. Ao terminar cobraram R$50 pelo serviço. o turista achou muito e deu uma nota de R$10. O engraxate olho bem para o turista e lhê arrancou uma nota de R$50. Assustado o estrangeiro resolve correr dali..
Marciane C. F.da Silva
ResponderExcluirjéssica sansão
disse:
A sociologia estuda os fenÔmenos sociais, ou seja as relações que os indivíduos estabelecem entre eles e a natureza, gerando normas de comportamento atitudes, formação de grupos e elaboração de ideias sobre os mesmos grupos.
A sociologia é um pouco complexa.
nosso dia-a-dia. Hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia tanto na escola, no trabalho e até mesmo em hospitais.Mais nem todas as respostas estão em cima da tecnologia, bons livros podem gerar bons conhecimentos de várias areas importantes no dia de hoje.A sociologia demonstra como as pessoas tendea ter a violência, racismo e o desemprego em suas vidas, mais isso são coisas que acontecem naturalmente já fazendo parte da rotina de muitas pessoas.Achamos que o estudo poderia ser a solução mais o problema não esta somente nas pessoas mais também nas empresas que já não estão dando conta de gerar empregos suficientes para toda a população.Como ajudar não sabemos ainda mais pensar sobre esse
ResponderExcluirA sociologia surgiu a partir da necessidade de explicar para o mundo suas relações com o outros e com outras sociedades. Com explicar que na Europa mesmo tendo a revolução industrial, olha a desigualdade social e econômica. Na Africa antes dos Europeus chegaram a roubar suas riquezas existia uma sociedade muito diferente com deuses e costumes diferentes.
ResponderExcluirA matéria foi muito legal, todos nós aprendemos vários conhecimentos.
Amanda, Dylan, Anne :D
luciano disse: A sociologia estuda os fenÔmenos sociais, ou seja as relações que os indivíduos estabelecem entre eles e a natureza, gerando normas de comportamento atitudes, formação de grupos e elaboração de ideias sobre os mesmos grupos.
ResponderExcluirDiferencie senso comum e Sociologia.
ResponderExcluirEstuda os fenômenos sociais ou seja as relações que os indivíduos estabelecem entre eles e a natureza, gerando normas de comportamento, atitudes,formação de grupos e elaboração de idéias sobre os mesmos grupos.
ResponderExcluirA sociologia estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
ResponderExcluirO senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano.
ResponderExcluirSui generis significa objeto de estudo.
ResponderExcluir- Estrutura social(conjunto de regras criada pelos grupos e legitimada durante varias gerações)E o estudo do funcionamento das sociedades.
senso comum descreve as crenças e preposiçoes que aparecem como normal,sem depender de uma investigaçao detalhadapara alcançar verdades mais profundas como as cientificas.
ResponderExcluirsociologia é o estudo do comportamento social das interaçoes e organisaçoes humanas que tem como objetivo principal tornar as compreençoes cotidianas da sociedade mais sistematicas e precisa-se.
Jéssica e Sarah 2ano4
AK
a diferença entre sociologia e senso comun é
ResponderExcluirque o senso comun visa o saber por meio do saber social ;e a sociologia estuda o comportamento humano.
Escola:AK , Alunas: Francielle Alexandre e Michelle C. Pereira / Turma : 2º ano 4
ResponderExcluir- A soiciologia busca compreender a sociedade humana e suas interações com o mundo. Sua leitura da realidade social incidirá sobre a análise dos comportamentos humanos tentando encontrar neles as respostas. Já o Senso comum é aquilo a que nós chamamos de o reconhecimento da realidade, quer física, quer social. Existem muitas pessoas que confundem senso comum com crenças, o que é bem diferente. Senso comum é aquilo que a gente aprende em nosso dia a dia e que não precisamos nos aprofundar para obtermos resultados. Já a sociologia é um estudo, que temos que nos empenhar e nos concentrar para poder entede-lo. *-*
Bgs pros divos Coutinho [CRVG] e pro Mithy&Léo [GFBPA]:*
O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
ResponderExcluire sociologia interessa-lhe a atividade humana, essencialmente, enquanto jogo de interacções entre atores sociais. Isto é, a sua leitura da realidade social incidirá sobre a análise dos comportamentos humanos tentando encontrar neles as determinantes sociais.
Compreender o conceito de conhecimento científico por oposição ao senso comum
ResponderExcluirO senso comum ou conhecimento vulgar, é aquilo que chamamos de reconhecimento da realidade sociologia interessa-lhe a atividade humana,isto é, a leitura da realidade social, falará sobre as análises de comportamentos humanos tentando encontrar neles os aspectos sociais.
senço comum;
ResponderExcluirÉ uma suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas.
sociologia;
formas de pensar, sentir e agir que são especificas de um grupo de pessoas.
DIFERENÇA;senço comum procura compreender o mundo e a sociologia prucura entender as ações humanas.
A.K. Daniela e Rafaela 2 ano 04..
ResponderExcluirO senso comum é a primeira compreensão do mundo.O senso comum descreve as creças e proposição que aparecem como normal,sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mas profundas como as cientificas.
Sociologia é uma das ciências humanas
que estuda as unidades que formam a sociedade,ou seja,estuda o comportamento humano...
Tem suas origens na decadencia do imperio romano.Os senhores feudais conseguiram as terras porque o rei dava-as para eles.Os camponeses cuidavao da agropecuaria dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e tambem estavam protegidos dos barbaros.
ResponderExcluirSarah e Jéssica 2ano4
AK
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEduarda, Ricardo e Tainara do primeiro 1 matutino, hercílio deeke.
ResponderExcluirO Mundo hj em dia tem mt privilégio a tecnologia faz parte de nosso dia-a-dia e mtas vezes não conseguimos ficar sem, ainda haverá mt avanço pela frente a cada dia que passa novos avanços tecnológicos surgem e o ser humano.
é pouco mais foi oq conseguimos :D
HD// Eduardo e Kelvin..... 1º 1 :D
ResponderExcluirÉ uma suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas.
sociologia
Senço comum procura compreender o mundo e a sociologia prucura entender as ações humanas.
Nome: Wellerson, Matheus, Andrey e William
ResponderExcluirHD
Senso é caracterizado por ter opiniões generalizadas e Sociologia é também a sociedade tecnologica em que vivemos esige uma utilidade prática nos conhecimentos adquiridos.
HD: Agne e Arielle!1 ano,1.euteamoprofessor <3
ResponderExcluirDiiiiiiz: oie, Tem suas origens na decadencia do imperio romano.Os senhores feudais conseguiram as terras porque o rei dava-as para eles.Os camponeses cuidavao da agropecuaria dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e tambem estavam protegidos dos barbaros.
HD - 1 ano 01 - Ivana Lúcia Morais
ResponderExcluir1- Qual a diferença de Senso Comum e Sociologia?
Senso Comum é oposto da sociologia, enquanto senso comum é caracterizado por opiniões subjetivas e generalizadas, onde todos vão na opinião da maioria, e julgamm fatos específicos como se fossem universais, senso comum são falsas certezas, sem fundadamentação científica. Sociologia é ao contrário é uma ciência que busca esplicar detalhadamente todas as coisas de maneira específica, das coisas mais básicaáté a mais complexa, de maneiraa científica e comprovada.
HD-Jonata Fernando Stole
ResponderExcluirR1: A sociologia procura entender as pessoas e sugere que os estudandes saibam oq estão fazendo com a tecnologia.A sociologia ignora as ideias do senso comum.
HD-Luana de M. Pradella 1 ANO 1
ResponderExcluirR.1-SENSO COMUM-CARACTERIZA POR OPINIAO SUBJETIVAS,GENERALIZANTES.OU SEJA,JULGAM-SE COISAS OU FATOS ESPECIFICOS COMO SE FOSSE COISA OU FATOS UNIVERSAIS.
SOCIOLOGIA-É UMA ATITUDE APARTIR DA CONSTATACAO DE UM PROBLEMA SOCIAL,OBSERVA OS FATOS E REALIDADE DOS INDIVIDUOS E GRUPO.
HD - Fernando e Bryan.1º1
ResponderExcluirR.1-
DIFERENÇA;senço comum procura compreender o mundo e a sociologia prucura entender as ações humanas.
HD- Daiana Cristina 3 05
ResponderExcluirsenso comum explica melhor o mundo, religião...
sociologia é o estudo do ser humano, seus atos, a sociedade em si, pelo fato de ela ser formada por seres humanos :D
Crislei-H.D.
ResponderExcluirsenso comum: mais conhecido como crenças,opiniões...
sociologia:Estudo da sociedade com objetos de estudo as relações sociais e as instituições: família, religião, escola, estado.
HD: Nancy-3 05
ResponderExcluirSenso comum explica: como o mundo éh...explica a religião
Sociologia explica: o ser humano, suas atitudes, suas idéias, seus princípios, seus direitos e etc.... xD
HD ANDREIA TONELLO DA MAIA 3º5 O SENSO COMUM SE CARACTERIZA POR OPINIOES ALHEIAS SUBJETIVAS,OU SEJ AJULGAM-SE COISAS OU FATOS COMO SE FOSEM VERDADEIROS.
ResponderExcluirPra mim sociologia não é uma mátéria chata. Eu acho que na verdade assim como a filosofia é uma das poucas matérias que nos deixa e faz pensar um pouco na realidade,é porisso que nós estudantes só temos uma aula por semana dessas máterias, pois, hoje não temos direito de pensar e expressar nossas idéias. portanto pense porque temos mas aulas de português e matemáticas. a resposta é simples,porque, o que querem que nóis saibamos é apenas ler e fazer conta.Pois sendo assim "eles" podem nós dominar completamente. pois nos tornamos pessoas incapazes de pensar livremente.
ResponderExcluir