quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
89-Defesa Civil?
Defesa Civil (estar preparados permanentemente para o pior repassando a comunidade e a quem se interessar saber sobre o Curso de Defesa Civil
A Estrutura da Defesa Civil
Você conhece algum órgão de Defesa Civil no seu bairro, cidade ou estado?
Como ele atua?
Já tomou conhecimento de algum ação da Defesa Civil na sua região?
Qual?
O que se pode observar é um improviso nas ações, o menosprezo a informações existentes ao ponto de cada governo jogar fora as informações sobre os eventos ocorridos nos anos de 1983, sugerindo que nunca tinha acontecido daquela magnitude às chuvas no Vale do Itajaí, podemos dizer que essa desinformação não contribui para prevenção, educação e a segurança dos habitantes das cidades.
É fato que no ano de 1983 no mês de julho teve um evento semelhante ao de 2008, e poderemos na história do Vale do Itajaí encontrar fatos e eventos.
Mas neste sentido o grave é que o numero de atingidos e as ocorrências são em grande quantidade e gravidade por vários eventos simultâneos, acompanhados por ações humanas no território.
A ocupação do território historicamente, na extração da madeira, atividade agrícola e mais recente com a industrialização, a urbanização.
A partir dos anos de 1983 o Vale do Itajaí passa a ser ocupado com maior intensidade e ao mesmo tempo em que essas áreas inadequadas, essas ocupações estão fragilizadas com uma mata secundária repovoando a floresta que nos anos de 1950 fora devastadas (Mata atlântica).
Neste período pos 1950 foram plantadas mais de 80 mil eucaliptos e pinus, o que se tem registro de doações de mudas por parte do poder público.
O que implica plantar essas árvores exóticas com raízes de 30 metros em solo sedimentar com no máximo de 18 metros de profundidade, consequências são os deslizamento e queda de árvores com a força do vento.
O que levou as pessoas a habitarem essas áreas impróprias¿ Por que faltam projetos habitacionais e como mudar a visão de ocupação na floresta atlântica¿ O desafio é construir habitações ecologicamente corretas e a verticalização, transportes coletivos são caminhos que diminuem o impacto a floresta.
Tenho que reconhecer o meu desconhecimento sobre Defesa Civil, um bom motivo para aprender neste curso sobre a área.
Se preparar para ação cidadã em defesa Civil é algo que temos obrigação, é algo que aprendi com o modulo 1.
Logo após os eventos o é comum e normal é criar um ar de solidariedade, o utilitarismo e a racionalidade mercantil retornam e se esvazia a paradigmas individuais.
Ao ponto em aumentar a discriminação pelo local de abrigo como se fosse doença, a demandada dos alunos do educandário que foi local de abrigo chega a 40% de pessoas tranquilamente de 2600 para 1300 educando saíram do seu próprio bairro para estudar em outros locais.
No caso de Blumenau e Vale do Itajaí não foram só os locais de habitações estratégicas de trabalhadores da produção que foram afetados por tal eventos.
É preferível errar em um curso que na realidade de um evento, no meu caso como Professor do ensino Médio tenho a oportunidade em repassar para pelo menos cerca de 1000 pessoas e indiretamente para a localidade do Bairro cerca de 20 mil habitantes e na cidade 300 mil habitantes.
Os nossos debates podem ser elaborações de ações em cada comunidade, cada um em sua cidade e ou bairro, estados e regiões teremos certamente uma Defesa Civil atuante e com soluções e ações.
Pensar essa realidade de maneira abragente é o desafio em manter atividades permanentes em cada estrutura desde o NUDEC, COMDEC, CORDEC, SEDEC e CONDEC.
Manter política pública permanentes no sentido pleno de “Políticas de Estado” contribuirá para garantia de acertar mais do que errar em programas paliativos e remendos de improvisos e planificações na mídia como se estivesse fazendo muito.
Realização de licitações e concursos públicos para cargos permanentes de Defesa Civil, saindo do voluntarismo e empreguismo de apadrinhamento ‘político’.
Lutar pela organização da sociedade civil em fazer o controle social necessário para que a Defesa Civil se torne um Sistema eficiente é um dever e direito de todos.
Você também pode participar deste debate postando nesta neste blogger
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sabino e Severina recebem novo lar neste sábado
ResponderExcluirhttp://www.blumenopolis.com.br/archives/7934