quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
107-Educação Ambiental
Região Sul
Susana Inês Molon1
Caroline da Silva Ança2
Dayse Melo da Silva3
Felipe Alonso dos Santos4
Janaína Amorim Noguez5
Jussara Botelho Franco6
Sabrina das Neves Barreto7
Na região Sul, a escolha dos municípios atendeu aos seguintes critérios:
inicialmente pautou-se nos pré-requisitos definidos no projeto básico
O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental, que
apontavam como critério a escolha de dois estados por região. Um,
onde se localiza a sede da universidade parceira – Fundação Universidade Federal
do Rio Grande (Furg) – no caso, o Rio Grande do Sul. O outro, pelo reconhecimento
de implementações de Políticas Públicas de Gestão em Educação Ambiental,
que é o caso do estado de Santa Catarina. Tais requisitos foram adotados na
pesquisa desenvolvida na região Sul.
Em cada estado, a escolha dos municípios contemplou as capitais, como critério
pré-definido. No Rio Grande do Sul, dois municípios foram escolhidos devido a sua
colocação no Índice de Desenvolvimento em Educação Ambiental (IDEA) e o quarto
1 Professora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
2 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
3 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
4 Pesquisador da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
5 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
6 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
7 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
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escolhido foi a cidade do Rio Grande, por ser a sede da Furg. Em Santa Catarina, a
escolha deveu-se ao melhor índice no IDEA para as três cidades, além da capital.
A seleção dos municípios com os maiores índices do IDEA, excetuando as
capitais dos estados e a cidade sede da universidade parceira, atendeu a um outro
critério, qual seja, que o município possuísse, no mínimo, dez escolas com as seguintes
características: duas escolas rurais, três escolas estaduais, três municipais e duas
particulares, sendo uma católica e uma laica.
Seguindo essa orientação metodológica, houve necessidade de escolher cidades
com números que se aproximassem dos maiores índices do IDEA para chegar
aos municípios com essa quantidade de escolas, já que os índices mais elevados não
disponibilizam o número de escolas previstas.
Portanto, o critério básico utilizado para a escolha dos municípios ficou subordinado
ao maior índice apresentado no IDEA que contemplasse a quantidade
de escolas e as especificidades indicadas.
Dessa forma, não foram estabelecidos outros critérios para o desenvolvimento
da pesquisa, porém torna-se relevante destacar alguns aspectos dos municípios.
Do ponto de vista da gestão ambiental pública, as cidades da região Sul podem ser
assim caracterizadas brevemente:
O município do Rio Grande pertence à Planície Costeira Sul. Possui Estação
Ecológica do Taim e Área de Proteção Ambiental da Lagoa Verde, as quais fazem
parte de Unidades de Conservação.
O município de Canela pertence à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Encontra-se nele a Floresta Nacional de Canela (unidade de conservação
de uso sustentável).
Novo Hamburgo localiza-se na região hidrográfica do Guaíba, pertencendo
à sub-bacia do Rio dos Sinos.
Porto Alegre faz parte de bacia hidrográfica do Lago Guaíba. Além disso,
possui o Parque Estadual de Itapuã e o Parque Estadual do Delta do Jacuí,
dentre outros.
O município de Florianópolis possui Agenda 21, que trata de uma
agenda de ações a serem implementadas para enfrentar adequadamente os
grandes desafios do Século 21, conciliando conflitos entre proteção ambiental,
desenvolvimento econômico e justiça social. Além disso, possui Unidades de
Conservação, dentre elas: Estação Ecológica dos Carijós; Reserva Biológica
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Marinha do Arvoredo; Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; Parque Municipal
da Lagoa do Peri e outras.
Jaraguá do Sul possui Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Itapocu.
Assim como o município de Florianópolis, Joinville, possui Agenda 21. Dentre
as Unidades de Conservação, cita-se: a Área de Proteção Ambiental Serra Dona
Francisca, a Estação Ecológica do Bracinho e o Parque Municipal Ilha do Morro
do Amaral.
Itajaí possui o Parque Nacional da Serra do Itajaí, pertencente à reserva de
biomas da Mata Atlântica e Agenda 21 do Vale do Itajaí e Biguaçu (SC). Possui
também Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Itajaí.
Análise Quantitativa
Respondente do questionário
Neste item, pretende-se salientar algumas características do entrevistado,
no que diz respeito à função desempenhada na escola, ao grau de escolaridade
e à área de conhecimento da formação inicial e continuada, quando
for o caso.
A pesquisa realizada na região Sul apresentou significativa participação dos
diretores de escolas e membros ligados à direção. Assim, a predominância desse
grupo de respondentes foi de 93% nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os questionários foram respondidos pelos diretores (53%), pelos coordenadores
pedagógicos (23%) e pelos vice-diretores (18%).
Com menor evidência, aparece a figura do professor (8%). Esses professores,
em sua maioria, lecionam as matérias de Ciências Naturais, de Língua Portuguesa
e de Educação Artística, além de estarem envolvidos em outras disciplinas vistas
como alternativas, pois são incluídas na grade curricular pela própria escola ou por
orientação das secretarias de Educação (estaduais ou municipais).
Em relação ao grau de escolaridade dos participantes, constata-se, com preocupação,
que ainda existem profissionais atuando sem formação superior (8%). Essa
preocupação torna-se mais grave quando se verifica que, a grande maioria desses
respondentes, está vinculada à direção das escolas. No entanto, pôde-se observar, nas
entrevistas, que esses profissionais estão buscando a conclusão da graduação, a fim
de adequarem-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
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No que se refere à área de conhecimento da formação dos participantes, os
graduados (33%) são principalmente da área de Ciências Humanas (62%).
Um dado que merece destaque é a formação continuada em nível de pós-graduação.
Na região Sul, encontra-se um número significativo de especialistas (51%),
mestres (9%) e um doutor em Ciências Biológicas; e a área das Ciências Humanas
predomina também na pós-graduação, tanto nos cursos de especialização (73%)
quanto nos cursos de mestrado (71%).
Educação Ambiental nas escolas pesquisadas
A presente pesquisa, neste item, possibilita uma compreensão panorâmica
sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas, considerando o tempo
em que se desenvolve e sua motivação inicial, bem como as modalidades que
estão sendo realizadas e as temáticas priorizadas, além de evidenciar os fatores que
contribuem para a sua inserção e as dificuldades enfrentadas na sua trajetória no
contexto educacional.
A tabela abaixo apresenta um cruzamento de dados entre o tempo em que
a escola desenvolve Educação Ambiental e a sua motivação inicial para trabalhar
com essa temática.
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