terça-feira, 15 de junho de 2010
Clássicos da sociologia:
Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; o primeiro é do século XVIII, e os outros dois são do final do século XIX e inicio do século XX.
Karl Marx (1818 – 1883)
Nasceu na cidade de Treves, na Alemanha. Em 1836, matriculou-se na universidade de Berlim, doutorou-se em filosofia, em Lena. Foi redator de uma gazeta liberal em Colônia. Mudou-se em 1842 para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de ideias.
Marx é expulso da França em 845, foi para Bruxelas, onde participou da recém-fundada Liga dos Comunistas. Em 1848 escreveu com Engels O manifesto do Partido Comunista, obra Fundadora do ‘marxismo’ como movimento político e social a favor do proletariado.
Meio as revoluções sociais de 1848, Marx mudou-se para Londres, onde se dedicou a um grandioso estudo crítico da economia política. Foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional. Intensa vida política e intelectual. Suas principais obras foram: A ideologia alemã, Miséria da filosofia, Para a crítica da economia política, A luta de classes em França, O capital (primeiro volume, o segundo e terceiro foram obras póstumas organizadas por Engels, com base nas anotações deixadas por Marx).
Classe Social
Os capítulos do livro O capital, A acumulação primitiva e o modo de produção capitalista são importantes analise sobre o capitalismo, A acumulação primitiva (piratas, escravidão e colonialismos) são alguns pontos de compreensão de enriquecer de maneira primitiva, a exploração da mão de obra assalariada é a mais clássica do capitalismo.
O dono do capital investe na produção e os que vendem sua mão-de-obra recebem salário por essa transação de mercado. O dono do capital fica com a parte maior do resultado da produção e o proletário com a parte menor (Costa, 111, 2005).
Émile Durkheim (1858 – 1917)
Nasceu em Epinal, na Alsácia, descendente de uma família de rabinos. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Lecionou sociologia em Bruxelas, primeira cátedra dessa ciência criada na França. Transferiu-se em 1902 para Sorbonne, para onde levou inúmeros cientistas, entre eles seu sobrinho Marcel Mauss, reunindo-os num grupo que ficou conhecido como escola sociológica francesa. Suas principais obras foram: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, Sociologia e filosofia e Lições de sociologia (obra póstuma), (Costa, p. 82, 2005).
A objetividade do fato social
Aprender a realidade dos fatos, sem influencias de prenoções, valores e sentimentos pessoais em relação ao objeto de estudo. Essa técnica observa como ‘coisa’ com características ‘exteriores aos indivíduos’, o fato social exerce ‘coerção’ outra característica é a ‘generalidade’.
Max Weber (1864 – 1920)
Nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha), numa família burgueses liberais. Desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e sociologia. Foi professor em Berlim e , em 1895, na Universidade de Heidelberg. Seus contatos Simmel Sombart, Tönnies e Georg Luckács.
Na política, defendeu ardosamente seus pontos de vista liberais e parlamentaristas, participou da comissão redatora da constituição da República de Weimar.
(Costa, p. 97, 2005)
A ação social: uma ação com sentido
Seu objeto, de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passou a ter, como individuo, na teoria weberiana, significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
Tipo ideal
O conceito, ou tipo ideal, é previamente construído e testado, depois aplicado a diferentes situações em que o fenômeno possa ter ocorrido.
Exemplo: capitalismo, feudalismo.
(Costa, p. 100, 2005)
Atividade de avaliação:
1- Relacione os métodos e técnicas com os conceitos dos autores Marx, Weber e Durkheim.
2- Como podemos aplicar as teóricas sociológicas em estudos sociológicos¿
3- Qual o sentido, crítica e fato que podemos observar na realidade do século XXI¿
Referência Bibliográfica:
COSTA, Maria Cristina Castilho Sociologia: introdução à ciência da sociedade Cristina Costa 3ª Ed. Ver. Ampl. São Paulo Moderna, 2005.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1.Para o filósofo francês Émile Durkheim, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos.
ResponderExcluirPara o sociólogo alemão Max Weber a análise deve concentrar-se nos atores e em suas ações; a sociedade não é algo exterior e superior aos indivíduos, como para Durkheim. Para ele é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
Diferentemente de Durkheim e Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam.
2.A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo. Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade.
A.K
sarah lays,jessica sebold 2ano4
1- Pelo que vimos todos usam o método de manifesto
ResponderExcluir2- Estudando seus conceitos sociológicos
3- não se para mais pra pensar muito na sociologia.
as respostas estão sem sentido,e as criticas, não estão mais de acordo com o que se deve ser baseado,a sociedade nao sabe mais o que fala,não é mais estudado o que se diz .
1- Bom, Weber e Durkheim são do século XVIII e Marx do final do século XIX. Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
ResponderExcluir2- Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor. É de teorias assim que precisamos para melhorar a nossa vida !
3- O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
E.E.B. Adolpho Konder
Michelle C. Pereira
Francielle Alexandre
Daniel T. Gonçalves
Turma : 2 ano 4.
1= Durkheim : Aprender a realidade dos fatos, sem influencias de prenoções, valores e sentimentos pessoais em relação ao objeto de estudo. Essa técnica observa como ‘coisa’ com características ‘exteriores aos indivíduos’, o fato social exerce ‘coerção’ outra.característica é a ‘generalidade;
ResponderExcluir. Max Weber: Tipo ideal O conceito, ou tipo ideal, é previamente construído e testado, depois aplicado a diferentes situações em que o fenômeno possa ter ocorrido
Durkheim : Ele queria aprender a realidade dos fatos, sem influencias valores e sentimentos pessoais em relação ao objeto de estudo.
Já Max Weber : Ele preferia construir,testar para depois aplicar em diferentes situações.
2 = ;O
3 = Hoje em dia ninguém da mais valor ao sentido da sociologia,tudo o que é falado ou repassado sobre a sociologia entra em um debate entre pessoas que tem muitas criticas sobre o assunto falado . ( SOCIOLOGIA )' O fato é que as pessoas não se importam mais com o que é dito.Só sabem criticar,mais aprender sobre o que a sociologia ninguém mostra interesse. *----*
Nomes : Gisele Teles / Amanda Dohmen . (:
2º ano 4 Bjim :**
matheus S Pereira e Jonathan Kratz...A.K.1=Para o filósofo francês Émile Durkheim, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos.
ResponderExcluirmatheus e jonathan kratz 1/5 A.K 2Nós Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor.
ResponderExcluirmatheus S. pereira e jonathan kratz A.K. 1/5 3=As respostas estão sem sentido,e as criticas, não estão mais de acordo com o que se deve ser baseado,a sociedade nao sabe mais o que fala,não é mais estudado o que se diz
ResponderExcluirluciano e Alison;1.5
ResponderExcluir1- Bom, Weber e Durkheim são do século XVIII e Marx do final do século XIX. Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
2- Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor. É de teorias assim que precisamos para melhorar a nossa vida !
3- O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
..............WAIMERRR!!!!!!!!!!!!!!!.................TE PEGUEI..............
ResponderExcluirNoome: Dylan bertoli , Lucas leite .
ResponderExcluirserie:1ª5
1ª: fazer a realidade dos fatos, sem influencias de prenoções, valores e sentimentos pessoais em relação
dos objetos.
2ª Tentar aplicar as teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para todos.
3ªrespostas estão sem sentido,e as criticas, não estão mais de acordo com o que se deve ser baseado,até na sociedade
Wesley e Felipe:
ResponderExcluir1)R:
Pondo-se de lado alguns trabalhos precursores, como os de Maquiavel (1469-1527) e Montesquieu (1689-1755), o estudo científico dos fatos humanos somente começou a se constituir em meados do século XIX. Nessa época, assistia-se ao triunfo dos métodos das ciências naturais, concretizadas nas radicais transformações da vida material do homem; operadas pela Revolução Industrial.
2)R:A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano
3)R:O sentido critica ali quer dizer as criticas sibre a sociedade de hoje em dia que está muito diferente do que nos passado!!E fato são os acontecimentos mais reais,que foram provados.;)
evelyn e eleudivania;1.5
ResponderExcluir1- Bom, Weber e Durkheim são do século XVIII e Marx do final do século XIX. Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
2- Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor. É de teorias assim que precisamos para melhorar a nossa vida !
3- O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
Marco Aurélio Rodrigues/ Amanda Kugik Varela
ResponderExcluirPara o filósofo Émile Durkheim, na vida em sociedade o homen encontra dificuldades com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos.
1- Bom, Weber e Durkheim são do século XVIII e Marx do final do século XIX. Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
ResponderExcluirmarco / amanda
ResponderExcluirPodemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor. É de teorias assim que precisamos para melhorar a nossa vida!
Anne / Isaias
ResponderExcluir1-Sociológia,o fato é que as pessoas não se importam mais com o que é dito.Só sabem criticar,mais aprender sobre o que a sociologia ninguém mostra interesse.Nem se apresenta uma atitude desssa
Foi o Neni que disse.......
2-Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.
3-O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático.
marco / amanda 3- O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
ResponderExcluirGian Lucas Corrente e Gustavo Henrique Nicoletti
ResponderExcluir1º 05 A.K
1 - PARA O FILÓSOFO FRANCÊS ÉMILE DURKHEIM O HOMEN PASSA A TER SIGNIFICADO NA TEORIA WEBERIANA,KARL MARX SE DEDICOU A UM GRANDIOSO ESTUDO CRÍTICO DA ECONOMIA POLÍTICA. FOI UM DOS FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO OPERÁRIOS OU PRIMEIRA INTERNACIONAL, DURKHEIM BUSCOU APRENDER A REALIDADE DOS FATOS, SEM INFLUENCIAS DE PRENOÇÕES, VALORES E SENTIMENTOS PESSOAIS EM RELAÇÃO AO OBJETO DE ESTUDO
2 - NA PRÁTICA
3 - QUE VARIOS HOMENS TRABALHAM PARA UM, GANHANDO MENOS DA METADE DE TODO O FATURAMENTO DA EMPRESA
1-durkhein:Aprender os fatos de um modo conjunto em sociedade
ResponderExcluirMax Weber: Conceito ou tipo ideal e previamente constituido e testado, testar para depois aplicar em diferentes situações.
2-Para melhorar o cotidiano e para ver as reais possibilidades na sociedade
3-O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada para pensar na sociologia baseado na sociedade
Nomes: Eduardo da cunha e Peterson
Série:1.5
julia e jaqueline 1- 1.Para o filósofo francês Émile Durkheim, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos.
ResponderExcluirPara o sociólogo alemão Max Weber a análise deve concentrar-se nos atores e em suas ações; a sociedade não é algo exterior e superior aos indivíduos, como para Durkheim. Para ele é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
Diferentemente de Durkheim e Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam.
2.A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo. Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade.3- O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
jessica e marciane disse:1-durkhein queria aprender a realidade dos fatos, sem influências,valores e sentimentos pessoais ao objeto de estudo.max weber preferia construir ,testar para aplicar diferentes situações.
ResponderExcluir2-podemos aplicar as teorias em estudos sociólogos para melhorar o cotidiano e para ver suas reais possibilidades na sociedade
3-Não se para mais para pensar muito na sociologia as respostas estão sem sentido eas críticas não estão mais de acordo com o que deve ser.
André Gustavo Luciano - Hercílio Deeke - 3º ano 01
ResponderExcluir1-durkhein queria aprender a realidade dos fatos, sem influências,valores e sentimentos pessoais ao objeto de estudo.max weber preferia construir ,testar para aplicar diferentes situações.
2.A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo. Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade.
3-O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada para pensar na sociologia baseado na sociedade.
Bruna (:
ResponderExcluir1-, Weber e Durkheim são do século XVIII e Marx do final do século XIX. Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
2-Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor. É de teorias assim que precisamos para melhorar a nossa vida !
3- só basea a sociologia na sociedade !
Hercilio Deeke
3º1
Bruna Reis (:
Jenifer Cristine da Silva 3º1 E.E.B. Hercilio Deeke
ResponderExcluir1-PARA O FILÓSOFO FRANCÊS ÉMILE DURKHEIM O HOMEN PASSA A TER SIGNIFICADO NA TEORIA WEBERIANA,KARL MARX SE DEDICOU A UM GRANDIOSO ESTUDO CRÍTICO DA ECONOMIA POLÍTICA. FOI UM DOS FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO OPERÁRIOS OU PRIMEIRA INTERNACIONAL, DURKHEIM BUSCOU APRENDER A REALIDADE DOS FATOS, SEM INFLUENCIAS DE PRENOÇÕES, VALORES E SENTIMENTOS PESSOAIS EM RELAÇÃO AO OBJETO DE ESTUDO
2-Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.
3-O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
Rodrigo Vieira
ResponderExcluirHercilio Deeke
3°1
1 - durkhein queria aprender a realidade dos fatos, sem influências,valores e sentimentos pessoais ao objeto de estudo.max weber preferia construir ,testar para aplicar diferentes situações.
Leticia Zonta, Série: 3 ano 1.
ResponderExcluirE.E.B Hercilio Deeke
1- Para o filósofo francês Émile Durkheim, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos.
Para o sociólogo alemão Max Weber a análise deve concentrar-se nos atores e em suas ações; a sociedade não é algo exterior e superior aos indivíduos, como para Durkheim. Para ele é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
Diferentemente de Durkheim e Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam.
2-A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo. Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade.
3- O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
TAYNARA WRUCK HERCÍLIO DEEKE
ResponderExcluir3 ANO 01
1-fala sobre a realidade dos fato.....
o filósofo queria aprender a realidade dos fatos
2-Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade
3- Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLetícia Zoz - 3º1
ResponderExcluirEEB. Hercílio Deeke
01- Bom, Weber e Durkheim são do século XVIII e Marx do final do século XIX. Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
02- A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano
03- Hoje em dia ninguém da mais valor ao sentido da sociologia,tudo o que é falado ou repassado sobre a sociologia entra em um debate entre pessoas que tem muitas criticas sobre o assunto falado . ( SOCIOLOGIA )' O fato é que as pessoas não se importam mais com o que é dito.Só sabem criticar,mais aprender sobre o que a sociologia ninguém mostra interesse.
Ana Pabla 3°1 E.E.B. Hercilio Deeke
ResponderExcluir1-durkhein:Aprender os fatos junto com a sociedade
Max Weber:se testa antes de apsentido licar em deferentes situoções
2-para melhorar a sociedade tem que ver as reais realidades.
3-O sentidoé uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada para pensar na sociologia baseado na sociedade
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPaulo Henrique Xavier
ResponderExcluir3º1 Hercílio Deeke
1ª. Durkheim : Procurava observar a realidade dos fatos, sem influencias de prenoções, valores e sentimentos pessoais em relação ao objeto de estudo. Essa técnica observa como ‘coisa’ com características ‘exteriores aos indivíduos’, o fato social exerce ‘coerção’ outra.característica é a ‘generalidade
Karl Marx : Analisava as classes sociais de cada região, e usava isso como seu objeto de estudo, ele tambem usava suas criticas para causar algum impacto na sociedade.
Weber : . Max Weber: Tipo ideal O conceito, ou tipo ideal, é previamente construído e testado, depois aplicado a diferentes situações em que o fenômeno possa ter ocorrido
2ª Tentar aplicar as teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para todos.
3-O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático.
O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
ResponderExcluirHercílo Deeke 3º1
ResponderExcluirJoão Marcos Pacheco Campos
1ª: O objeto de estudo de Karl Marx é o fator social, ou seja, entender os movimentos da sociedade em relação ao meio em que vive e a importância que cada pessoa tem em seu meio ambiente.
O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada ator dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais como dizia Durkheim.
Durkheim acreditava que a função da sociologia seria garantir a ordem social, através do estabelecimento de uma nova moral (a moral científica).
2ª Geralmente, é impossível seguir fielmente uma linha de raciocínio e aplicar 100% a real idéia das teorias sociológicas em estudo, mas pode-se aproveitar apenas o nescessário de forma que mude a nossa realidade para no mínimo, algo melhor
3ª O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada para pensar na sociologia baseado na sociedade
Rodrigo Vieira
ResponderExcluirHercílio Deeke
3°1
2-Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.
O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
ResponderExcluirpaola wotmeyer 3 ano1
Rodrigo Vieira
ResponderExcluirHercilio Deeke
3° 1
3° O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada para pensar na sociologia baseado na sociedade
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRosilaini 3º1 E.E.B.Hercílio Deeke
ResponderExcluir1) Para o sociólogo alemão Max Weber a análise deve concentrar-se nos atores e em suas ações; a sociedade não é algo exterior e superior aos indivíduos, como para Durkheim. Para ele é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
Diferentemente de Durkheim e Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam.
2)-Para melhorar o cotidiano e para ver as reais possibilidades na sociedade
Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais.Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade
3)O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos.
O sentido critica ali quer dizer as criticas sbre a sociedade de hoje em dia que está muito diferente do que nos passado!!E fato são os acontecimentos mais reais,que foram provados.
Marilia Machado Soares
ResponderExcluirHercílio Deeke
3 ano 1
1- Weber, Durkheim e Marx Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
2- Tentar aplicar as teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para todos.
3-O sentido é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre a rasão da ação a ação e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático.
1-Um dos conceitos chaves da obra e da teoria sociológica de Weber é a ação. A ação é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva e a ação social, característica por ser uma ação que possui um sentido visado e é determinado pelo comportamento alheio. A análise da teoria weberiana como ciência tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação (que são sociais):
ResponderExcluirA ação racional com relação a um objetivo
A ação racional com relação a um valor
A ação afetiva é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito
A ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças
A teoria marxista é, substancialmente, uma crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma crítica que não se limita a teoria em si. Marx, aliás, se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa.
Durkheim:Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada , em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.
2-Para vivermos um cotidiano cada vez melhor, e para vermos a realidade das nossas possibilidades.
3-O verdadeiro sentido é pensarmos em uma conduto melhor,e usar de métodos sociológicos para uma sociedade melhor!
Alunas: Aline Martins da Silva
Fabiane Ochner
Roberta Ignacio
Série:3°1
HD
Rosane Bueno De Souza. 3º1 Hercílio Deeke.
ResponderExcluir1-PARA O FILÓSOFO FRANCÊS ÉMILE DURKHEIM O HOMEN PASSA A TER SIGNIFICADO NA TEORIA WEBERIANA,KARL MARX SE DEDICOU A UM GRANDIOSO ESTUDO CRÍTICO DA ECONOMIA POLÍTICA. FOI UM DOS FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO OPERÁRIOS OU PRIMEIRA INTERNACIONAL, DURKHEIM BUSCOU APRENDER A REALIDADE DOS FATOS, SEM INFLUENCIAS DE PRENOÇÕES, VALORES E SENTIMENTOS PESSOAIS EM RELAÇÃO AO OBJETO DE ESTUDO
2)R:A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano
3 = Hoje em dia ninguém da mais valor ao sentido da sociologia,tudo o que é falado ou repassado sobre a sociologia entra em um debate entre pessoas que tem muitas criticas sobre o assunto falado . ( SOCIOLOGIA )' O fato é que as pessoas não se importam mais com o que é dito.Só sabem criticar,mais aprender sobre o que a sociologia ninguém mostra interesse. *----*
Anahi Aparecida Machado Chemeres
ResponderExcluirE.E.B Hercilio Deeke
03n ano 01
1- Bom, Weber e Durkheim são do século XVIII e Marx do final do século XIX. Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
2- Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor. É de teorias assim que precisamos para melhorar a nossa vida !
3- O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
22 de junho de 2010
Sarah Ellen Vogelbacher
ResponderExcluirHercilio Deeke - 3º ano 1
1 Mark - Classe social - Critica
Weber - Ação social - sentido
Durkheim - Fato social - Generalidade
1º durkhein queria aprender a realidade dos fatos, sem influências,valores e sentimentos pessoais ao objeto de estudo.max weber preferia construir ,testar para aplicar diferentes situações.
2º Para melhorar o cotidiano e para ver as reais possibilidades na sociedade
3º O sentido para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim o homem passa a ter significado e especificidade. É o agente social que dá sentido a sua ação: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita e seus defeitos. Mas em pleno século XXI, o homem não mudou muita coisa de como era antigamente, o que mudou hoje em dia foi a tecnologia que se tornou mais simples e mais prático. O fato que vemos nos dias de hoje é que ficou muito mais fácil de se viver, tendo mais conforto e mais praticidade, mas em compensação vivemos num mundo mais violento, com muita marginalidade e pessoas cada vez mais pobres.
Michelle Chequeto - 3º 1 - HD
ResponderExcluir1-Weber: gostava de construir, testar, analisar, para aplicações em diferentes situações.
Durkheim: preferia aprender os fatos de um modo em geral,num conjunto em sociedade. Todos tinham as mesmas teorias melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social (tipo ideal).
2- Para melhorar o cotidiano e para ver as reais possibilidades na sociedade.
3- Para o século em que vivemos é uma conduta humana dotada de uma justificativa elaborada para pensar na sociologia baseado na sociedade
caroline martins de souza 3°1
ResponderExcluir1-Weber, Durkheim e Marx Suas teorias eram : Melhorar a classe social, a objetividade do fato social e a ação social ( tipo ideal ). Eles tinham entre si a mesma vontade de melhorar a sociedade com seus aspectos físicos e mentais, socioeconômico em busca de direitos e deveres pelo saber. Alguns se envolviam na política em busca da evolução social.
2-Podemos Aplicar as Teorias em estudos sociológicos para melhorar o cotidiano e para ver as suas reais possibilidades na sociedade. Cada teoria pode ser aplicada se tiver um fundamento bom e trazer facilidades para o cotidiano. As teorias de Marx, Weber e Durkheim são boas e tem uma boa proposta para um futuro promissor. É de teorias assim que precisamos para melhorar a nossa vida !
3-Hoje em dia ninguém da mais valor ao sentido da sociologia,tudo o que é falado ou repassado sobre a sociologia entra em um debate entre pessoas que tem muitas criticas sobre o assunto falado . ( SOCIOLOGIA )' O fato é que as pessoas não se importam mais com o que é dito.Só sabem criticar,mais aprender sobre o que a sociologia ninguém mostra interesse