Pesquisa participante: Propostas e reflexões metodológicas
A adequação com o contexto pesquisado a proposta de um modelo de pesquisa participante, adaptando-se em cada caso o processo ás condições particular de cada situação concreta (os recursos, as limitações, o contexto sociológico, os objetivos perseguidos etc.) (Boterf, p. 52, 1987).
Quatro fases da pesquisa participante
1º fase: Montagem institucional e metodológica
• Discussão do projeto de pesquisa participação
• Definição do quadro teórico da pesquisa participante, objetivos, conceitos, hipótese, método etc.
• Delimitação da região a ser estudada;
• Organização do processo: instituições, procedimentos;
• Seleção e formação dos pesquisadores ou grupo;
• Elaboração de cronograma de operações a serem elaboradas.
2º fase: Estudo preliminar e provisório da população; (primeiro feedback)
• Identificação estrutura social pesquisada;
Necessidades e os problemas categorias ou classes...
Seleção intervenção – descentralização grupos sociais...
• Descoberta do universo vivido e acontecimentos históricos;
Em que ele consiste? Qualitativa (Gramsci) p. 59
• Recenseamento dos dados sócio-ecônomco e tecnológico;
Aspectos biofísicos, demográficos, aspectos econômicos, sociais, educacionais, a analise da situação familiar.
• Difusa dos resultados junto à população;
objetivos: feedback: promover entre os participantes conhecimento mais objetivo; identificar problemas prioritários e soluções, conhecer a reação da população frente aos resultados diagnóstico... P. 62
3º fase: analise crítica dos problemas – prioritários;
A características desejáveis do orientador dos “grupos de estudos”
• O método da pesquisa participante;
• A sociologia do conhecimento;
• A dinâmica de grupos;
• A tecnologia
• Os métodos e técnicas de educação popular.
4º fase:
Programação e realização de plano de ação ...
• A atividades educativas – analisar os problemas e as situações;
• Medidas que possam melhorar a situação a nível local;
• Ações educativas – execução – medidas;
• Ações – encaminhamentos de soluções a curto, médio ou longo prazo – escalas.
(p. 68) necessidade de feedback
Algumas reflexões sobre a pesquisa participante
A ‘retroalimentação’ ou o feedbak
Atividade de retorno
• Como situas a ‘pesquisa participante’(ou enquete-participação) ‘pesquisa-ação’ (ou ‘pesquisa ativa’) origens da situação concreta – Lesne FTP 1 modos de pensar de perceber e agir p. 73
*FTP 2 intenções e motivos; FTB 3 formação – partida e chegada. (Formas Trabalho Pedagógico)
FTP 2-Concepção, organização, utilização, avaliação, grupo. FTP 3-Formação, alternância, partida, ‘concreto familiar’, construído, apropriado p. 76
A pesquisa participante: seus códigos, técnicas
Mas qual é realmente a significação e o efeito desse arsenal tecnológico?
Poderíamos analisá-lo na perspectiva de uma pesquisa participante?
... Código. Reflexão de Morin ‘interrogação’
‘Relação pesquia-pesquiado’ cultura oral, reuniões e debates ou narrativas.
Bibliografia:
Guy Le Boterf A Pesquisa Participante São Paulo, Ed. Brasiliense, 1987.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
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