Sugestões de Atividades – Jornal na sala de aula
Programa Jornal e Educação
AN ESCOLA – JORNAL A NOTÍCIA
Coordenadora: Kelly Rosa
Joinville 2010
ATIVIDADE I
Paz na escola? Depende de nós
Objetivos:
- Tornar a educação para a não-violência uma das prioridades da escola.
- Oportunizar que as crianças sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz.
- Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz na escola.
- Promover o ato de leitura e escrita.
Desenvolvimento:
- Dramatização da história “O dinossauro rabugento” (http://www.andrefb.com.br/off-line/o-dinossauro-rabugento/) pelos professores.
- Conversa informal sobre o teatro.
- Apresentação de banner com a frase “Paz na escola, depende de nós”, com mascote (dinossauro) para identificação do projeto.
- Escolha de nome para o dinossauro (Dinopaz).
- Produção de texto coletivo com o tema “Paz na escola”.
- Confecção de murais sobre o tema, ilustrados pelos alunos.
- Criação de cartazes com ajuda da família, enfatizando a paz na escola e na sociedade, a partir do tema “O que é ter paz?”
- Apresentação de coreografia da música “Paz”, da cantora Joana.
- Produção de texto com o enunciado “Como posso contribuir para nossa escola ter paz?”
- Leitura de matérias relacionadas ao tema encontradas no jornal
- Conversa informal sobre as matérias, mostrando a realidade do ensino brasileiro.
- Levantamento de sugestões e depoimentos das crianças sobre o projeto proposto, procurando descobrir o que fazer para alcançar seus objetivos.
- Confecção de folder alertando sobre a necessidade de paz na escola e no mundo.
- Produção de relato do projeto da paz pelos alunos.
- Produção de poesia a partir do tema.
ATIVIDADE II
Qual é o lugar do nosso lixo?
Objetivos:
- Buscar alternativas para a limpeza do bairro, minimizando a produção de lixo.
- Utilizar o jornal como instrumento de informação e sensibilização, para o desenvolvimento de atitudes preventivas no combate à dengue.
- Promover a parceria escola x comunidade.
Desenvolvimento:
- Leituras de reportagens referente ao tema;
- Conversa sobre o tema em questão, destacando que muitas mortes poderiam ser evitadas com atitudes preventivas, no combate aos focos do mosquito da dengue.
- Produção de texto coletivo e ilustração a partir de reportagens.
- Confecção de cartazes informativos sobre as doenças provocadas pela falta de higiene.
- Concurso de desenho entre os alunos, para escolha do símbolo da campanha “Combatendo o desperdício através da reciclagem”. Impressão do desenho ganhador do concurso na sacola de tecido.
- Confecção de lixeiras para coleta seletiva de lixo na escola. (se não tiver)
- Realização de oficinas de artesanato em parceria com a comunidade, utilizando o material coletado (confecção de brinquedos, acessórios e enfeites).
- Leitura do texto coletivo produzido a partir da reportagem.
BACCEGA, Maria.Aparecida. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo: SENAC, 2003.
BELLONI, Maria.Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BELLONI, Maria.Luiza. Educação para a mídia: missão urgente da escola. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, 1991.
BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte – 2001
CITELLI, Adilson. Aprender e ensinar com Textos não escolares. São Paulo, Editora Cortez, 2002.
ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo, Editora Ática, 1991.
FARIA, Maria Alice e ZANCHETTA JR, Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo, Editora Contexto, 2002.
FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo, Editora Contexto,1996.
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo, Editora Contexto, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Contexto, 1998.
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição -
GHILARDI, M.I. Mídia, poder, educação e leitura. In BARZOTTO, V.H.
GHILARDI, M.I. (orgs.) Mídia, educação e leitura. São Paulo: Anhembi-Morumbi/ALB, 1999, p. 103-112.
HERR, Nicole. 100 fichas práticas para explorar o jornal na sala de aula. França, 1994
MELLO, J.M. de. Estímulos midiáticos aos hábitos de leitura. In BARZOTTO, V.H. e GHILARDI, M.I. (orgs.) Mídia, educação e leitura. São Paulo: Anhembi-Morumbi/ALB, 1999, p. 39-47
Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis, Ioesc, 2005.
SILVA, Ezequiel Theodoro da (org). A leitura e Realidade Escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1978.
SOBREIRO, Marco Aurélio. Jornal Escolar. Edição limitada.2006
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever. São Paulo, Editora Ática, 1997.
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola. Campinas: Papirus, 1995.
WEISS, Donald H. Como escrever com facilidade. São Paulo, Editora Nobel, 1986.
CONTATOS AN
EMAIL
Kelly Rosa – kelly.rosa@an.com.br
Telefones para contato
(47) 3419 2042
Site
www.anescola.com.br
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!