Hercílio Deeke
Nome: Crislei dos Santos Machado
Série: 3°05
Consumismo dos Jovens Brasileiros
Justificativa:
Os jovens brasileiros se interessam mais por compras do que os
americanos. Essa é uma das constatações da pesquisa "Os Jovens e
O Consumo Sustentável", feita pelo Instituto Akatu pelo Consumo
Consciente e pelo Indicador Opinião Público. O estudo foi divulgado no
dia 14 de março e trouxe revelações sobre como e o que pensa a juventude
na hora em que vai às compras, sua percepção da publicidade e dos
impactos de suas ações no meio ambiente e na sociedade.
A pesquisa foi elaborada a partir de um levantamento realizado pelo
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização
das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no ano 2000, em
24 países. Cerca de 70% dos jovens brasileiros entrevistados disseram que
se interessam pelo tema compras. Entre os norte-americanos, um país de
elevado consumo, o percentual é menor: 33%.
Jovens brasileiros são também os que mais gostam de televisão e os que
menos se interessam por política e sociedade. Outro dado interessante é
o que mostra a baixa noção de interdependência das ações do jovem com
o mundo em que vivem. Quase 60% dos entrevistados disseram que suas
ações não têm impacto no mundo; 44% opinaram que suas atitudes não
influem nem na cidade onde moram; e 24% afirmaram que suas ações não
causam impacto nenhum nem em suas próprias vidas. A grande maioria
dos jovens brasileiros (59%) acredita que o seu trabalho não tem impacto
na sociedade. "O jovem não se percebe como parte de um todo", disse
Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.
(Site: www.akatu.net – Mattar - 2008)
Objetivo Geral:
O consumo é o principal elo de ligação do jovem com a sociedade. A
própria juventude acha que compra demais. Cerca de 50% disseram
que pessoas da sua idade consomem demais, inclusive o próprio
entrevistado. "Essa postura mostra que existe uma grande oportunidade de
se trabalhar com este nicho de interesse".
Objetivo Específico:
Mostrar aos jovens que o consumismo está crescendo cada vez mais, e que
isso não é nada bom para eles. Pois isso pode influenciar muito em seu
futuro e muitas outra coisas.
Metodologia: Pequisa Bibliografica
Bibliografia: www.akatu.net
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!