sexta-feira, 2 de julho de 2010

Educação em movimento

O que define cada papel social são os lugares que os indivíduos são posicionados no 'jogo' na hierarquia.
' Idêntico ao jogo de xadrez'
Mas, mais num sentido de configuração do que de jogo própriamente dito. Em muitos casos os indivíduos incorporam a ideia de jogo.
As duas fotos uma da Assembléia do Conselho Deliberativo e a outra da Fanfarra, tem características diferentes.
A Sociologia enquanto Ciência tem muito a contribuir a cerca da realidade da sociedade, grupo, indivíduos etc. a escolha do conceito tem o objetivo claro, de verificação renovada e de comprovação. A validade do conceito metodológico leva a validação dos resultados da pesquisa, um bom método resulta em bons dados quantitativos e qualitativos.
As Ciências Sociais: a Filosofia, a Antropologia, a Sociologia, a História, a Aconomia e a Teoria Política entre outras complexidades, desta grande complexidade que é as Ciências Humanas e ou Sociais.
Conceitos como ferramentas escolas sociológicas do ‘marxismo’ dialética e ‘positivismo’ do funcionalismo, organicismo entre outra. O estudo sociológico: A partir das técnicas e métodos, conceituais como ferramentas. Interpretação analise críticas, compreensão do sentido e generalidades de fatos. A cerca da realidade da sociedade, grupo, indivíduos etc. a escolha do conceito tem o objetivo claro, de verificação renovada e de comprovação. A validade do conceito metodológico leva a validação dos resultados da pesquisa, um bom método resulta em bons dados quantitativos e qualitativos.
A validade do conceito metodológico leva a validação dos resultados da pesquisa, um bom método resulta em bons dados quantitativos e qualitativos. Aplicando a sociologia: Homem mulher, filhos; gestores da escola, professores, funcionários e alunos e pais, se tem uma hierarquia de poderes. O define cada papel social são os lugares que os indivíduos se posicionam na hierarquia. Mesmo na relação de aluno-aluno se tem relação de poder entre os que sabem e os que não dominam determinados conhecimentos: matemática, sociologia, biologia e ou inglês etc. Então podemos dizer que: “toda relação é relação de poder” Outra coisa é dizer que determinados conhecimentos precisamos entender num todo, para tanto se faz necessário a interdisciplinaridade: entre ciências exatas, humanas, línguas e da vida. O professor não é mais o dono de determinada disciplina, a exemplo dos ‘feudos’; precisamos da circulação do conhecimento com liberdade, num aprender a aprender. A democratização das relações na Escola e a socialização do conhecimento são necessárias para a busca do novo modelo emergente de educação em que os estudantes têm um papel importante de busca do saber mais elaborado se apropriando do processo de ensino e aprendizagem. A idéia conceitual de tema gerador é uma maneira de se buscar entender como de fato podemos construir táticas e estratégias de ensino e aprendizagens. Os planos de ensinos precisam ser debatidos por todos os envolvidos. Avaliando o processo e reelaborando a escolha de conteúdos a serem estudados poderá contribuir para o ensino e aprendizagem de maneira renovada e dinâmica. A necessidade de Projetos em que o aluno se identifique como parte do processo, possibilita uma educação em que se consiga fazer a relação e inter-relação de contexto e texto. Pré - Projeto? A escolha do objetivo do Pré-Projeto torna a atividade mais objetiva e com foco, pré determinado em negociação e orientação com o professor, em que o aluno além de participar do processo de escolha do Trabalho que se torna PROJETO, se faz esse agente de sua própria ação, um protagonista do sentido de estudar e a possibilidade de fazer, focado num objetivo.

yaramariab@hotmail.com, cris_lei_dossantos@hotmail.com, nando_massaneiro@hotmail.com, jeffe_kreuch_2010@hotmail.com, lurinha_@hotmail.com, diego-flame@hotmail.com, cmvneeessa@hotmail.com, Objetivo: Identificar... Analisar... Estudar... Pesquisar... Escola: E.E.B. Hercílio Deeke Disciplina: Sociologia Professor: Osni Valfredo Wagner Nome: Vanessa Vieira Fritzen Série: 2º5 Alcoolismo Justificativa: Antigamente eu já teria bebido dez doses de tequila, antes das nove da manhã. Hoje só bebi duas. - Amy Winehouse Tentei esconder meus problemas com bebida, cocaína e outras substâncias ilícitas. Não preciso mais disso. Aprendi com os meus erros. - Lindsay Lohan Álcool: princípio essencial de todos os líquidos que fazem o homem ficar com um olho negro - Ambrose Gwinett Bierce Objetivo Geral: Eu penso que isso é uma droga, pessoas morrem por causa disso. O álcool destrói a vida de muitas pessoas, como ainda vem destruindo. O álcool é um dos fatores que causam mais acidentes no mundo todo. É do álcool que muitas pessoas se aproveitam quando querem esquecer problemas, brigas de família entre outras coisas, bebem até clarear o dia e esquecem que tem que dirigir depois e acabam saindo de carro bêbados, como a gente sempre vê por ai muitos acidentes que as vezes tiram vida de famílias por causa de uma ou duas latinhas de cerveja. Resumindo, álcool é uma droga! Objetivo específico: 1º - iria colar cartazes nas escolas, de como o álcool estraga com a vida das pessoas, já que a maioria dos jovens hoje em dia já começam a beber cedo. 2º - Faria campanhas, para conscientização do álcool. Metodologia: Conclui todo o trabalho com pesquisa na internet. Bibliografia: http://www.frasespensamentos.com/citacoes-%C1lcool.html http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-citacoes-sobre/alcoolismo E.E.B Hercílio Deeke Diciplina: Sociologia Professor: Osni Valfredo Wagner Aluno: Diego Arndt Educação No Brasil Justificativa: Todo educador necessita compreender a estrutura e a organização da educação básica no Brasil, bem como a legislação que determina tal estrutura. Assim, a presente disciplina fundamenta o profissional e o faz conhecedor dos instrumentos de legislação educacional e um crítico de todo o processo. Objetivo: por meio da compreensão da organização educacional brasileira, uma atuação consciente e efetiva no seu desempenho profissional futuro. Objetivo Especifico: • Refletir sobre as diversas trajetórias que resultaram na atual estrutura e organização da educação básica; • Fundamentar os professores nos instrumentos de legislação que regem a educação básica; • Proporcionar uma reflexão sobre as condições existentes para o cumprimento das finalidades de cada uma das etapas da educação básica. Metodologia: Ao pensar com Bittar (2007), de que “O modelo de educação que se tem, e as vocações que é capaz de despertar estão intrinsecamente associados aos modos pelos quais se pratica poder na sociedade”, o exercício desse poder é o desafio maior na educação, considerando que se faz necessário um exercício de aprendizagem para uma cultura democrática. Bibliografias: Bibliografia da educação permanente com enfoque no Brasil / James Lynn Buschman, com Luiz Alberto Mendes Soares. Escola : Hercílio Deeke Disciplina : Sociologia Professor: Osni Aluna : Leide Laura Bittencourt 2º 05 Pré-projeto (introdução básica a HTML) HTML é a acrossemia de HyperText Markup Language, é uma das linguagens utilizadas para desenvolver páginas na internet, existem outras linguagens mais avançadas porém dificilmente você verá um site que não utilize HTML, e o mais comum é encontrar sites que utilizam somente HTML. (Edney Souza,2010). HTML é uma linguagem com a qual se definem as páginas web. Basicamente trata-se de um conjunto de etiquetas (tags) que servem para definir a forma na qual se apresentará o texto e outros elementos da página. (Miguel Angel Alvares,2010). É a linguagem utilizada para a criação de páginas para a WWW. Não é, no entanto, uma linguagem de programação. Suas Principais características são: Portabilidade Os documentos escritos em HTML devem ter aparência semelhante nas diversas plataformas de trabalho. Flexibilidade O usuário deve ter a liberdade de "customizar" diversos elementos do documento, como o tamanho padrão da letra, as cores, etc. Tamanho Reduzido Os documentos devem ter um tamanho reduzido, a fim de economizar tempo na transmissão através da Internet, evitando longos períodos de espera e congestionamento na rede. (Microsoft,2010) Objetivo geral HTML é uma linguagem , muito ultilizada na criação de sites blogs e muito mais , ela tem um importante papel no desenvolvimento da internet , pois é ultilizada na maioria dos sites , é importante conhecer essa linguagem para ter mais interação digital . divulgação e comunicação são algumas tarefas da internet e com o conhecimento basico em HTML tudo isso fica mais facil , e é muito importante conhecer as feramentas que você usa ! Conhecendo HTML você consegue se comunicar e divulgar com muito mais acessibilidade facilídade e interatividade. Objetivo Específico O objetivo do meu projeto é : 1- deselvolver um site em HTML que a explique. 2- postar o mesmo na internet 3- divulgar 4- apresentá-ló 5- fazer com que as pessoa tenham mais conhecimento e concientilaza-las a usar essa ferramento para o seu bem sem prejudicar os outros 6- despertar novos talentos , chamando atenção com a interatividade do site para buscar novos talentos e talvez descobrir otimos profissionais Metodológia Minhas pesquizas foram realizadas todas no internet juntamento com meu conhecimento na aréa afinal é muito facíl falar do que se gosta Bibliografia Microsoft CriarWeb.com InterNey E.E.B.Hercílio Deeke Aluna: Yara Maria Bonetti Disciplina: sociologia Introdução! Saneamento ambiental Saneamento é o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações. Escolhi este tema, pois acho importante nos preocupar mais com o saneamento ambiental. Pois mais que o saneamento básico ele visa diminuir a incidência de doenças e o comprometimento de recursos hídricos dos municípios. O saneamento ambiental não tem só como objetivo estabelecer recursos para a população, mas se preocupa também em estabelecer esses recursos sem prejudicar o meio ambiente Esgotos, Coleta e Tratamento Ainda que só 0,1% do esgoto de origem doméstica seja constituído de impurezas de natureza física, química e biológica, e o restante seja água, o contato com esses efluentes e a sua ingestão é responsável por cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares. Atualmente, apenas 10% do total de esgotos produzido recebem algum tipo de tratamento, os outros 90% são despejados "in natura" nos solos, rios, córregos e nascentes, constituindo-se na maior fonte de degradação do meio ambiente e de proliferação de doenças. O esgotamento sanitário requer não só a implantação de uma rede de coleta, mas também um adequado sistema de tratamento e disposição final. Alternativas de coleta mais baratas que as convencionais vêm sendo implementadas em algumas cidades brasileiras, como o sistema condominial. Quanto ao tratamento, há várias opções atualmente disponíveis que devem ser avaliadas segundo critérios de viabilidade técnica e econômica, além de adequação às características topográficas e ambientais da região. Dependendo das necessidades locais, o tratamento pode se resumir aos estágios preliminar, primário e secundário. No entanto, quando o lançamento dos efluentes tratados se der em corpos d’água importantes para a população, seja porque deles se capta a água para o consumo, seja porque são espaços de lazer, recomenda-se também o tratamento terciário seguido de desinfecção, via cloração das águas residuais. O tratamento preliminar se dá por meio de grades e caixas de areia, visando à retenção dos sólidos em suspensão (galhos e demais materiais mais grosseiros, como terra, areia e gordura decantáveis) que deve ser posteriormente conduzido para aterros sanitários. O tratamento primário é a decantação simples por meio da ação da força da gravidade ou por precipitação química, o que requer o uso de equipamentos. Nesse estágio é gerado o lodo primário que deve ser manuseado com cuidado e tratado por processos de secagem ou incineração antes da sua disposição no solo. No tratamento secundário são removidos os sólidos finos suspensos que não decantam, e são digeridos por bactérias. Investir no saneamento do município melhora a qualidade de vida da população, bem como a proteção ao meio ambiente urbano. Combinado com políticas de saúde e habitação, o saneamento ambiental diminui a incidência de doenças e internações hospitalares. Por evitar comprometer os recursos hídricos disponíveis na região, o saneamento ambiental garante o abastecimento e a qualidade da água. Além disso, melhorando a qualidade ambiental, o município torna-se atrativo para investimentos externos, podendo inclusive desenvolver sua vocação turística. Nas obras de instalação da rede de coleta de esgotos poderão ser empregados os moradores locais, gerando emprego e renda para a população beneficiada, que também pode colaborar na manutenção e operação dos equipamentos. Conduzido pela administração pública municipal, o saneamento ambiental é uma excelente oportunidade para desenvolver instrumentos de educação sanitária e ambiental, o que aumenta sua eficácia e eficiência. Por meio da participação popular ampliam-se os mecanismos de controle externo da administração pública, concorrendo também para a garantia da continuidade na prestação dos serviços e para o exercício da cidadania. Apesar de requerer investimentos para as obras iniciais, as empresas de saneamento municipais são financiadas pela cobrança de tarifas (água e esgoto) o que garante a amortização das dívidas contraídas e a sustentabilidade a médio prazo. Como a cobrança é realizada em função do consumo (o total de esgoto produzido por domicílio é calculado em função do consumo de água), os administradores públicos podem implementar políticas educativas de economia em épocas de escassez de água e praticar uma E.E.B Hercílio Deeke Diciplina: Sociologia Professor: Osni Valfredo Wagner Aluno: Jeferson Kreuch Educação No Brasil Justificativa: Todo educador necessita compreender a estrutura e a organização da educação básica no Brasil, bem como a legislação que determina tal estrutura. Assim, a presente disciplina fundamenta o profissional e o faz conhecedor dos instrumentos de legislação educacional e um crítico de todo o processo. Objetivo: por meio da compreensão da organização educacional brasileira, uma atuação consciente e efetiva no seu desempenho profissional futuro. Objetivo Especifico: • Refletir sobre as diversas trajetórias que resultaram na atual estrutura e organização da educação básica; • Fundamentar os professores nos instrumentos de legislação que regem a educação básica; • Proporcionar uma reflexão sobre as condições existentes para o cumprimento das finalidades de cada uma das etapas da educação básica. Metodologia: Ao pensar com Bittar (2007), de que “O modelo de educação que se tem, e as vocações que é capaz de despertar estão intrinsecamente associados aos modos pelos quais se pratica poder na sociedade”, o exercício desse poder é o desafio maior na educação, considerando que se faz necessário um exercício de aprendizagem para uma cultura democrática. Bibliografias: Bibliografia da educação permanente com enfoque no Brasil / James Lynn Buschman, com Luiz Alberto Mendes Soares. E.E.B Hercílio Dekke Disciplina: Sociologia Professor: Osni Valfredo Wagner Aluno: Luis Fernando Massaneiro Série : 1°3 Pré-projeto Racismo Justificativa. Universalizar o racismo significa reduzir as diferenças a um equivalente geral,um mesmo valor.É a universalização racionalista do conceito de homem que inaugura no século XIX,o racismo doutrinário,com as teorias de Gobineau e Lombroso.Até então,as raças ou as etnias podem ter sempre alimentado ódios ou desconfianças mútuas,mas nunca sob alegações científicas,sob o critério de uma razão universal.A palavra racismo é fruto do século XIX,conseqüência de um conceito de cultura fundado na visão indiferenciada do humano. (Muniz Sodré, página 137,2004) Temos o direito de ser iguais,sempre que a diferença nos inferioriza,temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza (Boaventura De Souza Santos , página 136) O racismo é um ato muitas vezes feito através de palavras ou gestos feito por algo ou alguém afim de atingir a pessoa muitas vezes no sentimento dessa pessoa.Ela é discriminada pela raça ou etnia que ela pertence e também o preconceito é um desses atos que certas pessoas fazem. Objetivo Geral O racismo pra quem não sabe é a superioridade de algumas raças em relação a outras.O racismo hoje se manifesta ainda de forma aberta ou em formas elaboradas. Objetivo Específico 1- Discriminar alguém através de ações ou atos. 2- Preconceito com algo ou com uma sociedade. 3- Racismo produz o ódio entre grupos e pessoas de quem sofrem. 4- O maior racista é o próprio discriminado ou o preconceituoso. Metodologia Estudo bibliográfico. Oliveira, Luiz Fernandes de,1968 Sociologia para jovens do século XXI/ Luiz Fernandes de Oliveira, Ricardo César Rocha da Costa Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007 E.E.B. Hercilio Deeke Disciplina: Sociologia Professor: Osni Valfredo Wagner Aluna: Caroline Corrêa da Silva Série: 2º 5 Turno: Noturno Pré – Projeto Desenvolvimento Sustentavel A sustentabilidade sócio-politica centra-se no equilíbrio social, quer na sua vertente de desenvolvimento social, como sócio-económica. É um veiculo de humanização da economia, ao mesmo tempo que pretende desenvolver o tecido social, nas suas componentes humana e cultural. Neste sentido, foram desenvolvidos dois grandes planos: a agenda 21 e as metas de desenvolvimento do milénio. A Agenda 21 é um plano global de acção a ser tomada a nível global, nacional e local, por organizações das Nações Unidas, governos, e grupos locais, nas diversas áreas onde se verificam impactes significativos no ambiente. Em termos práticos, é a mais ambiciosa e abrangente tentativa de criação de um novo padrão para o desenvolvimento do século XXI, tendo por base os conceitos de desenvolvimento sustentável. As Metas de Desenvolvimento do Milénio (MDM) surgem da Declaração do Milénio das Nações Unidas, adoptada pelos 191 estados membros no dia 8 de Setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 1990 relativos ao meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, entre outras, a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século. Esta declaração menciona que os governos "não economizariam esforços para libertar nossos homens, mulheres e crianças das condições abjectas e desumanas da pobreza extrema", tentando reduzir os níveis de pobreza, iliteracia e promovendo o bem estar social.[51][52] Estes projectos são monitorizados com recurso ao Índice de Desenvolvimento Humano, que é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel#Sustentabilidade_s.C3.B3cio-politica Jacque 2ª 4 AK > > Em anexo Pré - Projeto > > PROJETO PIAVA > > O Plano de Recursos Hídricos é o mais importante instrumento da > Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), instituída pela Lei > 9.433/97. É ele que estabelece as ações de proteção e recuperação de > uma bacia hidrográfica e o controle sobre os usos da água. Os planos > de recursos hídricos são elaborados para o país, para os estados e > para cada bacia hidrográfica. No âmbito de uma bacia hidrográfica, o > Plano estabelece a política de água na bacia, orientando os usos da > água e estabelecendo as prioridades de ação do Comitê de Bacia. 2006 > > Lançado em novembro de 2009, o Selo Piava é uma certificação para as > empresas que neutralizam as emissões de gases responsáveis pelo efeito > estufa. O Selo Piava, exibido pelas empresas participantes do > programa, foi concebido para apoiar os projetos de recuperação de > matas ciliares nos municípios da bacia do Itajaí que adotarem o PRMC. > O Programa Regional de Neutralização de Carbono (Programa de > Neutralização), instrumentalizado por meio do Selo Piava de > Neutralização de Carbono, é uma oportunidade para projetos de > responsabilidade social e ambiental de empresas interessadas na região > do Vale do Itajaí.( Cia 2006). > Princípios do programa - Solidariedade regional para proteção > ambiental - Apoio continuado às ações de recuperação ambiental > Funcionamento do programa - O Programa de Neutralização articula as > iniciativas do poder público, visando apoiar e iniciativa privada a > viabilizar a recuperação de florestas nativas em áreas de nascentes e > margens de rios na bacia do Itajaí. - O poder público municipal > institui o Programa de Conservação e Recuperação de Matas Ciliares. - > A iniciativa privada neutraliza as emissões anuais de dióxido de > carbono de sua(s) instalação(ões), por meio do financiamento de > projetos específicos de recuperação de mata ciliar. > - Os proprietários de terras recuperam matas ciliares em sua > propriedade, sob orientação da prefeitura. > - A Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí promove a intermediação > entre as partes, sincronizando as ações para atingir o objetivo comum > entr os diversos atores. Obtenção do Selo Piava > A empresa faz um inventário seguindo a norma ABNT NBR ISO 14064:2007. > O inventário quantifica as emissões e remoções de gases de efeito > estufa ao longo de um período específico. > Com base neste dado determina-se o tamanho da área a ser recuperada > para neutralizar as emissões de carbono inventariadas > .Através de um sistema a empresa seleciona as áreas degradadas de mata > ciliar cuja recuperação ela vai financiar e acompanhar durante 15 > anos. > Para demonstrar ao mercado a ação ambiental, a empresa recebe o Selo > Piava de Neutralização de Carbono. > Vantagens para as empresas que obtiverem o Selo Piava - Nova opção de > marketing para a empresa, devido à participação direta na recuperação > de mata ciliar - Valor agregado aos produtos e atividades da empresa - > Possibilidade de acessar linhas de crédito específicas - Imagem > positiva junto a clientes, em razão de sua postura perante o meio > ambientel > > > Objetivo Geral > > Objetivo Especifico > > Metodologia > > Problematização > > BIBLIOGRAFIA > http://eptv.globo.com/dbimagens/20091123132836.jpg > http://www.comiteitajai.org.br/hp/index.php?secao=43&id_not=10 > NOTICIA, Sexta, 17 de Março de 2006 Hercílio Deeke Nome: Crislei dos Santos Machado Série: 3°05 Consumismo dos Jovens Brasileiros Justificativa: Os jovens brasileiros se interessam mais por compras do que os americanos. Essa é uma das constatações da pesquisa "Os Jovens e O Consumo Sustentável", feita pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e pelo Indicador Opinião Público. O estudo foi divulgado no dia 14 de março e trouxe revelações sobre como e o que pensa a juventude na hora em que vai às compras, sua percepção da publicidade e dos impactos de suas ações no meio ambiente e na sociedade. A pesquisa foi elaborada a partir de um levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no ano 2000, em 24 países. Cerca de 70% dos jovens brasileiros entrevistados disseram que se interessam pelo tema compras. Entre os norte-americanos, um país de elevado consumo, o percentual é menor: 33%. Jovens brasileiros são também os que mais gostam de televisão e os que menos se interessam por política e sociedade. Outro dado interessante é o que mostra a baixa noção de interdependência das ações do jovem com o mundo em que vivem. Quase 60% dos entrevistados disseram que suas ações não têm impacto no mundo; 44% opinaram que suas atitudes não influem nem na cidade onde moram; e 24% afirmaram que suas ações não causam impacto nenhum nem em suas próprias vidas. A grande maioria dos jovens brasileiros (59%) acredita que o seu trabalho não tem impacto na sociedade. "O jovem não se percebe como parte de um todo", disse Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu. (Site: www.akatu.net – Mattar - 2008) Objetivo Geral: O consumo é o principal elo de ligação do jovem com a sociedade. A própria juventude acha que compra demais. Cerca de 50% disseram que pessoas da sua idade consomem demais, inclusive o próprio entrevistado. "Essa postura mostra que existe uma grande oportunidade de se trabalhar com este nicho de interesse". Objetivo Específico: Mostrar aos jovens que o consumismo está crescendo cada vez mais, e que isso não é nada bom para eles. Pois isso pode influenciar muito em seu futuro e muitas outra coisas. Metodologia: Pequisa Bibliografica Bibliografia: www.akatu.net

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