domingo, 4 de setembro de 2011

Mobilização Política pela Educação Estatal e de Qualidade

O paradigma brasileiro é estrutural e não apenas funcional! Não basta trocar os governantes é necessário uma revolução cultural. Os recursos em educação deve ser levado a sério, a exemplo de países que utilizam 30% ou mais para educação. O Plano Nacional de Educação brasileiro vem sinalizando a intenção de se regulamentar recursos em até 7% do PIB, mas enquanto isso ficaremos com o faz de conta que os professores trabalham satisfeitos e os alunos ficam a deriva pois tem professores que trabalham 40, 60 horas semanais e não tem tempo para preparar aulas criativas, desmotivando por falta de interação com as transformações da realidade ou pouca motivação. Hoje seria necessário cerca de 15% de recursos estatais para escolas estatais.

O jornal da TV RBS, semana passada voltou com aqueles discursos camuflados de dizer que os professores estão fazendo política!

Sabem eles que a opinião pública pode ser influenciada por essa ideologia que mascara a realidade, mas também se eles estão trabalhando dessa forma significa que o governo não tem e não terá proposições ao passar os 180 dias.

Significados das modificações em levar a sério o que o próprio governo disse sobre castigar os professores, dia 2 de setembro não foi feito reposição das aulas da greve.

Daqui para frente o governo vai penalizar quem trabalhar na reposição, em uma campanha contra a greve que será inevitável em 2012.

O PNE mais uma vez sinaliza para se ter 7% do PIB brasileiro para investir em educação, o congresso nacional certamente vai aprovar, até poderá criar dificuldades para ter barganhas de mensalões e coisa do gênero.

Significa que o CONAE foi 'para inglês ver'? O próprio ministro modificou os propósitos do congresso de educação.

Como convencer de fato a elite brasileira que a educação é prioridade, desse investimento que deveria ser até mais 10%, 15% os coreanos são exemplo 30% de recursos para educação.

Um comentário:

  1. http://socialismo.org.br/portal/educacao/65-artigo/2196-nova-fase-do-debate-do-pne

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