quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

107-Educação Ambiental

Região Sul Susana Inês Molon1 Caroline da Silva Ança2 Dayse Melo da Silva3 Felipe Alonso dos Santos4 Janaína Amorim Noguez5 Jussara Botelho Franco6 Sabrina das Neves Barreto7 Na região Sul, a escolha dos municípios atendeu aos seguintes critérios: inicialmente pautou-se nos pré-requisitos definidos no projeto básico O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental, que apontavam como critério a escolha de dois estados por região. Um, onde se localiza a sede da universidade parceira – Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) – no caso, o Rio Grande do Sul. O outro, pelo reconhecimento de implementações de Políticas Públicas de Gestão em Educação Ambiental, que é o caso do estado de Santa Catarina. Tais requisitos foram adotados na pesquisa desenvolvida na região Sul. Em cada estado, a escolha dos municípios contemplou as capitais, como critério pré-definido. No Rio Grande do Sul, dois municípios foram escolhidos devido a sua colocação no Índice de Desenvolvimento em Educação Ambiental (IDEA) e o quarto 1 Professora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 2 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 3 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 4 Pesquisador da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 5 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 6 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 7 Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 212 escolhido foi a cidade do Rio Grande, por ser a sede da Furg. Em Santa Catarina, a escolha deveu-se ao melhor índice no IDEA para as três cidades, além da capital. A seleção dos municípios com os maiores índices do IDEA, excetuando as capitais dos estados e a cidade sede da universidade parceira, atendeu a um outro critério, qual seja, que o município possuísse, no mínimo, dez escolas com as seguintes características: duas escolas rurais, três escolas estaduais, três municipais e duas particulares, sendo uma católica e uma laica. Seguindo essa orientação metodológica, houve necessidade de escolher cidades com números que se aproximassem dos maiores índices do IDEA para chegar aos municípios com essa quantidade de escolas, já que os índices mais elevados não disponibilizam o número de escolas previstas. Portanto, o critério básico utilizado para a escolha dos municípios ficou subordinado ao maior índice apresentado no IDEA que contemplasse a quantidade de escolas e as especificidades indicadas. Dessa forma, não foram estabelecidos outros critérios para o desenvolvimento da pesquisa, porém torna-se relevante destacar alguns aspectos dos municípios. Do ponto de vista da gestão ambiental pública, as cidades da região Sul podem ser assim caracterizadas brevemente: O município do Rio Grande pertence à Planície Costeira Sul. Possui Estação Ecológica do Taim e Área de Proteção Ambiental da Lagoa Verde, as quais fazem parte de Unidades de Conservação. O município de Canela pertence à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Encontra-se nele a Floresta Nacional de Canela (unidade de conservação de uso sustentável). Novo Hamburgo localiza-se na região hidrográfica do Guaíba, pertencendo à sub-bacia do Rio dos Sinos. Porto Alegre faz parte de bacia hidrográfica do Lago Guaíba. Além disso, possui o Parque Estadual de Itapuã e o Parque Estadual do Delta do Jacuí, dentre outros. O município de Florianópolis possui Agenda 21, que trata de uma agenda de ações a serem implementadas para enfrentar adequadamente os grandes desafios do Século 21, conciliando conflitos entre proteção ambiental, desenvolvimento econômico e justiça social. Além disso, possui Unidades de Conservação, dentre elas: Estação Ecológica dos Carijós; Reserva Biológica 213 Marinha do Arvoredo; Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; Parque Municipal da Lagoa do Peri e outras. Jaraguá do Sul possui Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Itapocu. Assim como o município de Florianópolis, Joinville, possui Agenda 21. Dentre as Unidades de Conservação, cita-se: a Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca, a Estação Ecológica do Bracinho e o Parque Municipal Ilha do Morro do Amaral. Itajaí possui o Parque Nacional da Serra do Itajaí, pertencente à reserva de biomas da Mata Atlântica e Agenda 21 do Vale do Itajaí e Biguaçu (SC). Possui também Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Itajaí. Análise Quantitativa Respondente do questionário Neste item, pretende-se salientar algumas características do entrevistado, no que diz respeito à função desempenhada na escola, ao grau de escolaridade e à área de conhecimento da formação inicial e continuada, quando for o caso. A pesquisa realizada na região Sul apresentou significativa participação dos diretores de escolas e membros ligados à direção. Assim, a predominância desse grupo de respondentes foi de 93% nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os questionários foram respondidos pelos diretores (53%), pelos coordenadores pedagógicos (23%) e pelos vice-diretores (18%). Com menor evidência, aparece a figura do professor (8%). Esses professores, em sua maioria, lecionam as matérias de Ciências Naturais, de Língua Portuguesa e de Educação Artística, além de estarem envolvidos em outras disciplinas vistas como alternativas, pois são incluídas na grade curricular pela própria escola ou por orientação das secretarias de Educação (estaduais ou municipais). Em relação ao grau de escolaridade dos participantes, constata-se, com preocupação, que ainda existem profissionais atuando sem formação superior (8%). Essa preocupação torna-se mais grave quando se verifica que, a grande maioria desses respondentes, está vinculada à direção das escolas. No entanto, pôde-se observar, nas entrevistas, que esses profissionais estão buscando a conclusão da graduação, a fim de adequarem-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 214 No que se refere à área de conhecimento da formação dos participantes, os graduados (33%) são principalmente da área de Ciências Humanas (62%). Um dado que merece destaque é a formação continuada em nível de pós-graduação. Na região Sul, encontra-se um número significativo de especialistas (51%), mestres (9%) e um doutor em Ciências Biológicas; e a área das Ciências Humanas predomina também na pós-graduação, tanto nos cursos de especialização (73%) quanto nos cursos de mestrado (71%). Educação Ambiental nas escolas pesquisadas A presente pesquisa, neste item, possibilita uma compreensão panorâmica sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas, considerando o tempo em que se desenvolve e sua motivação inicial, bem como as modalidades que estão sendo realizadas e as temáticas priorizadas, além de evidenciar os fatores que contribuem para a sua inserção e as dificuldades enfrentadas na sua trajetória no contexto educacional. A tabela abaixo apresenta um cruzamento de dados entre o tempo em que a escola desenvolve Educação Ambiental e a sua motivação inicial para trabalhar com essa temática.

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