segunda-feira, 4 de junho de 2012

Partidos Políticos ou uma sopa de letrinhas?

Partidos Políticos ou uma sopa de letrinhas? Essa é a pergunta que fica na cabeça de muitas pessoas que na realidade não vivem a política como coisa comum de toda a sociedade, mas sim de pessoas ilustres. O Brasil adotou a partir da redemocratização a pluralidade de partidos políticos por isso tem vinte e nove (29) partidos nacionais e sete (7) regionais, esse monte de siglas mais parece uma sopa de letrinhas: PR, PSL, PMDB, PSDB, DEM, PSD, PP, PT,  PV, PPS, PSB, PPL, PSTU, PSOL, PCO estes 15 primeiros tem alguma ideologia de direita, centro, progressista e ou esquerda, mas temos outros partidos que só servem como siglas de aluguel como são os casos dos 'partidos' PTC, PRB, PSL, PTN, PRP, PTC, PHS, PTdoB.
Essas siglas servem para confundir o eleitor e não votar em propostas de esquerda ou ao menos mais progressistas. Uma teoria Política que se presa deveria dizer que para ser partido político deveria ter um projeto de sociedade de parte da sociedade, exemplos como: A direita que defende direitos dos donos do capital e ou estão a serviço deles, por isso são chamados de direita, conservadores e ou reacionários.
Os do centro seria uma social democracia, no Brasil até poderia ser o PSDB, mas o próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - FHC disse na veja que o PSDB é um partido liberal e o PT seria um partido Social Democrata por ter base nos movimentos populares e sindical. Mas essa história é passado agora surgem outros partidos em construção que aparecem como socialistas, mas no Brasil SOCIALISMO é Social Democracia ou chamado de Socialismo Conservador.
Quem são esses novos partidos? O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU que surge a partir de 1993, expulsos do PT por defenderem bandeiras histórica como a centralidade na classe trabalhadora, o Partido Socialismo e Liberdade PSOL, expulsos do PT por defender contra a reforma da previdência etc. fundado em 2005 com 750 mil assinaturas. Outro partido que está em construção é o Partido da Causa Operária - PCO, também ex- PT expulsos por defenderem salário mínimo necessário R$ 2.400,00 (DIEESE).
Mas alguns partidos que tem ideologia nacional e regional e ou localmente não tem a mesma firmeza que nacionalmente. Como é o caso do PPS que já foi da Frente Popular apoiando Lula, depois que Lula foi eleito o PPS passou pro lado da oposição ao Lula e o pior se tornou um partido liberal. O PSB é da base aliada de Dilma e tem Digo isso para entender porque PSB e PPS estão com o PSD de Jean Kulmann.
Mas também poderia causar estranheza que partidos de direita estão com o PT, como é o caso do PTdoB, talvez se poderia dizer do PTC o mesmo.
Mas aparece em Blumenau o PRTB, PHS, PMN como siglas partidárias de aluguel. Juntando tudo os partidos de aluguel em Blumenau podem chegar a quinze (15) partidos de aluguel são eles PRTB, PHS, PMN, PTC, PRB, PSL, PTN, PRP, PTC, PHS, PTdoB. Podendo acrescentar mais o PSC,  PV, PPS, PSB e o PTB. Sobrando somente outros doze (12) partidos com alguma firmeza ideológica enquanto partido. O PT, PSDB, PMDB, PP, PSD, DEM, PDT, PPL, PR, PCdoB, PSOL e o PSTU.
Por isso temos poucos candidatos se observar que tem muitos partidos, alguns partidos não somam em nada, servem só de enfeite para o candidato como se ele tivesse mais apoio de instituições partidárias e lhe dão maior credibilidade. 
Tudo ilusão no Brasil e aqui em Blumenau não é diferente ganha eleição quem injeta dinheiro. A primeira eleição se compra, depois é o político que fez e continua fazendo promessas. O que move a eleição na realidade não é a promessa e a corrupção!
Muita malandragem, tem um mito em Blumenau de que quem o PMDB apoia ganha a eleição, mito o realidade os cabos eleitorais do partido tem alguma influência na cidade, mas hoje na maioria conservadores ao ponto de se juntarem aos partidos reacionários como o PP e o DEM. Mas a direita está de roupa nova e de candidato novo que é Jean Kulmann e o PSDB com Napoleão Bernardes. 
A direita soube preparar seus sucessores coisa que a chamada 'esquerda' de Blumenau impediu como pode avançar novos quadros, não fazendo cursos de formação, limitando a participação na organização e fazendo mobilizações cada vez mais de menor importância e/ou muito próxima da eleição em um oportunismo que a própria direita se aproveita da situação, sem criar uma consciência em si, que dirá para si, ou seja de classe. As categorias de trabalhadores são trabalhadas de maneira fragmentada.
Nesta conjuntura de apenas três forças poderem chegar no poder em Blumenau, seria mais fácil que fizessem um sorteio com os números 13, 45 e 55. Aquele número que fosse tirado no sorteio governaria a cidade, evitaria a gastança de milhões e a proliferação da corrupção que tanto envergonha a cidade, estado e o nosso país. Mas como não é possível o que ganhar a eleição passará a ser um semideus, que fará o que quiser e nada vai acontecer, mesmo que tentem fazer alguma coisa. 
Nesse senário nefasto das direitas estarem se gladiando com três candidatos  Jean Kulmann, Napoleão Bernardes e Ana Paula Lima, mesmo que se tenha diferenças como um mais reacionário para privatizar tudo, o outro mais ponderado para uma Social Democracia Conservadora e a Terceira opção com alguma possibilidade de ser mais progressista em privatizar 49%. 
Não são boas opções para a cidade de Blumenau, infelizmente a população vai na aparência física, do discurso e da promessa, mas muito mais pelo quanto vão ganhar para votar. Espero que façam como foi feito no passado em pegar o que dão na tentativa de comprar, mas o povo votar em protesto em um candidato como o pré-candidato Hartmut Kraft do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade de Blumenau.

http://partidosocialismoeliberdadedeblumenau.blogspot.com.br/2012/06/pre-candidato-hartmut-kraft-na-cbn-dia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!