quarta-feira, 23 de maio de 2012

MOBILIZAÇÃO PARA UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL


MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

Trânsito no corredor de ônibus está regulamentado com Lei Municipal, precisa-se manter rigor aos desavisados que o corredor de ônibus é ariscado trafegar.  A fiscalização precisa ser feita não só pela Guarda Municipal, mas sim por toda a sociedade. Exercer cidadania é denunciar as infrações cometidas por algum indivíduo que pensa que nada acontece, a partir do momento que o espírito de cidadão estiver presente estaremos podendo ser chamada de sexta potencia mundial. Na mobilidade urbana as pessoas não estão acostumadas a cumprir a Lei de trânsito no Brasil, é um problema cultural em que se faz o que se quer no trânsito de nossas vias públicas. 
Tem Lei que pega no Brasil e Lei que não pega, na realidade é o sistema que poder ser ou estar estruturado para uma Lei funcionar ou não ter o aparato necessário nem de regulamentação. Como operar a Lei que não está devidamente regulamentada no município¿ 
Os pedestres deveriam ser cobrados e tratados como infratores ao atravessar fora da faixa. Não basta fazer campanha educativas, precisa-se de multa, ao ser multado o indivíduo aprende a respeitar o trânsito é preferível do que ver a carnificina de acidentes. Que poderiam ser evitados caso tivesse uma ação mais efetiva de toda a sociedade. 
Alguns depoimentos Raquel Schwartz "Pois é, essa é a situação, não é só no corredor, como já falei adoro bike, mais não tem condições de andar aqui, é muito perigoso justamente por isso, não se tem vez nunca, mais acredito q assim como eu nao posso atropelar um pedestre, pq ele tem vez sobre mim, aprendi q é a mesma coisas com carros, motos e bike, o maior tem responsabilidade com o menor, ou seja os motoristas tem q cuidar mais com q esta ao redor deles, a quantidade de acidente envolvendo ônibus estra crescendo muito, e se isso não parar daqui a pouco vai ser um inferno o transito de Blumenau, coisa q na minha opinião já é... Mais é aquilo, respeito e educação muda tudo né, só acho q nao da pra generalizar e dizer q devia passar por cima, afinal é de uma pessoa q se esta falando, independente do seu erro...; 
Claudete Clau Maff Os órgãos de trânsito têm obrigação de se preocupar com os ciclistas: Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: (…) II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas. (o Art. 24 dispõe o mesmo sobre os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios). Outros depoimento de Andrei Steiner Só pra deixar claro, na rua 7 não existe ciclovias, existem ciclofaixas em cima das calçadas e que mesmo assim, ninguém respeita...
Leonardo Stuepp O que fazer hein? Faixa exclusiva de ônibus, é faixa exclusiva de ônibus, que é transporte público, atendendo milhares de pessoas. Querem fluxo de trânsito, querem tudo, mas falta o respeito e bom senso. Que tal, diminuir pela metade as faixas para carro e começar a cobrar pedágio para passar pelo centro? Cada um puxa brasa para sua sardinha e nada se resolve. Tudo que é feito sofre críticas, mas ajudar na conscientização que é bom nada.Coloquem os que só sabem criticar no lado da mesa das decisões para ver o que farão ...., 
Fabiano André Silva Da pra ver na calçada a demarcação das ciclo faixas. Na Hermann Huscher tem ciclovia e a galera anda de bike do lado oposto a ciclovia. Todo cuidado é pouco. Pense sempre na sua segurança. Não deixe a sua segurança por conta de terceiros. Adrian Marchi Alguns motoristas de ônibús já tentaram me atropelar, quando eu corria nas ruas de blumenau. Isso sem corredor exclusivo. Faziam de propósito. Agora, corredor + bicicletas aumentou a confusão. O que falta é educação (de ambos). Pedestres têm prioridade sobre ciclistas; ciclistas têm prioridade sobre motos e carros:  
Vinihhs Vinihhs Martins so digo uma coisa malaco olha bem que vcs falam cuidem com as palavras e outra vcs so tao vendo um lado da historia e o onibus poderia ter padaro tbem ok pois ele nao entro na pista do nada; Vinihhs Vinihhs Martins ok, Vinihhs Vinihhs Martins e o onibus abril pra passa mais fecho eles; Vinihhs Vinihhs Martins e outra ciclovia não encima da causada né senhor prefeito, Vinihhs Vinihhs Martins e se é ciclovia vamo respeita ali e nao fica andando ? Vinihhs Vinihhs Martins de apé no lugar bicicletas; Mateus Simpsons primeiro nao forao 2 ciclista Foi um camaradinha altos parcero...se nois samo malaco problema e nosso..nois fais manobra na rua sim e dai foda-se mais esse camaradinha nao tava fazer porra nem uma ele so tava levando uma guria na bike dele...que porra foi essa de enventar corredor de onibus que chamar nois de retardado que chamem NOIS VIVE POKO MAIS VIVE COMO NOIS QUE; 
John Lucas Diogo Bernardes Gaulke nao se mistura com esse tipo de gente, eu sou esse tipo de gente tas dizendo oque, que tipo de gente agente é em me diz? se nao tem lugar pra andar ando na rua mesmo, e ainda empino em qualquer lugar, e esse ae é um amigo meu ok. John Lucas voces nao sabem oque aconteceu, então nao adianta vcs ficarem falando merdas aee. malacos agente só por que andamos desse jeito, curtindo a vida, arrumando a bike do nosso jeito e fazendo o nosso esporte que poucos conhecem pelo jeito WHEELLING, poucos conhecerm né. fazer oque, John Lucas se eles querem que nos andamos na ciclovia que é na causada, voo começar a fazer que nem os motorista de onibos, é só pro onibos então passo por cima, e vai fica na minha frente pra ver então qw" 
Osni Valfredo Wagner Na realidade não precisa ser assim, podemos mostrar que somos humanizados que temos um propósito ambiental de se poluir menos e de se poder andar ao ar livre. Se essa de se fazer de machão e sair atropelando, essa coisa de quebrar tudo é do século XVII. Partir para ignorância não resolve piora para os que usam bicicletas. O debate esquentou na segunda –feira no face a partir da foto mostrando acidente na rua 7 de setembro de ônibus que atropelou pessoas de bicicletas. 
No site vadebike informações sobre: O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas/ciclistas Novo Código de Trânsito Brasileiro - CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997. Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Parágrafo único. 
A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.       

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