quarta-feira, 2 de maio de 2012

PANORAMAS GERAIS DAS CIDADES


 “cada vez mais se faz necessário o planejamento da cidade com planos de metas”


Osni Valfredo Wagner
Cientista Social, Especialista e Mestrando

Os anseios das comunidades são fatos das realidades,  podem acontecer em sua cidade, assim como em qualquer outra cidade, pode-se observar o deseja por uma cidade melhor para se viver. Neste sentido se espera dos nossos representantes que cumpram o que prometeram quando eram candidatos, todos estamos na expectativa de quem vai ser o novo prefeito e vice e como vai ser a composição da câmara. Mas na realidade como diz o ditado “tem muita água para passar por debaixo da ponte”.
A obrigação do poder público local é de fazer as melhorias da cidade. O impacto que acontecendo nas cidades a partir de recursos federais e estaduais só não são maiores por falta de projetos locais, por parte da prefeitura. O papel da câmara de vereadores em estar agilizando analises de projetos e em aprovações em beneficio da cidade com a contrapartida de recursos do município que muitas vezes se observa que não estão acontecendo.
Os interesses dos cidadãos muitas vezes não é respeitado, prevalecendo interesses 'invisíveis', esses poderes invisíveis chamados também de 'donos da cidade'. Uma falta de respeito a cidadania, cidadania essa que cada vez mais se faz necessário em um planejamento da cidade com planos de metas colocando as claras os interesses invisíveis, mas também incluindo interesses da maioria que é excluída do debate e da decisão.
As formas de exclusão são diversas em cada cidade se pode observar, mas é claro que para a alegria da maioria deverá ser destinado recursos para Saúde, Educação, Habitação, Mobilidade Urbana e Infraestrutura etc. Coisa que muitas vezes que é só pensada para a produção e não para o ser humano e o meio ambiente, devem constar em nossa analise dos problemas apontados pela população e muitas vezes renegadas ou mesmos vistas como radicais.
As formas de radicalismos progressistas versos conservadores que são vislumbradas em relação a maneira de agir, falar do cidadão, são carregados de ideologias. Esse senário a muito tempo estamos apenas assistindo a cidade e não participando efetivamente como atores, assim como ficamos na expectativa em um campeonato esportivo. O verdadeiro controle social deve ser construído a partir da verdadeira cidadania, em que a comunidade possa decidir sobre os destinos das cidades através dos conselhos deliberativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!