sábado, 6 de agosto de 2011

Estrutura Social e as desigualdades

Grupo: Pedro, Kaíque, Eloane, Gabriela, Malcon, Willian, Michael Série: 2º1 Escola de Educação Básica Hercílio Deeke.

Estrutura Social

É baseada nos fatores econômicos, políticos, históricos, sociais, religiosos e culturais. É como funciona uma sociedade, que atualmente se dá pelas diferentes castas (classes) sociais. Essa sociedade hierarquizada detém um fator histórico, ou seja, dependendo da tradição, religião e cultura de cada pessoa, ela deverá se enquadrar em sua classe.

As Sociedades Organizadas por Estamentos

O sistema de estamentos (estados) constitui outra forma de estratificação. A sociedade feudal na França, no séc. XVIII havia três estados: a nobreza, o clero e o terceiro estado formado por comerciantes, camponeses, etc.

O que identifica um estamento é o que também o diferencia, um conjunto de diretos e deveres, privilégios e obrigações que são aceitos e reconhecidos.

Numa sociedade que se estrutura por estamentos todos são desiguais. Na sociedade feudal, os indivíduos eram diferenciados desde quando nasciam os nobres tinham privilégios e obrigações que eram bem diferentes dos direitos e deveres dos camponeses e servos, além da desigualdade existir ela se transformava em direito. Existia assim um direito desigual para desiguais.

Entretanto, relação entre os estamentos é a reprocidade. No caso das sociedades do período feudal, existia obrigações dos servos para com seus senhores (trabalho) e destes para com aqueles (proteção).

O Mosteiro de São Bento, na cidade de São Paulo, encontrou um livro da segunda metade do século XVIII, nele havia dois registros de doações (esmolas): uma feita para um nobre pobre (os nobres podiam se tornar pobres, mas não perdiam a condição de nobres), que recebeu 320 réis, e outra para um pobre que não era nobre, que recebeu 20 réis.

Hoje, utilizamos o termo estamento para designar determinada categoria ou atividade profissional, que existem regras para o desenvolvimento dela na empresa, com um rígido código de honra e de obediência. Isso ocorre na categoria dos militares (estamento militar) e na dos médicos (estamento médico).

Casta

É uma idéia de especialização hereditária. Ninguém a não ser o filho pode continuar a profissão do pai, e o filho não pode escolher outra profissão a não ser a do pai. Castas também é "estatos" social, ou seja, a classe social a qual você pertence e será determinado por toda a vida.

A Sociedade Organizada das Castas

Casta é uma configuração social que se tem registrado em diferentes tempos e lugares. Há vários exemplos da organização em castas, como na Grécia e na China, mas é na Índia que se tem mais visão desse sistema.

A sociedade indiana começou a se organizar em castas e sub-castas, adotando uma hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação. Esses elementos definem a organização de poder político e a distribuição da riqueza gerada pela sociedade.

O sistema de castas caracteriza-se por relações muito importantes, isto é, quem nasce suma casta não tem como sair dela e passar para outra. Não há modalidade social.

No final do século XVIII, com o fortalecimento do liberalismo, uma justificativa foi formulada: que as pessoas eram responsáveis pelo próprio destino e ninguém era obrigado a dar trabalho ou assistência ais mais pobres. Muito pelo contrário, diziam que era necessário manter o medo e a fome para que os trabalhadores realizassem bem suas tarefas.

Em meados do século XIX dificultou-se a idéia de que os trabalhadores eram perigosos por duas razões: eles poderiam transmitir doenças porque viviam em condições precárias de saneamento e saúde, como também poderiam se rebelar, questionando os privilégios das outras classes, que possuem riquezas e poder.

Referencia Bibliográfica:

TOMAZI, Nelson Darcio, Sociologia par o ensino médio, São Paulo : Ed. Atual, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!