segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ainda o FUNDAMENTALISMO...

Racismo ambiental nas águas de Belo Monte
Paulo Piramba
Paulo PirambaPoderia ser aquela outra índia, também kayapó, que em 2008 passou o facão no presidente da Eletronorte, numa audiência pública também sobre Belo Monte, no que a revista Veja na época (sem trocadilho) considerou um ataque de "selvagens amazônicos". Desta vez quem teve que aturar impassível o dedo de Raoni, a centímetros de sua cara, foi o aspone da vez Rogério Sotilli, secretário executivo da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que tinha se refugiado previamente no FSM de Dakar.
Leia e comente...
Em defesa do leninismo
Roberto Robaina
Roberto RobainaEm 1921 Lênin escreveu o informe para o Congresso da III Internacional com muitas análises econômicas se apoiando nos dados de um economista burguês da época que não tinha ainda grande peso. Mas Lênin o reconheceu como um dos mais capazes. Este economista, antibolchevique fervoroso, tinha sido um dos representantes ingleses nas negociações de Versalhes, em 1918-19. Ele se demitiu por não concordar com os termos do acordo do final da Primeira Grande Guerra, que, segundo seu posicionamento, oneraria a Alemanha com dividas de reparações e destruiria as possibilidades industriais do país. Desta forma a Europa não teria como retomar seu desenvolvimento capitalista, o que conduziria a novos conflitos. Ele escreveu um livro sobre o assunto chamado "As conseqüências econômicas da paz". Refiro-me a Maynard Keynes.
Leia e comente...
Direito às Ciclovias
Heloísa Helena
Heloísa HelenaQuem vivencia as cidades brasileiras - vivendo no sentido intenso da palavra, sem se acomodar apenas com sua vidinha pessoal – conhece a importância das Bicicletas como modalidade de transporte urbano, tanto do ponto de vista da sustentabilidade ambiental como diante da precariedade dos transportes coletivos e da necessidade de redução no orçamento doméstico das extorsivas tarifas. Milhões de trabalhadores pobres brasileiros saem das suas casas nas madrugadas e alvoradas, com bicicletas velhas, sem equipamentos de proteção pessoal, levando uma pequena quantidade de alimento para todo o dia de trabalho exaustivo, sem técnicas de alongamento e submetidos a grandes distâncias que ultrapassam os limites físicos, temerosos da violência cotidiana e angustiados com a possibilidade – tantas vezes já visualizada – de acidentes, mutilações e mortes no trânsito!
Leia e comente...
Gregório Bezerra personificou os explorados e oprimidos do Brasil
Anita Leocadia Prestes
Gregório BezerraÉ com profunda emoção que escrevo esta apresentação do livro de Memórias de Gregório Bezerra. Quando penso em Gregório, vejo diante de mim o povo brasileiro, os milhões de homens, mulheres e crianças do nosso país, maltratados e sofridos durante séculos de exploração e opressão. Gregório é a legítima expressão desse povo, no que ele tem de mais autêntico e verdadeiro. É a genuína personificação dos explorados e oprimidos da nossa terra – jamais dos poderosos, dos exploradores. Estes sempre lhe dedicaram um indisfarçável ódio de classe, ódio dos opressores, conscientes do perigo, para os interesses dominantes, das "ideias subversivas" difundidas por homens como ele.
Leia e comente...
Uma memória de um tempo não vivido
Tatiana Merlino
Luiz Eduardo da Rocha MerlinoSobre a cômoda, ao lado do vaso onde quase sempre há uma flor, há um porta-retrato prateado. Na foto, um jovem de perfil: cabelos negros, pele clara, olhos grandes, óculos de aro escuro. Quando eu ainda olhava o porta-retrato de baixo para cima, com uns sete anos, já sabia que ele era alguém muito importante para a família. Os anos se passaram, o porta-retrato mudou de casa, mas seguiu junto com a cômoda e o vaso. O homem da foto continuava jovem, olhando insistentemente para o infinito. Outros anos se seguiram, e a dona do porta-retrato e da cômoda morreu. Hoje, o porta-retrato mudou de casa e de dona. E eu o olho de cima para baixo. O jovem é meu tio, o jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino, torturado e assassinado aos 23 anos, em São Paulo, em 19 de julho de 1971, nas dependências do DOI-Codi, centro de tortura comandado pelo coronel reformado do Exército brasileiro, Carlos Alberto Brilhante Ustra. Sua mãe, Iracema da Rocha Merlino, dona do porta-retrato, faleceu em 1995 sem que o Estado tivesse reconhecido a responsabilidade pela morte do filho.
Leia e comente...
Ainda o fundamentalismo
Leonardo Boff
Leonardo BoffO ato terrorista perpetrado na Noruega de forma calculada por um solitário extremista norueguês de 32 anos, trouxe novamente à baila a questão do fundamentalismo. Os governos ocidentais e a mídia induziram a opinião pública mundial a associar o fundamentalismo e o terrorismo quase que exclusivamente a setores radicais do Islamismo. Barack Obama dos USA e David Cameron do Reino Unido se apressaram em solidarizar-se com governo da Noruega e reforçaram a idéia de dar batalha mortal ao terrorismo, no pressuposto de que seria um ato da Al Qaeda. Preconceito. Desta vez era um nativo, branco, de olhos azuis, com nivel superior e cristão, embora o The New York Times o apresente "sem qualidades e fácil de se esquecer".
Leia e comente...
Wall Street e os ricos logram o que querem
Fred Goldstein
CriseAté os mais furiosos cortadores de orçamento em Wall Street estão pressionando por um aumento no topo da dívida. Os banqueiros e os patrões estavam contentes de ver a extrema-direita republicana jogar com o não cumprimento a fim de obter reduções no Seguro Social, Seguro Saúde e na Ajuda Médica. Já lograram que o Presidente Barack Obama faça cortes no Seguro Social e em outros benefícios sociais na mesa de negociações.
Leia e comente...
Gramsci Histórico
Fundação Lauro Campos
ntonio GramsciO Seminário Internacional Gramsci Histórico será promovido pelo Grupo Gramsci e a Modernidade, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da UniRio. O Seminário reunirá estudiosos do pensamento gramsciano para discutir no espaço de dois dias, de forma concentrada, aberta, plural e democrática, Gramsci e a História. As discussões deverão seguir dois eixos temáticos: 1) Gramsci e a História e; 2) Gramsci e o século XXI.
Leia e comente...
Marx e o Marxismo: teoria e prática
Fundação Lauro Campos
Karl MarxUm seminário sobre Marx e o marxismo terá lugar no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), de 28 de novembro a 1 de desembro. Em 28 de novembro, haverá uma conferência comemorativa dos 140 anos da Comuna de Paris; em 30 de novenbro, o lançameno dos Grundrisse de Marx; e em 1 de dezembro, uma conferência pelos 40 anos do falecimento de György Lukács.
Leia e comente...
Loucura humana em série
Flávio Braga
Flávio BragaO título Mad Men, série em exibição na HBO e disponível nas locadoras, joga com duplo sentido: tanto se refere aos publicitários de Madison Avenue, em New York dos anos 60, quanto aos homens enlouquecidos pelo emergente capitalismo americano. As séries produzidas para a televisão americana cresceram em público e qualidade nos últimos anos, mas Mad Men é a primeira que pode ser qualificada como obra de arte de significação histórica.
Leia e comente... FONTE: http://socialismo.org.br/portal/
Fundação Lauro Campos - Socialismo e Liberdade
Para entrar em contato, escreva para fundacao@socialismo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!