segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dissertação

Dicas para escrever Em vários pontos do seu trabalho, você deverá escrever monografias. A monografia principal é, claro, sua monografia de dissertação. Tenho tido dificuldades no passado com a qualidade dos trabalhos escritos dos alunos. As maiores dificuldades são de organização e, em seguida, de construção de frases, erros de grafia, etc. Para verificar a construção de frases e erros de grafia, conto com você e seus colegas que poderão ajudar se você julgar que não escreve bem. Não quero receber material mal escrito. Já, a questão de organização ou estrutura do trabalho é outro assunto onde algumas dicas poderão ser úteis. Não podemos errar aqui porque consertar um trabalho mal estruturado é muito difícil (tem que ser reescrito). Consertar frases ou erros de grafia é um trabalho localizado (não feito por mim!) que não implica uma reescrita total. Dou algumas dicas básicas para escrever um trabalho bem estruturado. Não é a única forma de escrever, mas tem funcionado bem para mim. · Escrita top-down. Aprendemos a organizar software top-down e essa técnica funciona muito bem para escrever. Quando chegar o momento de escrever algo para me entregar, vou pedir uma versão de uma única página contendo tópicos (capítulos de uma dissertação, por exemplo) e uma ou duas frases sobre cada tópico. Com esta versão, podemos verificar a estrutura e encadeamento de idéias e, se você tiver que reescrever, será apenas uma página. Quando fecharmos esta versão, partimos para o segundo refinamento onde você expande cada item em uma página. O importante neste processo não são as frases exatas empregadas, mas as idéias passadas na estrutura. Nesta segunda versão, o documento inteiro poderá consistir de 6 a 10 páginas apenas. Mais uma vez, se tiver que reescrever algo, será relativamente pequeno e localizado. Você está proibido de escrever mais até que eu examine cada refinamento. Falando de uma dissertação como exemplo, o terceiro refinamento seria de expandir um capítulo de cada vez. Quando fecharmos o terceiro refinamento do capítulo 2, você poderá escrevê-lo e me entregar. Depois poderá passar para o terceiro refinamento do capítulo 3 e assim por diante. O primeiro capítulo da dissertação (a introdução) é escrito por último. Veja uma seqüência de versões de um paper que foi escrito de forma top-down: · Versão 1 · Versão 2 · Versão 3 · ... · Versão 11 · Encadeamento lógico. Em qualquer um dos refinamentos, sempre pense no leitor. Coloque-se no lugar deste e tente apresentar a informação como decorrência natural do que você explicou antes. Isso vai obrigá-lo a apresentar as idéias de acordo com um encadeamento lógico. A cada passo, se pergunte: "O entendimento do que apresento agora depende de alguma informação que não apresentei? Caso positivo, stop!". Depois que você usa essa técnica um pouco ela vem por si só, sem esforço. Aí, escrever se torna um prazer e o leitor vai agradecer... · Não surpreenda o leitor. Um trabalho científico não é um romance onde surpreender o leitor faz parte da arte do romancista. Se o leitor adivinhar onde você quer chegar antes de você chegar lá, você está escrevendo bem, de forma clara. Este item está relacionado com o anterior de forma íntima. · Explique o porquê. Não se limite a dizer o que você fez. O trabalho tem muito mais valor quando se fala por quê. É sabendo o porquê das coisas que permite aplicar seu trabalho em outras situações; em outras palavras, seu trabalho fica mais genérico, um atributo essencial de uma boa dissertação. · Brainstorm e posterior organização. Ao montar os vários refinamentos do trabalho, uma técnica poderá ajudar. Primeiro faço um brainstorm das idéias, colocando no papel, em qualquer ordem, todas as idéias que fazem parte do refinamento no qual esteja trabalhando. Anote palavras ou frases curtas apenas. Isso é um exercício que dura uns 15 ou 20 minutos apenas. Tudo que lhe vem à mente deve ser colocado no papel. Normalmente, bastará uma folha. Depois, você examina sua lista desordenada de idéias e usa o encadeamento lógico e a relação natural entre os itens para organizar. Como última observação, assim que eu comprovar que você escreve bem, aceitarei encurtar os passos acima se você quiser. Só exijo proceder assim a primeira vez que eu avaliar um trabalho escrito seu. Depois disso, poderemos continuar assim ou não de acordo com suas preferências. Como organizar um paper, sua dissertação, uma apresentação, etc. Documentos científicos como papers, sua dissertação, etc. ou apresentações sobre esses temas são tipicamente escritos com um esqueleto comum. Ei-lo: Definição do problema. Qual é o problema existente que queremos resolver? O problema é importante? O que ganharemos ao resolver o problema? O que estamos perdendo por não termos esse problema resolvido? Por que é importante resolver o problema? Quais são os desafios? Por que o problema não é simples de resolver? Critérios de sucesso. Uma solução (qualquer) a esse problema poderá ser considerada bem sucedida se tiver quais características? É à luz desses critérios que o sucesso de sua solução será avaliado. Metodologia. Como você vai proceder (ou procedeu) para bolar uma solução ao problema? Discussão de sua solução. Aqui, você explica sua solução. No caso de uma proposta, você pode colocar resultados parciais aqui, se houver. Validação. O sucesso foi atingido, de acordo com critérios estabelecidos anteriormente? Totalmente? Parcialmente? Que resultados você tem para apoiar suas afirmações? Explique onde voc6e não foi totalmente bem sucedido e por quê. Caracterize os limites de sua solução. Conclusões. O que aprendemos de novo, genericamente? Lembre que uma conclusão não se limita a dar um resumo do que você fez., Você tem que responder à pergunta: "E daí? O que é diferente depois do meu trabalho? O que o leitor deve ter aprendido de novo? Como isso deve mudar a vida dele?" Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/dicas.htm Dicas para os Alunos de Mestrado do Prof. Jacques, acesso 18 de dezembro de 2011.

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