segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

para onde a esquerda leva a direita...

Velhas e novas Direitas e esquerdas, a direita tem o trabalho de entender para onde a esquerda vai, a direita é levada pela esquerda.
Professor do Departamento de Sociologia, UnB Pedro Demo (2005, p. 472) Se o pobre não consegue confrontar-se com sua condição de pobreza, permanece apenas como beneficiário, cujo destino sempre estará nas mãos de outros. Espera sua libertação dos algozes.
Subverter a ordem capitalista que por sinal está em crise, aqueles que sempre defenderam uma revolução, outra economia, social democracia. Estão reformando o capitalismo ou pior ainda utilizando finanças Estatais para tampar os buracos dos bancos e grandes fortunas.
O que se deveria ter impostos maiores sobre as grandes fortunas, passamos a repassar fundos para garantir o capitalismo vivo, mas são trilhões. Em vez de se resolver os problemas a partir de uma distribuição de renda, com renda mínima do tipo ninguém ganhar menos do que o piso mínimo do DIEESE: Isso mesmo! O número que o DIEESE mostra é o mínimo necessário que o brasileiro precisaria para se manter com dignidade, neste caso R$ 2349,26, mas o governo aprovou R$ 622 reais para 2012, (...)
Dieterich é um incansável divulgador de uma teoria-sistema cuja apologia faz nas conferencias internacionais em que participa: o socialismo do século XXI. O Novo Projecto Histórico, concebido e formulado pelo sueco Arno Peters, que teria sido o Marx do Século XX, abre à humanidade, segundo ele, a porta da democracia participativa. Esta é uma ambição compartilhada por todas as forças progressistas do mundo, mas Dieterich exprime-se como se ela estivesse ao alcance da mão. Ignora a questão crucial do Poder. Não perde tempo a explicar como, na busca da alternativa, será atingido o objectivo prévio à construção do futuro: a derrota do inimigo, a destruição futura do capitalismo (RODRIGUES, 2001).
FONTES:
DEMO, Pedro, SANTO ESTADO, MALDITO MERCADO: de certas esquerdas que são direita, Sociedade e Estado, Brasília, v. 20, n. 2, p. 451-476, maio/ago. 2005.
______________, http://www.scielo.br/pdf/se/v20n2/v20n2a09.pdf 2005.
RODRIGUES, Miguel Urbano, OS INTELECTUAIS DE ESQUERDA NA BATALHA DA COMUNICAÇÃO, http://resistir.info/mur/dietrich_petras.html Revista Herramienta , Buenos Aires, Argentina, Fevereiro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!