terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

140-Dialogando Partido Socialismo e Liberdade 2010

De Osni Vagner








Carta a Afrânio Boppré







A conjuntura que se apresenta tem suas complexidades, desvendar as demagogias, permite compreender os cenários e os sentidos da realidade, com um relativo controle social por parte do governo e da mídia.



Quase unanimidade a bipolaridade, aja vista os dois últimos presidentes estão no poder a quase duas décadas. O fisiologismo das bases aliadas tem facilidade em mudar de campo de apoio muito rápido, podemos observar que cada região fará alianças oportunistas, conforme suas melhores posições perante o público.



A continuidade para os aliados, os governistas e interesses das elites, contrapor a todos por um lado é difícil, mas podemos ter avanços no debates socialistas abarcando novos camaradas para contribuir neste desafio.



De fato 2010 chegaram e são mais que urge que debatamos nossas alternativas para este momento decisivo.



O convite me surpreendeu achei que esse debate acabaria acontecer somente em abril, fico feliz em saber dessa disposição já em fazer esse debate tão importante.



Provavelmente isso é possível em função do enxugamento da agenda, as questões da majoritária, tornam-se uma solução a partir do debate dos presidenciáveis do PSOL.



Significa que estamos dialogando, mesmo que os interesses internos muitas vezes atrapalham, precisamos ter uma visão de conjunto, a analise de conjuntura serve para isso, muitas vezes se cumpre o ritual e deixa de fazer a analise crítica.



Perde-se em teorias ideológicas puras e se perde o principal a sensibilidade, acredito que cada um em seu intimo tem uma percepção instintiva, que precisa ser expressa no partido para isso os coletivos, tendências e debates de teses servem.



Outra questão é o funcionamento do partido podemos a partir desse debate do dia quatro de fevereiro, propiciar debates nos municípios, como preparação para as plenárias.



Podemos combinar essas atividades garantindo as datas pelo menos quinze dias antes, até porque a dificuldade em reunir precisa ser superada, mudar a relação com a base, sem medo de construir.



Falo de Blumenau, acredito que é uma realidade geral esse situação, combinando antecipadamente poderemos ter pelo menos os mesmos filiados e militantes na plenária.



Essa defesa da garantia de participação da base no debate, é importante tanto neste momento de decisão, certamente seremos os mesmos para participar do processo eleitoral.



Neste sentido de potencializar o partido tanto na questão teórica quanto pratica na organização e participação efetiva de todos.



A capacidade em defender o projeto socialista é a nossa estratégia partidária, Partido Socialismo e Liberdade, muito bem! A tática fica no campo prático de organização e participação.



No caso especifico de 2010 a eleição tem um espaço de divulgação de nossas ideologias, o nosso momento em debater o que queremos nesta eleição¿



As últimas eleições tiveram um objetivo de fundação, apresentação do novo partido, agora além dessa necessidade de continuar a demonstrar que existimos, precisa apresentar como alternativa a tudo que está ai.



Esse desafio é grande e precisamos ter grandeza para poder incorporar essa tarefa, que entendo o PSOL como ferramenta dos trabalhadores, não que seja novidade, talvez possamos mostrar a diferença no nosso jeito de fazer política.



Não é um jogo de palavras pura e simplesmente, mas fazer política com seriedade, não é só demonstrar coerência ou falar de ética.



Precisa ser uma prática acredito dessa maneira poderemos acertar mais na construção da alternativa que almejamos, para isso despojar das nossas fraquezas, penso que as rivalidades são fraquezas, e podemos resolve-las com a organização e participação.



Isso não é novidade e o desafio também não é novo, a realidade sim é outra história e precisamos estar articulados em poder desvenda-la.



Qual Saúde ambiental é socialista a que garante desenvolvimento sócio ambiental, a educação num todo precisa de toda sociedade interagindo para que possamos avançar nesse campo.



Especulação imobiliária não rima com Habitações para os que produzem e são explorados, e os excluídos do sistema.



Que mantém o desemprego, a violência pela desigualdade social, desequilíbrio ambiental e a crise econômica.







Saudações Libertárias!







Osni Vagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!