domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sociologia Ensino Médio (parte - I)

Perguntando sobre a sociologia do pensar comum ao cientifico no Ensino Médio a SOCIOLOGIA Osní Valfredo Wagner Índice: Introdução 1º passo: A sociedade dos indivíduos, ação, fato e classes sociais 1- Introdução Estudo da Sociologia, 2- O individuo, sua história e a sociedade 3- O processo de socialização 4- Individuo e sociedade. Que tal discutir essa relação. Debate da importância da sociologia em seu surgimento, na formação e transformação. Analisando a totalidade da sociologia enquanto ciência da sociedade moderna. introdução Acreditamos não termos esperanças para não utilizar palavras mais definidas pela religião como fé, amor e Deus. Para fugir das armadilhas do debate vazio em que cada um defende uma religião ou teologia sem dialogo de fato! Ou ainda um debate sem fim que pode se tornar sobre a religião pode e achar que sociologia vem substituir a religião. Na realidade tanto na Grécia a filosofia mãe de todas as ciências, amantes do saber, fez aumentar ainda mais as religiões, na atualidade o número de religiões também é uma realidade, então debater esse assunto é necessário. É preciso um capitulo só sobre esse assunto. Outro tema é a Política é uma questão que vamos debater política ‘bem comum’ vamos reservar capítulos para questões sociais, econômicas, culturais e de relações a partir dos clássicos da sociologia e outros autores novos tanto nacionais e estrangeiros. São três dez passos ou (10) dez capítulos cada passo, ficar ligado na aula e a devida importância ao educador e entender a sociologia, mas ao mesmo tempo penso que é necessário a interação, a dinâmica e interpretação das teorias. A interdisciplinaridade é uma necessidade de interação entre os conteúdos de sociologia e dos conteúdos programáticos das humanas e respectivamente com os conteúdos das exatas. A filosofia se relaciona com a sociologia e com as demais ciências, e cada vez mais a necessidade da sociologia se relacionar com a história, com a literatura, línguas e outras modalidades de conteúdos sem esquecer da geografia. Por fim a biologia a física, química e matemática na mesma necessidade dessas múltiplas matérias de estudo no ensino médio. Nesta primeira edição estou colocando 4 itens dentro do primeiro passo, possivelmente é o que vou trabalhar nesse primeiro bimestre. 1º passo: A sociedade dos indivíduos, ação, fato e classe sociais 1-Introdução Estudo da Sociologia: Por que estudar a sociedade em que vivemos¿ Não basta vive-la¿ É possível conhecer a sociedade cientificamente¿ A Sociologia serve para quê¿ Essas são perguntas que muitos alunos fazem quando encontram essa disciplina na grade curricular. E as perguntas não param aí. Vamos procurar responde-las no decorrer de nossos estudos. Por que as pessoas agem e pensam desta forma e não de outra¿ Por que das relações padronizadas¿ Como explicar desemprego e desigualdades sociais¿ Por que a política existe e a sociedade como se dá a relação de poder¿ O que é e qual a importância do cidadão e quais direitos o cidadão tem¿ Como explicar a diversidade dos movimentos sociais¿ qual a diferença de Movimentos Revolucionários e ou Reformistas¿ O que são Meios de Comunicação de Massa¿ Qual ideologia pode identificar¿ E a influência a cultura e o que é cultura¿ 2-O individuo, sua história e a sociedade: A importância dos indivíduos hoje em dia na sociedade, nossas escolhas, limites e visibilidades que nossas ações, atitudes vão resultar em nossa sociedade, cidade, bairro, comunidade e a nossa vida. Ai podemos perguntar quais atitudes¿ o que é atitude¿ para complicar podemos analisar as atitudes e fatos sociais que acontecem em espaços territoriais longe de nossas localidade. A globalização permite pelos meios de comunicação o acesso a informação como noticia. A internet permite o acesso instantâneo, mas por outro lado mantém a informação on line. Novas maneiras e formas de socialização, normas e costumes, imaginação sociológica, permitem mudanças na sociedade em que vivemos. a- Identificas mudanças na cidade nos últimos anos e no lugar a onde você vive, são mudanças importantes nas últimas décadas¿ Essas mudanças mudaram o modo de vida e as relações entre as pessoas. b- Pense sobre sua opinião: Essas mudanças na sociedade podem influenciar no comportamento das pessoas, família, escola e o convívio de outras comunidades e grupos¿ Explique as maneiras que muda com exemplos. c- A internet facilita a aproximação de distancias, mas as pessoas estão se aproximando com a internet¿ e as pessoas perto como estão em nossas vidas¿ O que podemos dizer sobre isso¿ 3-O processo de socialização Para poder falar em socialização precisamos compreender a realidade de cada um e observar qual o sentido que as experiências sociais lhes proporcionam. Sociabilidade na sociedade global - Os sonhos dos adolescentes a- Os jovens só querem um emprego seguro e bem pago, e nada mais¿ b- Falta capacidade de reação contra as injustiças¿ reação contra a degradação ambiental e a morte¿ c- Conformismo ou resistência e ação alternativa: qual bandeira a ser levantada¿ d- Onde atuar a partir dessas modalidades de bandeiras¿ 4- Individuo e sociedade. Que tal discutir essa relação¿ Analisar o processo de construção da sociedade e a maneira como os indivíduos se relacionam. Debater da importância da sociologia em seu surgimento, na formação e transformação. Analisando a totalidade da sociologia enquanto ciência da sociedade moderna. Numa visão global, universal ou geral, no sentido de observar o todo. Um exemplo de observação que precisamos é a de um motorista no trânsito. Vamos às dúvidas e perguntar sobre o que vamos estudar de maneira imparcial e sem ser tendencioso. O que interessa neste estudo não é dizer quem é o melhor e nem o que o professor prefere. Tem-se a liberdade em declarar a opinião, coisa que não tem importância cientifica, bem como a crença, superstição ou coisa do gênero. O que é sociologia¿ O que é ciência¿ O que é método¿ Como surge a sociologia¿ O que é método para a sociologia¿ Qual o método de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber¿ Norbert Elias e Pierre Bourdieu¿ História da ciência e surgimento da sociologia, no século XVIII com a revolução industrial o desenvolvimento das ciências Sant Simon professor de Augusto Comte faz surgir o positivismo que vai influenciar Émile Durkheim e Max Weber, contrapondo o Karl Marx. Um pouco antes do século XVIII, Copérnico em seu estudo sobre o sistema solar, o método cientifico introduz a revolução rompendo o sistema feudal e religioso. Para Copérnico provar que a terra gira em torno do sol precisou de um método e é o método que faz surgir à sciencia social. Dizer que o pensamento do final do feudalismo e a fundamentação teórica da modernidade têm sua fundamentação nos gregos é fundamental para entender o renascimento. Agora que já sabemos que para ser cientifico precisa de método, mesmo que tenha surgido nas ciências exatas não significa que as humanas não possam ter métodos. Poderíamos abrir o leque das Ciências Sociais, mas para ter objetividade e dar esse segundo passo do pensar comum ao cientifico no Ensino Médio a SOCIOLOGIA. Desse processo da História ciência e sociologia se fortalecem gradativamente então o que é SOCIOLOGIA, sócio-logia¿ a palavra socius do latim e logia do grego Augusto Comte propõe a Sociologia. Nesse momento Karl Marx defende o método crítico, a partir da dialética ou materialismo histórico as classes sociais em suas contradições dos proletários versus a burguesia. Neste contexto entre as classes em lutar pelo poder e a hegemonia da sociedade. Mas mais que dar nome a ciência que estuda a sociedade é preciso ter um método, quem ficou com essa responsabilidade foi o positivista aluno de Comte. Émile Durkheim em síntise o fato social e a genelazação definem a possibilidade de estudos da sociedade. Outra forma de estudo da sociedade é o método compreensivo de Max Weber estuda o sujeito, individuo em sua racionalidade e sentido. O sociólogo alemão Norbert Elias conceito de Habitus um saber social incorporado durante em nossa vida em sociedade. Outro conceito de Elias a configuração (ou figuração) pensar as relações de forma dinâmica, como acontece na realidade. Um jogo de futebol, regras é uma configuração. Sociedade dos indivíduos, realçando a unidade, e não a divisão. Por fim Pierre Bourdieu na linha de analises de Elias sobre o Habitus Pierre Bourdieu afirma que o destino de uma nação, ao longo dos séculos, fica sedimentado no habitus de seus membros. É algo que muda constantemente, mas não rapidamente, e, por isso, há equilíbrio entre continuidade e mudança. Para Refletir: EU ETIQUETA Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Um nome... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido De alguma coisa não provada Por este provador de longa idade. Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xícara, Minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidências. Costume, hábito, permência, Indispensabilidade, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada. Estou, estou na moda. É duro andar na moda, ainda que a moda Seja negar minha identidade, Trocá-la por mil, açambarcando Todas as marcas registradas, Todos os logotipos do mercado. Com que inocência demito-me de ser Eu que antes era e me sabia Tão diverso de outros, tão mim mesmo, Ser pensante sentinte e solitário Com outros seres diversos e conscientes De sua humana, invencível condição. Agora sou anúncio Ora vulgar ora bizarro. Em língua nacional ou em qualquer língua (Qualquer principalmente.) E nisto me comparo, tiro glória De minha anulação. Não sou - vê lá - anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago Para anunciar, para vender Em bares festas praias pérgulas piscinas, E bem à vista exibo esta etiqueta Global no corpo que desiste De ser veste e sandália de uma essência Tão viva, independente, Que moda ou suborno algum a compromete. Onde terei jogado fora Meu gosto e capacidade de escolher, Minhas idiossincrasias tão pessoais, Tão minhas que no rosto se espelhavam E cada gesto, cada olhar Cada vinco da roupa Sou gravado de forma universal, Saio da estamparia, não de casa, Da vitrine me tiram, recolocam, Objeto pulsante mas objeto Que se oferece como signo dos outros Objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhoso De ser não eu, mas artigo industrial, Peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem. Meu nome novo é Coisa. Eu sou a Coisa, coisamente. Carlos Drummond de Andrade. Referencias Bibliográficas: Oliveira, Luiz Fernandes Sociologia para jovens do século XXI - RJ, Ed. Império Novo Milênio, 2007. SALLES, João Alberto, Sciencia Política Brasília Senado Federal 1997. SELL, Carlos Eduardo SOCIOLOGIA Clássica: Durkeim, Weber e Marx Itajaí Ed. UNIVALI, 2001. TOMAZI, Nelson Dacio Sociologia para o Ensino Médio Ed São Paulo Atual, 2007. CHAUI, Marilena FILOSOFIA e SOCIOLOGIA, Ed ática série novo ensino médio, 2007. http://www.antigreja.hpg.ig.com.br/euetiqueta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!