quarta-feira, 21 de outubro de 2009

7-A arte de bem governar:

Mais conhecido como (analfabeto político) "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos politicos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil da sua ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e laico das empresas nacionais e multinacionais" (Bertolt Brecht). Atividade: 1- O que o autor quer dizer com analfabeto político? 2- Qual sua opinião sobre o texto? 3- Compare com a realidade em seu texto e contexto: Outros textos: http://www.consciencia.net/artes/literatura/brecht.html http://www.frases.mensagens.nom.br/pensamentos/o/oanalfabetopolitico.htm

19 comentários:

  1. nomes : Ramona , Thaís , Vanessa . 1º8
    1 - o analfabeto politico , não sabe qual seu custo de vida , não sabe o que o politico faz , não sabe o que ele paga, não sabe o que eles gastam , não sabem que o preço das coisas tem a ver com politica também
    2- eu acho que o autor tem razão sobre o que ele fala, pois existem muitas pessoas que não sabem para que a politica serve , e onde existe politica .
    3 - a realidade está muito proxima ao que o autor fala no texto , pois muitas pessoas se envolvem na politica , sem nem saber para o que ela serve .

    ResponderExcluir
  2. shaiene freitas minella e Alexandra patricia copetti 1°8

    1-Ele quer dizer que todos são iguais que eles só se preocupam consigo mesmo, e querem que o povo pense que eles estão certos.

    2-Que isso é uma palhaçada e que para mim não faz diferença agora, quem sabe no futuro eu irei precisar entender sobre a politica .


    3-












    certo

    ResponderExcluir
  3. Fernanda e Bruna :
    1 - ele quer dizer que o politico não participa da sociedade, ele fingi que não ve o que as pessoas estão passando, só pensa no dinheiro.

    2 -
    3 - pessoas estão passando fome, por falta de emprego estão se prostituindo, também por falta de dinheiro alguns roubam para comer, ou até para comprar intorpecentes.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Simara e Jaqueline, 1º8

    1- Os politicos não investem na educaçãp da sociedade, se elegem por se eleger,mas não tem vontade de ajudar o povo que precisa.

    2- Não se importam com que o povo esta achando, os autoridade para o povo

    ResponderExcluir
  5. NOME: ROBSON BASTOS DE SOUZA
    SÉRIE: 1º8

    1- Ele quis dizer q os analfabeto politico não sabe denada e não se interessa em saber sobre politica, ele não reinvidica sseu direito de cidadão em monitorar os politicos para que fação o melhor para nòs " pessoas".

    2- Acho q ele está muito certo, todos devem monitorar os politicos para que eles sempre melhorem nossa qualidade de vida, com custo de vida baixo.

    3- Eu acho que se as pessoas se interresace pela politica os politicos pensariam 2 vezes antes de roubar, por que se sentiria precionado e vigiado, e também lutariam por melhorias para o povo ou saberiam que não seriam eleitos novamente.

    ResponderExcluir
  6. Thaisa 1º8

    1-porque ele vive do dinhero do povo,vive dos impostos,depois querem fezer campanha para se eleger colocar mais ladrão do que ja tem,eles so se preocupam com o seus bolsos,enquanto isso o povo so se ferra.
    2-a minha opiniao e que todos são iguais nenhum se salva por que são todos farinha do mesmo saco,promete promete e não cumpre nada so querem saber do povo no dia da eleição depois que passa a eleição eles esqueçe de todo mundo dai nos vemos os vagabundos que colocamos la.

    ResponderExcluir
  7. nome:Diogo,Willian,Wellington,Jean putti...
    1.8

    atividades.

    1).os impostos que pagamos dos alimentos roupa e etc; tem impostos que dependem da politica.o custo de vida das pessoas estao elevados e nem sabemos por que estao brincando com nosso dinheiro e nem estamos ligando somos um verdodeiros analfabetos politicos pagamos e nem sabemos o que pagamos.

    2)que devemos estar atento com e a respeito politica conhecer um pouco nossos direitos de consumidor e oque devemos fazer para contribuir com nossas partes e nao ser analfabeto politico

    3)esbangemo dinheiro e falemos mal dos politicos que nao fazem nada e trabalho de vadio mais somos as cobaias deles brincam com nosso dinheiro pq pagamos impostos muito elevado e nao sabemos no que eles gastam devem envestir mais na educaçao para nao sermos analfabetos.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Leide Laura Bittencourt 1º08
    1- o analfabeto politico e aquele q se orgulha de não saber nem o porque de que pagamos impostos .aquele que não se preocupa com quem esta administrando nosso pais.
    que não se importa com o futuro literalmente pois não quer saber quem esta governado o nosso dinheiro o dinheiro do povo!
    2-Eu acho legal por que o autor resalta a importancia da politica que hoje em dia é muito mal vista, pelos fatos q acontecem acabou tomando outro significado completamente oposto que não dizjuz ao seu real objetivo que é a organização da população.
    3-Eu acho que se na realidade não ouvesse tantos "analfabetos poiliticos" realmente nossa vida seria melhor pois as pessoa conheceriam melhor a politica escolheriam coom mais inteligencia seus candidatos fazendo com que nossso dinheiro e nosssa sociedade fosse mais organizada!

    ResponderExcluir
  9. Fernanda e Bruna :
    1 - ele quer dizer que o politico não participa da sociedade, ele fingi que não ve o que as pessoas estão passando, só pensa no dinheiro.

    2 - o texto esta certo,pois devemos nos preocupar mais com a nossa politica
    3 - pessoas estão passando fome, por falta de emprego estão se prostituindo, também por falta de dinheiro alguns roubam para comer, ou até para comprar intorpecentes

    ResponderExcluir
  10. 3-na verdade eles são todos uns folgados porque eles so querem ganhar e ganhar.se eles envesticen no estudo ai não teria tantas reclamações deles,na hora da eleição eles sabem prometer,mais na pratica são uns monta de merda.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. simara e jaqueline: 2- O texto fala, sobre a desigualdade social no Brasil, o cidadão tem muitos direitos, mais nem todos os Brasileiros correm atras de seus direitos, isso é uma pouca vergonha, e o texto resume isso em uma só palavra, analfabeto politico, porque eles fecham os olhos para o povo brasileiro. :D'

    3- A gente tem dereitos, mais nem sempre agente vai atras disso, pagamos um absurdo de impostos, e a educação continua uma merda, cada vez mais professores desistem da sua profição pelo baixo salário.beeeeeeeeeijos proff, quero 10 :DDDDD

    ResponderExcluir
  13. NOMES:Shaiene e Alexandra
    SERIE:1°08

    1)Ele quer dizer que todos são iguais e que eles só se preocupam consigo mesmo, e querem que o povo pense que eles estão certos.

    2)que isso é uma palhaçada e que para mim não faz diferença agora, quem sabe no futuro eu irei precisar
    entender sobre isso.

    3)O pensamento no texto é bem próximo da realidade pois tem muita gente que quer participar da política mais não entende nada sobre política,e não é disso que precisamos em nosso governo.

    ResponderExcluir
  14. Nome: Ronaldo, Maikon e Alex
    Série: 1°8

    Atividades

    1) Quer dizer que não se interessam pelos acontecimentos politicos e só querem estar no poder.

    2) Nossa opinião é que o texto fala completamente verdade sobre os politicos e que se ouve-se uma politica séria não teriamos tantos analfabetos que podem vir a ser bandidos prostitutas etc... eles só pensam em si mesmos.

    3) Tudo haver desde o lixo a comida, muita corrupção e pouco ato e muita promesa.

    ResponderExcluir
  15. E.E.B.HERCÍLIO DEEKE
    Professor: Osni
    Matéria: Sociologia
    Alunas: Caroline Correa da Silva
    Stefania Regina da Silva
    Série: 1 ano 8
    Turno: Noturno

    A ARTE DE BEM GOVERNAR

    1 - O autor quer dizer que a analfabeto politico é aquele que não se importa com a sociedade em que controla e o mundo que vive. Ele so se importa com seu proprio ser, e não pensa nas nescessidades do proximo.

    2 - O texto é muito interessante, pois retrata bem as dificuldades do povo brasileiro, que cada vez se empobrece mais, enquanto os ricos cada vez mais tomam o poder e ficam mais ricos.

    3 - A realidade é que as pessoas estão cada vez mais aceitando a seu astado de empobrecimento, enquanto os ricos não tomam nenhuma atitude em relação a isso, pois isso os favorece e os deixam mais tempo no comando.

    ResponderExcluir
  16. 1. Ele quer dizer, que o analfabeto não se interessa pela política, e não vota porque não gosta de política, mas o país depende da política se ele não votar, estará deixando de participar do desenvolvimento do país.

    2. eu axo que ele está certo, pois quem não vota não é cidadão, pois não esta nem ai com o país, e ele nem se interessa para onde seu dinheiro vai.

    3. se todos gostassem de política, as pessoas iriam se interessar, iriam acompanhar o andamento deles, e se os políticos fizessem algo de errado, as pessoas iam descobrir a fralde, e difíssilmente ele iria ganhar a eleição.

    ResponderExcluir
  17. marcio disse...

    marcio,guilherme e thaisa fatima 1º8

    1º ele nao sabe que o custo da vida,o preço do feijao, do peixe, da farinha, do aluguel,do sapato e do remédio dependem das deciçoes politicas.

    2º nos devemos ficar alertos sobre a politica, saber sobre nossos direitos e deveres, e sobre como sao feitas as leis.

    3º podemos dizer que as vezes nos vemos politicos prometendo coisas que na realidade nao acontecem como por exemplo o prefeito e um desses

    ResponderExcluir
  18. Suelen e Sérgio 1.8
    1- Que os políticos não se importam com a sociedade e só pensam no seu próprio umbigo.São analfabetos pois não sabem cumprir, só prometer!

    2-Verídica.Um debate para a juventude se ligar nos promissores,que não têm caráter para cumprir, não sabem nem exercer sua profição!

    3-Enquanto estamos trabalhando para ganhar dinheiro que não dá nem para comprar o necessário, os politos estão ganhando muito melhor e nem trabalham.Só aparecem nos horários politos,para perguntar o gentilmente o que nos esta faltando.Mais ai eu pergunto, o que falta para vocês?Dignidade, honestidade ou talvez menos ganância?Quando não é época de eleição nem sabemos quem são.Hoje para entrar na política qualquer um entra, mais quero ver cumprir!Mentira acima de mentira,eles precisam aprender a ser humanos,para saber que temos dividas e carater, não somos obejtos na mão do sistema, samos jovens querendo liberdade e um pouco de poder!


    lelyee.serginho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. 1)É a pessoa que odeia politica,nao si interessa pelo seu voto nao si inporta para onde seu dinheiro vai,nao esta nem ai para o seu governo ,para sua prefeitura ,para sua sociedade.


    2)O texto mostra como as pessoas sao ignorantes ao nao si inporta com seu votos e que o politico faz com seu dinheiro.

    3)O nosso texto mostra que o mundo da politica esta quase todo pertido tirando alqums politicos ainda se salva o que sera da politica daqui uma decada?

    ResponderExcluir

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!