quinta-feira, 8 de outubro de 2009

2-CRISE SÓCIO-AMBIENTAL Etnocentrismo no Vale do Itajaí

FAPESC - E. E. B. H. D. Orientador: Osní Valfredo Wagner Bolsista: Diogo Henrique Agostini JUSTIFICATIVA: A Educação Ambiental se faz necessária desde o primeiro contato da criança aos conhecimentos escolares, como atitude cotidiana da comunidade por isso é necessária estudar as diversas maneiras de pensar, valores culturais dos que morram em nossas localidades. Os educandos estarão pesquisando, debatendo sobre a localidade durante a pesquisa e no final serão apresentados os resultados aos moradores das localidades, envolvidos nesta pesquisa, além de ser levado os resultados em fóruns e feiras cientificas. OBJETIVO GERAL: Iniciar os alunos de o Ensino Médio na pesquisar e analisando a cerca da Crise Sócio Ambiental que tempo em tempo ocorre, a partir da realidade socioambiental em que estão inseridos, buscando a compreensão e analisando a história e as condições de ocupação espacial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1-Identificar o surgimento da ocupação da cidade do final do século XIX; 2- Compreender o pensamento dos moradores a cerca da ocupação do espaço no século XX até a atualidade; 3-Verificar as transformações sociais implicadas por cada uma Identificar os reflexos dessas ocupações na atual estrutura ocupacional; 4-Identificar a Educação Ambiental. PROBLEMATIZAÇÃO: Como foi a ocupação do espaço geográfico no final do século XIX¿ O que se pensavam os moradores a cerca da ocupação do espaço no século XX até a atualidade¿ Quais as transformações sociais implicadas por cada uma identificadas e os reflexos dessas ocupações na atual estrutura ocupacional¿ O que é Educação Ambiental¿ PROPOSTA DE ATIVIDADES: (METODOLOGIA) a- Estudo Etnográfico a partir de bibliografias, registros documentais; b- O aluno - pesquisará no arquivo histórico sobre a ocupação colonial de Blumenau a ocupação do espaço geográfico e na biblioteca da FURB. c- O processo da Amostragem Seguido de orientação sobre o questionário e coleta de dados dentro das metodologias cientificas ABNT. d- Aplicação de questionário, a história oral dos moradores locais; e- Os dados coletados deverão ser devidamente registrados quantitativamente e qualitativamente para uma conclusão final. CRONOGRAMA: 2009 – 2010 AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO: Numa perspectiva de interdisciplinaridade esse estudo sobre a CRISE SOCIO AMBIENTAL deverá ser avaliado a participação Educação Ambiental e em especial neste projeto buscando observar o todo. BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS: CARVALHO, Vilson Sérgio de, O grande desafio da Educação Ambiental, 2004. COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. Perspectiva da educação ambiental na região ibero-americana: conferências do V Congresso RJ: Associação do Programa Roda Viva, 2007. JUSTIFICATIVA: A Educação Ambiental se faz necessária desde o primeiro contato da criança aos conhecimentos escolares, como atitude cotidiana da comunidade por isso é necessária estudar as diversas maneiras de pensar, valores culturais dos que morram em nossas localidades. Os educandos estarão pesquisando, debatendo sobre a localidade durante a pesquisa e no final serão apresentados os resultados aos moradores das localidades, envolvidos nesta pesquisa, além de ser levado os resultados em fóruns e feiras cientificas. OBJETIVO GERAL: Iniciar os alunos de o Ensino Médio na pesquisar e analisando a cerca da Crise Sócio Ambiental que tempo em tempo ocorre, a partir da realidade socioambiental em que estão inseridos, buscando a compreensão e analisando a história e as condições de ocupação espacial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1-Identificar o surgimento da ocupação da cidade do final do século XIX; 2- Compreender o pensamento dos moradores a cerca da ocupação do espaço no século XX até a atualidade; 3-Verificar as transformações sociais implicadas por cada uma Identificar os reflexos dessas ocupações na atual estrutura ocupacional; 4-Identificar a Educação Ambiental. PROBLEMATIZAÇÃO: Como foi a ocupação do espaço geográfico no final do século XIX¿ O que se pensavam os moradores a cerca da ocupação do espaço no século XX até a atualidade¿ Quais as transformações sociais implicadas por cada uma identificadas e os reflexos dessas ocupações na atual estrutura ocupacional¿ O que é Educação Ambiental¿ PROPOSTA DE ATIVIDADES: (METODOLOGIA) a- Estudo Etnográfico a partir de bibliografias, registros documentais; b- O aluno - pesquisará no arquivo histórico sobre a ocupação colonial de Blumenau a ocupação do espaço geográfico e na biblioteca da FURB. c- O processo da Amostragem Seguido de orientação sobre o questionário e coleta de dados dentro das metodologias cientificas ABNT. d- Aplicação de questionário, a história oral dos moradores locais; e- Os dados coletados deverão ser devidamente registrados quantitativamente e qualitativamente para uma conclusão final. CRONOGRAMA: 2009 – 2010 AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO: Numa perspectiva de interdisciplinaridade esse estudo sobre a CRISE SOCIO AMBIENTAL deverá ser avaliado a participação Educação Ambiental e em especial neste projeto buscando observar o todo. BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS: CARVALHO, Vilson Sérgio de, O grande desafio da Educação Ambiental, 2004. COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. Perspectiva da educação ambiental na região ibero-americana: conferências do V Congresso RJ: Associação do Programa Roda Viva, 2007.

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