quarta-feira, 21 de outubro de 2009

11-Pré-Projeto Crise-sócio ambiental Etnocentrismo Gênero e diversidade no Vale do Itajai

. Introdução: Quanto mais saudáveis forem às experiências positivas estaremos avançando para uma sociedade mais organizada. Darcy Ribeiro diz que somos frutos do não ser, do não índio e do não europeu, por isso somos brasileiros, esse reinterpretar do ser brasileiro como gente que vive num mesmo local que age do mesmo jeito e fala a mesma língua.O Desafio em construir o todo na mente das pessoas é uma papel das mídias de informação e formação, a partir da interdisciplinaridade e multidisciplinariedade de projetos. Ações intersetoriais, quanto mais avançar essa nova possibilidade terá mais resultados frente aos desafios que estaremos desenvolvendo em nossa agenda de ações no local. Propósitos: Questões latentes em nossas regiões rejeitos carvão, resíduos médicos, termoelétrica, agrotóxico (aqüífero guarani), despoluição de rios, saneamento básico, ocupações irregulares.Avançar em cada setor em se organizar para a intersetoralidade, os direitos que implica na saúde ambiental a partir de ‘limites’ conceito para pensar a questão da realidade em que se observa entre a natureza e o homem, uma anarquia entre o privado e o estatal, o desafio um consenso e construir um mundo mais saudável. A Educação Ambiental se faz necessária desde o primeiro contato da criança aos conhecimentos escolares, como atitude cotidiana da comunidade por isso é necessária estudar as diversas maneiras de pensar, valores culturais dos que morram em nossas localidades. Os educandos estarão pesquisando, debatendo sobre a localidade durante a pesquisa e no final serão apresentados os resultados aos moradores das localidades, envolvidos nesta pesquisa, além de ser levado os resultados em fóruns e feiras cientificas. OBJETIVO GERAL: Iniciar os alunos de o Ensino Médio na pesquisar e analisando a cerca da Crise Sócio Ambiental que tempo em tempo ocorre, a partir da realidade socioambiental em que estão inseridos, buscando a compreensão e analisando a história e as condições de ocupação espacial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1-Identificar o surgimento da ocupação da cidade do final do século XIX; 2- Compreender o pensamento dos moradores a cerca da ocupação do espaço no século XX até a atualidade; 3-Verificar as transformações sociais implicadas por cada uma Identificar os reflexos dessas ocupações na atual estrutura ocupacional; 4-Identificar a Educação Ambiental. 5-Construir a pesquisa e projetos de intersetoralização de ações a partir de diretrizes apontadas pela pesquisa até final de 2010. 6- Criar um espaço de debate sobre Educação, Saúde e Meio Ambiente com diversos setores de atuação no território municipal. 7 - A partir da identificação das demandas se definirá as ações intersetoriais nas questões de controle sociais,participação nas políticas, economicas e culturais, ambientais, saúde e gestão. 8- Energia Limpa, Consumo e diminuição de dióxido. Alternativas de uso de água e ocupação do território. 9- Estratégias de vida que contribua com o planeta saudável; investimentos necessários para chegar no nivel satisfatório a partir do local como contrinuição no tempo. PROBLEMATIZAÇÃO: Como foi a ocupação do espaço geográfico no final do século XIX¿ O que se pensavam os moradores a cerca da ocupação do espaço no século XX até a atualidade¿ Quais as transformações sociais implicadas por cada uma identificadas e os reflexos dessas ocupações na atual estrutura ocupacional¿ O que é Educação Ambiental¿ PROPOSTA DE ATIVIDADES: (METODOLOGIA) a- Estudo Etnográfico a partir de bibliografias, registros documentais; b- O aluno - pesquisará no arquivo histórico sobre a ocupação colonial de Blumenau a ocupação do espaço geográfico e na biblioteca da FURB. c- O processo da Amostragem Seguido de orientação sobre o questionário e coleta de dados dentro das metodologias cientificas ABNT. d- Aplicação de questionário, a história oral dos moradores locais; e- Os dados coletados deverão ser devidamente registrados quantitativamente e qualitativamente para uma conclusão final. CRONOGRAMA: 2009 – 2010 AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO: Numa perspectiva de interdisciplinaridade esse estudo sobre a CRISE SOCIO AMBIENTAL deverá ser avaliado a participação Educação Ambiental e em especial neste projeto buscando observar o todo. BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS: CARVALHO, Vilson Sérgio de, O grande desafio da Educação Ambiental, 2004.COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005.Perspectiva da educação ambiental na região ibero-americana: conferências do V Congresso RJ: Associação do Programa Roda Viva, 2007. BIBLIOGRAFIAS : Blumenau em cadernos

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