
Aso 86 anos José Saramargo questiona Onde está deus? O bem e mal tudo inveção humana a religião não humanizou-se mas sim escravizou-se.
Com seus 86 anos de vida o autor José Saramago anda mais ativo que nunca. Em apenas quatro meses escreveu CAIN seu mais novo romance nessa obra que chegará a América Latina no final de outubro. O ganhador do Prêmio Nobel volta a falar da religião e enfatiza sua particular relação com deus.
O autor define com humor e ironia Saramago redime Cain por ter matado Abel.
José Saramago: Está aqui¿ está aqui¿ Onde está deus? Na cabeça de cada um de nós
Também está na cabeça de cada um de nós está Deus está o diabo está o bem está o mal tudo está tudo que inventamos (invenção humana)escravizou-se É um absurdo neste caso de qualquer maneira inventam deus e justo moralmente em algo.
O que eu provei foi por a vista no fundo ninguém leu a bíblia, alguém que supostamente tenha lido.
Se ler percebe que é absurdo que deus manda matar Isac para provar sua fé, só isso deveríamos apagar na nossa cabeça a idéia de deus, e pior de tudo é criminoso
Abrão matar Isaac para provar a fé, Saramago redime Cain por ter matado Abel
quem ler Pentateuco os cinco primeiros livros da bíblia. Não se pode confiar em Deus.
segundo o que diz a bíblia.
Provocações
Essa mistura da vida real como se fosse algo de deus é que precisa ser analisado penso que Moisés estava mais para ser um novo líder aos hebraicos do que propriamente dito a libertação. Falar em nome de deus é uma máxima de um líder no caso religioso.
Moisés é Hebraico e se junta ao povo, mas foi criado como faraó, tanto é que mata o soldado egípcio, faraó era como deus tinha poder sobre a vida e a morte.
O motive de matar o soldado egípcio foi por estar maltratando os hebraicos, mas não justificaria.
Mas não é exatamente essa questão que me faz pensar o tema religião.
Depois que o povo se liberta das mãos do faraó o ouro é transformado em um bezerro de ouro, já que se tinha passado muito tempo no deserto cerca de quarenta anos.
Esse trajeto entre a libertação do Faraó e a vida no deserto é algo interessante para se pensar na luta se busca a libertação, mas ao mesmo tempo parece que tudo foi em vão.
As artimanhas das elites que estão no poder e desejam perpetuar é complexa a libertação do povo. “Com medo de que o povo explorado tome consciência da própria situação e se revolte, o poder político lança mão de trabalho forçados e de pressão psicológica; assim o povo não tem condições e meios de se organizar e se libertar”.
Construir o novo solidária com os oprimidos Torá (Lei) cinco livros Pentateuco do Êxodo
Falar em libertar o povo do capitalismo no século XXI tem a ver com a fé no dinheiro, por mais que se tenha a idéia da crise, ela por si não é a solução para por fim ao sistema, por ser uma crise resolvida com reformas no sistema e regulações.
Defender outro sistema que seja socialismo puro e simplesmente é algo ireal e sem capacidade de se por em prática infelizmente.
Pensar a libertação é pensar e agir a partir da mudança na maneira de pensar, no campo da política. As pessoas agirem de maneiras autônomas e comprometidas com uma vida digna.
Coisa que não interessa aos capitalistas, essa é uma tarefa de socialistas, a questão é como os que defendem o socialismo irão convencer a maioria que por sinal é explorada e dominada.
Penso que a solução está no problema, compreender, desvendar essa realidade, só com a consciência é que poderemos transformar a sociedade.
Novas saídas para os desafios do século XXI:
Pensar em leis que venham a libertar o povo com redução da jornada de trabalho, a robótica garantindo renda para os desempregados. Educação, Saúde, Habitação estarem interligadas a um projeto que observe o todo e garanta a vida saudável e justa, eqüitativa, cooperada e solidária.
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