quarta-feira, 28 de outubro de 2009

32-GUINÓBIL

A arte de bem governar: Mais conhecido como (analfabeto político) "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos politicos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil da sua ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e laico das empresas nacionais e multinacionais" (Bertolt Brecht). Atividade: 1- O que o autor quer dizer com analfabeto político? 2- Qual sua opinião sobre o texto? 3- Compare com a realidade em seu texto e contexto: 4- O que você tem a ver com a corrupção? Outros textos: http://www.consciencia.net/artes/literatura/brecht.html http://www.frases.mensagens.nom.br/pensamentos/o/oanalfabetopolitico.htm

8 comentários:

  1. 1-É o povo que não acompanha os políticos, não análisa as propóstas, e vota por obrigação.

    2-Que o texto mostra que devemos analisar e escolher bem quem botamos no poder, pois quem vai sofrer as consequências somos nós.

    3-Sim, em muitos lugares do Brasil isso acontece, hoje em dia é o povo que sofre com o problema nas
    redes de: saúde, educação etc.

    4-Se a gente vota errado a gente põe pessoas corrupta no poder.

    ResponderExcluir
  2. que são muitos corrupitos...
    um texto nao muito apropriado,mais tambem um pouco ruim...um contexto è mais explicativo ja um texto conta por algumas partes historia etc....nada
    a corrupçao è um ato de quem nao tem oque fazer so quer ferrar os outros....

    ResponderExcluir
  3. Angelo/Eric - 1-3

    1-A expressão "analfabeto" não pela questão de escolaridade,mas sim pela ausência nas decisões da sociedade,não estarem por dentro dos problemas e dificuldades do povo que elegeram os mesmos políticos.
    2-Acho um que é um texto que expressa muitas conclusões e pensamentos de muitas pessoas,mais também vão contra á idéias e pricípios de muitos.
    Concordo com a part5e em que diz que os próprios políticos,dizem que odeiam a política,sendo que é dela que tiram seu dinheiro(que não é pouco), e na verdade estão realmente mentindo.
    E acho que para reverter esse quadro,poderiam começar parando com os "escândalos" ocorridos dentro de suas próprias sedes, e participar mais das dificuldades dos cidadões e não simplismente ignora-las.
    3-Como ja explicamos acima,é totalmente real,praticamente todos os fatos apresentados nele,estão ocorrendo ou já ocorreram na nossa sociedade e convivência.
    4-Acho que nós cidadãos,não somos responsáveis por uma grande parte dela,acho que a maior parte está realmente com os políticos,mas é claro que todos nós já contribuimos ou iremos contribuir alguma vez com ela,querendo ou não.

    ResponderExcluir
  4. Nome:Sarah e Tainara

    1-Ele quer dizer que é aquele que mão tem conhecimento da política, ele não gosta de acompanhar a política, não sabe de nada.

    2-Acho que existe muitas pessoas com analfabeto político, pois reclamam de tudo que acontece dentro do mundo da política, eles não sabem exatamente de nada, quando o assunto é relacionado a política. Antes das pessoas julgarem algo tem que saber o que está julgando, tem que ter um entendimento do assunto.
    3- Tem a ver que somos nós que sofremos com problemas na saúde, educação.

    4-muitas vezes quando votamos, colocamos pessoas erradas no poder, com isso temos muito a ver com a corrupção.

    ResponderExcluir
  5. 1-)Ele quer dizer que muitas pessoas não sabem o que os seus politicos estão fazendo ou deixão de fazer.

    2-)Mostra que devemos ficar de olha nos policos de hoje.

    3-)Sim,muitos pessoas estão desempregadas e passam fome,frio que não tem lugar onde morar.

    4-)Colocando pessoas que não prestam no governo do Brasil.

    Lucimara Reiter, Mara Suelen

    ResponderExcluir
  6. André
    1:O ANALFABETO POLITICO É AQUELE QUE NÃO SABE O QUE ACOMTECE COM O POVO OU A politica.

    2:na minha opinião o texto tem toda a razão de criticar o analfabeto politico não sabem como está a vida la fora na questão economica.

    3:tem pessoas que não conhece o que passa nem na nos visinhos.

    4:é que tem pequenas corrupção como pegar dinheiro dos pais e gandes como desvio de verbas.

    ResponderExcluir
  7. BÁRBARA TAIS BRIZOLLA 1=Na minha pinião o autor quis dizer que o "analfabeto político" é aquele que não consegue ver o que está acontecendo ao seu redor e não consegue dar as suas próprias opiniões e apenas as opiniões dos uotros está correta.

    2= A minha opinião é de que o texto fala sobre políticos e o que eles deveriam fazer para para não ter tanta corrupção em nosso país, que eles deveriam ser mais justos com o povo, pois é o povo que coloca ele no poder e depois de estarem no poder os políticos não ligam para quem os colociu lá, deixando passar por situações ruins e sem condições favoraveis para viver.

    3= Tem haver com a realidade, pois os politicos só pensam neles mesmos e esquecem do povo.

    ResponderExcluir
  8. Henrique e Marlon-
    1- Quer dizer que eles odeiam os politicos.Que els são corrupitos e burros.Eles não conseguem melhorar porque são analfabetos.
    2-Concordo sobre o texto porque estão falando e não estão mentindo.
    3-A realidade é o que esta acontecendo as porcarias que os políticos estão fazendo em nossa cidade.
    4-Não pesso cupom fiscal em todas as compras realizadas.

    ResponderExcluir

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!