segunda-feira, 21 de junho de 2010

Método e técnicas

Nomes: Darlei e Lauriéti 3°5 Observação em massa Observação em massa é observar o comportamento das populações. Tanto o marketing como o comportamento político praticam a observação em massa, onde procuram saber as necessidades e o comportamento da população. Como por exemplo, o marketing de uma empresa procura observar o que os clientes precisam para que a satisfação e não deixem de serem clientes e até mesmo para trazer novos clientes para a empresa. A observação em massa foi muito utilizada na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas sociais sentiram a necessidade de estudar as reações populares diante da situação de guerra, assim como os novos hábitos de vida adotados na época. Observação Participante A observação participante foi criada nas ciências pela antropologia, principalmente pela escola funcionalista. A observação participante é diferente de uma participação comum, pois ela consiste na participação do investigador ao grupo, a comunidade ou à sociedade a qual pretende estudar. Mas para que essa observação seja valida é necessário que essa integração do investigador seja aceita e reconhecida pelos demais membros do grupo ou comunidade. A observação participante acontece bastante em empresas, para analisar o comportamento de seus operários, em seitas religiosas, e muitas vezes acabam se integrando definitivamente na comunidade estudada. Há certos estudos em que a condição participativa do investigador é natural, como no caso de mulheres que estudam a condição feminina, de negros que pesquisam o preconceito racial, de estudiosos que fazem levantamento do bairro em que moram etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!