segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Pesquisa Participante

Pesquisa participante: Propostas e reflexões metodológicas A adequação com o contexto pesquisado a proposta de um modelo de pesquisa participante, adaptando-se em cada caso o processo ás condições particular de cada situação concreta (os recursos, as limitações, o contexto sociológico, os objetivos perseguidos etc.) (Boterf, p. 52, 1987). Quatro fases da pesquisa participante 1º fase: Montagem institucional e metodológica • Discussão do projeto de pesquisa participação • Definição do quadro teórico da pesquisa participante, objetivos, conceitos, hipótese, método etc. • Delimitação da região a ser estudada; • Organização do processo: instituições, procedimentos; • Seleção e formação dos pesquisadores ou grupo; • Elaboração de cronograma de operações a serem elaboradas. 2º fase: Estudo preliminar e provisório da população; (primeiro feedback) • Identificação estrutura social pesquisada; Necessidades e os problemas categorias ou classes... Seleção intervenção – descentralização grupos sociais... • Descoberta do universo vivido e acontecimentos históricos; Em que ele consiste? Qualitativa (Gramsci) p. 59 • Recenseamento dos dados sócio-ecônomco e tecnológico; Aspectos biofísicos, demográficos, aspectos econômicos, sociais, educacionais, a analise da situação familiar. • Difusa dos resultados junto à população; objetivos: feedback: promover entre os participantes conhecimento mais objetivo; identificar problemas prioritários e soluções, conhecer a reação da população frente aos resultados diagnóstico... P. 62 3º fase: analise crítica dos problemas – prioritários; A características desejáveis do orientador dos “grupos de estudos” • O método da pesquisa participante; • A sociologia do conhecimento; • A dinâmica de grupos; • A tecnologia • Os métodos e técnicas de educação popular. 4º fase: Programação e realização de plano de ação ... • A atividades educativas – analisar os problemas e as situações; • Medidas que possam melhorar a situação a nível local; • Ações educativas – execução – medidas; • Ações – encaminhamentos de soluções a curto, médio ou longo prazo – escalas. (p. 68) necessidade de feedback Algumas reflexões sobre a pesquisa participante  A ‘retroalimentação’ ou o feedbak Atividade de retorno • Como situas a ‘pesquisa participante’(ou enquete-participação) ‘pesquisa-ação’ (ou ‘pesquisa ativa’) origens da situação concreta – Lesne FTP 1 modos de pensar de perceber e agir p. 73 *FTP 2 intenções e motivos; FTB 3 formação – partida e chegada. (Formas Trabalho Pedagógico) FTP 2-Concepção, organização, utilização, avaliação, grupo. FTP 3-Formação, alternância, partida, ‘concreto familiar’, construído, apropriado p. 76 A pesquisa participante: seus códigos, técnicas  Mas qual é realmente a significação e o efeito desse arsenal tecnológico?  Poderíamos analisá-lo na perspectiva de uma pesquisa participante? ... Código. Reflexão de Morin ‘interrogação’ ‘Relação pesquia-pesquiado’ cultura oral, reuniões e debates ou narrativas. Bibliografia: Guy Le Boterf A Pesquisa Participante São Paulo, Ed. Brasiliense, 1987.

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