quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sugestões de Atividades – Jornal na sala de aula

Sugestões de Atividades – Jornal na sala de aula Programa Jornal e Educação AN ESCOLA – JORNAL A NOTÍCIA Coordenadora: Kelly Rosa Joinville 2010 ATIVIDADE I Paz na escola? Depende de nós Objetivos: - Tornar a educação para a não-violência uma das prioridades da escola. - Oportunizar que as crianças sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz. - Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz na escola. - Promover o ato de leitura e escrita. Desenvolvimento: - Dramatização da história “O dinossauro rabugento” (http://www.andrefb.com.br/off-line/o-dinossauro-rabugento/) pelos professores. - Conversa informal sobre o teatro. - Apresentação de banner com a frase “Paz na escola, depende de nós”, com mascote (dinossauro) para identificação do projeto. - Escolha de nome para o dinossauro (Dinopaz). - Produção de texto coletivo com o tema “Paz na escola”. - Confecção de murais sobre o tema, ilustrados pelos alunos. - Criação de cartazes com ajuda da família, enfatizando a paz na escola e na sociedade, a partir do tema “O que é ter paz?” - Apresentação de coreografia da música “Paz”, da cantora Joana. - Produção de texto com o enunciado “Como posso contribuir para nossa escola ter paz?” - Leitura de matérias relacionadas ao tema encontradas no jornal - Conversa informal sobre as matérias, mostrando a realidade do ensino brasileiro. - Levantamento de sugestões e depoimentos das crianças sobre o projeto proposto, procurando descobrir o que fazer para alcançar seus objetivos. - Confecção de folder alertando sobre a necessidade de paz na escola e no mundo. - Produção de relato do projeto da paz pelos alunos. - Produção de poesia a partir do tema. ATIVIDADE II Qual é o lugar do nosso lixo? Objetivos: - Buscar alternativas para a limpeza do bairro, minimizando a produção de lixo. - Utilizar o jornal como instrumento de informação e sensibilização, para o desenvolvimento de atitudes preventivas no combate à dengue. - Promover a parceria escola x comunidade. Desenvolvimento: - Leituras de reportagens referente ao tema; - Conversa sobre o tema em questão, destacando que muitas mortes poderiam ser evitadas com atitudes preventivas, no combate aos focos do mosquito da dengue. - Produção de texto coletivo e ilustração a partir de reportagens. - Confecção de cartazes informativos sobre as doenças provocadas pela falta de higiene. - Concurso de desenho entre os alunos, para escolha do símbolo da campanha “Combatendo o desperdício através da reciclagem”. Impressão do desenho ganhador do concurso na sacola de tecido. - Confecção de lixeiras para coleta seletiva de lixo na escola. (se não tiver) - Realização de oficinas de artesanato em parceria com a comunidade, utilizando o material coletado (confecção de brinquedos, acessórios e enfeites). - Leitura do texto coletivo produzido a partir da reportagem. BACCEGA, Maria.Aparecida. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo: SENAC, 2003. BELLONI, Maria.Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001. BELLONI, Maria.Luiza. Educação para a mídia: missão urgente da escola. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, 1991. BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte – 2001 CITELLI, Adilson. Aprender e ensinar com Textos não escolares. São Paulo, Editora Cortez, 2002. ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo, Editora Ática, 1991. FARIA, Maria Alice e ZANCHETTA JR, Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo, Editora Contexto, 2002. FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo, Editora Contexto,1996. FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo, Editora Contexto, 2004. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Contexto, 1998. FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - GHILARDI, M.I. Mídia, poder, educação e leitura. In BARZOTTO, V.H. GHILARDI, M.I. (orgs.) Mídia, educação e leitura. São Paulo: Anhembi-Morumbi/ALB, 1999, p. 103-112. HERR, Nicole. 100 fichas práticas para explorar o jornal na sala de aula. França, 1994 MELLO, J.M. de. Estímulos midiáticos aos hábitos de leitura. In BARZOTTO, V.H. e GHILARDI, M.I. (orgs.) Mídia, educação e leitura. São Paulo: Anhembi-Morumbi/ALB, 1999, p. 39-47 Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis, Ioesc, 2005. SILVA, Ezequiel Theodoro da (org). A leitura e Realidade Escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1978. SOBREIRO, Marco Aurélio. Jornal Escolar. Edição limitada.2006 TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever. São Paulo, Editora Ática, 1997. VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola. Campinas: Papirus, 1995. WEISS, Donald H. Como escrever com facilidade. São Paulo, Editora Nobel, 1986. CONTATOS AN EMAIL Kelly Rosa – kelly.rosa@an.com.br Telefones para contato (47) 3419 2042 Site www.anescola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!