terça-feira, 22 de junho de 2010

Consumismo dos Jovens Brasileiros

Hercílio Deeke Nome: Crislei dos Santos Machado Série: 3°05 Consumismo dos Jovens Brasileiros Justificativa: Os jovens brasileiros se interessam mais por compras do que os americanos. Essa é uma das constatações da pesquisa "Os Jovens e O Consumo Sustentável", feita pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e pelo Indicador Opinião Público. O estudo foi divulgado no dia 14 de março e trouxe revelações sobre como e o que pensa a juventude na hora em que vai às compras, sua percepção da publicidade e dos impactos de suas ações no meio ambiente e na sociedade. A pesquisa foi elaborada a partir de um levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no ano 2000, em 24 países. Cerca de 70% dos jovens brasileiros entrevistados disseram que se interessam pelo tema compras. Entre os norte-americanos, um país de elevado consumo, o percentual é menor: 33%. Jovens brasileiros são também os que mais gostam de televisão e os que menos se interessam por política e sociedade. Outro dado interessante é o que mostra a baixa noção de interdependência das ações do jovem com o mundo em que vivem. Quase 60% dos entrevistados disseram que suas ações não têm impacto no mundo; 44% opinaram que suas atitudes não influem nem na cidade onde moram; e 24% afirmaram que suas ações não causam impacto nenhum nem em suas próprias vidas. A grande maioria dos jovens brasileiros (59%) acredita que o seu trabalho não tem impacto na sociedade. "O jovem não se percebe como parte de um todo", disse Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu. (Site: www.akatu.net – Mattar - 2008) Objetivo Geral: O consumo é o principal elo de ligação do jovem com a sociedade. A própria juventude acha que compra demais. Cerca de 50% disseram que pessoas da sua idade consomem demais, inclusive o próprio entrevistado. "Essa postura mostra que existe uma grande oportunidade de se trabalhar com este nicho de interesse". Objetivo Específico: Mostrar aos jovens que o consumismo está crescendo cada vez mais, e que isso não é nada bom para eles. Pois isso pode influenciar muito em seu futuro e muitas outra coisas. Metodologia: Pequisa Bibliografica Bibliografia: www.akatu.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!