quarta-feira, 18 de agosto de 2010

2- Casa Grande e Senzala – Gilberto Freyre;

Mesclando a linguagem das ciências sociais com o texto histórico-literário, Gilberto Freyre, fez com que este livro se mantivesse vivo, sendo considerado uma obra que retrata o pensamento brasileiro. Esta edição traz a apresentação escrita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além da atualização e revisão das notas bibliográficas e dos índices onomástico e remissivo.
GILBERTO FREIRE - ?CASA GRANDE E SENZALA?? O Brasil é o inferno dos negros, o purgatório dos brancos e o paraíso das mulatas.?Contexto Histórico:· Década DE 20, 30: modernização, industrialização;· Queda da elite dos Senhores de Terras;· O africano faz parte dessa elite (da família patriarcal);· Não haveria família patriarcal sem escravos;· No Brasil existe racismo, mas não há apartaide (separação), porque não houve, no país, guerras sociais (entre brancos e negros);· Produz a obra em 1933, momento em que o Brasil discute a inclusão do negro na sociedade;· Pensamento social: ?O híbrido é a cruza do preto com o branco, o híbrido é fraco?;· Culturalmente, durante 3 séculos o Brasil comeu carne seca e farinha. Era uma alimentação fraca. O uso de outros tipos de alimento, foi trazido pelos africanos.Brasil ? ColôniaBASE DA EXPLORAÇÃOLATIFUNDIOTÉCNICA DE EXPLORAÇÃOESCRAVIDÃOADMINISTRAÇÃOFAMÍLIA ARISTOCRATA (PATRIARCAL)ASPECTO SOCIALHIBRIDISMOSobre Casa Grande & Senzala:· Gilberto Freire SE autodenomina escritor ensaísta;· Aproxima o leitor da experiência: traz o mundo da casa grande e da senzala para o leitor;· Vai muito além da documentação;· Casa Grande & Senzala é o 1º. Vol. de uma trilogia sobre a família patriarcal no Brasil. (2º: Soldados e Mucambos, 3º: Ordem e Progresso);· GF nasceu em 1900, em Pernambuco. Seu pai era professor. Estudou nos EUA;· Era um senhorzinho de engenho;· Sem a Senzala não há Casa Grande. Sem Casa Grande e Senzala, não há família patriarcal;· GF explica através da cultura, e não através da miscigenação racial, a história da formação do Brasil;· Para Freire, o híbrido é fraco pela má alimentação, não pela miscigenação, pois, de acordo com seu pensamento, os negros eram os mais fortes;· Gilberto Freire, assim como Varnhagen, defende a colonização. Para ele, a colonização é ?o estabelecimento de um sistema de produção de riqueza na selvageria?. A partir de uma sociedade agrária e mão-de-obra escrava.· Para GF, o híbrido não deveria acabar, como declaravam os naturalistas da época. Para ele, a família patriarcal é a base da sociedade brasileira. Portugal navega para fazer comércio. É uma expansão marítima comercial, ou seja, Portugal não tinha intenção de explorar, colonizar; A dominação se dá por causa da comercialização do pau-brasil· A colonização moderna é inventada pelos portugueses, onde o Estado doa terras para que o português a torne produtiva;· Havendo muita terra e pouca gente, cria-se o latifúndio. O escravo é necessário como técnica de produção da grande propriedade, administrada por um aristocrata de uma nobre família portuguesa; É necessário a formação da família, pois desta forma, se dá a colonização. A miscibilidade portuguesa possibilitou que esses donos de terras desposassem índias. O núcleo familiar no Brasil é a voz da coroa lusitana na Colônia; FAMÍLIA PATRIARCAL LATIFÚNDIO ESCRAVIDÃO HÍBRIDO ARISTOCRACIA E IGREJAO Índio:O índio fracassou com a inchada, porém o africano potencializa o projeto, tal era sua eficiência;O africano introduz o costume de comer legumes, frutas e verduras, o português e o índio só comiam farinha e peixe;A senzala de Freire é africana, não ameríndia. O índio migra para o sertão, enquanto as fazendas patriarcais encontram-se do litoral de Pernambuco ao Rio de Janeiro (zona da cana-de-açúcar.);Religião e Catequese:Em Portugal, era costume usar mão-de-obra de presos homicidas ou ladrões. Uma dessas penas era chamada de galé. (os remadores de naus)Os criminosos religiosos eram trazidos para o Brasil.Por outro lado, vinham também os Jesuítas para catequizar os índios, onde recebiam a incumbência de controlar esses imigrantes criminosos;A Igreja passa a ser maleável, pois não dá conta de controlar estes criminosos religiosos, mas tenta proteger o índio destes desertores;O discurso religioso prega a disseminação do cristianismo entre o índio e o africano. Baseando-se no fato de que tenta amenizar a violência contra os escravos na fazenda; Igreja e Estado brigam todo o tempo. Porém o Estado apóia-se na Igreja para controlar a Colônia. A Questão do Apartaide: Há uma afetividade entre os negros e brancos por inúmeros motivos:A ama de leite é a escrava;Os filhos de escravos brincam com as crianças brancas;Os híbridos nascidos de escravas com o Senhor, em grande parte das vezes, recebe um pedaço de terra do pai, ou na partilha de sua herança. Com isto, este passa a cultivar e comercializar, inserindo-se na sociedade;O português já tinha uma cultura sociável com os negros: o português tem miscibilidade, maleabilidade e bicontinentalidade; A falta de orgulho da raça é uma característica do português, pois o país é resultado de uma inevitável mistura de raças, diferentemente de outros países da Europa. No séc. VIII, os muçulmanos invadem a Península Ibérica, e, apesar de expulsarem os árabes e os africanos politicamente, a população negra e muçulmana continua no país. Sendo assim, o português tem facilidade de se relacionar física, social e intelectualmente com o outro;É um povo que não é dotado de orgulho de raça, maleável quanto ao clima, pois Portugal, em certas épocas do ano, tem um clima quase tropical.
Fontes: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?sid=01356918612817660365434546&nitem=722208 http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_46124.html

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