quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Argentina e Brasil modernidade tardia

Ana Galvão
A modernidade tardia, na América Latina, (...) os efeitos da própria dinâmica dessa forma de modernidade periférica. Tem início nos anos de 1960. Sua abertura coincide com a transformação que se dá internacionalmente. (...) Vanguardas do início do século XX, que pela primeira vez relógios transatlânticos se acertavam. Primeira Revoluções, e oespaços, desde o século anterior com o trem e a bicicleta, o avião, o rádio e o telégrafo, relativizam. "Manifesto Futurista" de Marinetti, que aparece em 1909 em Paris, é traduz e publicado no La Nación de Buenos Aires. E o Brasil – A ideologia da cordialidade e a globalização neoliberal. A pasteurização da diferença, tal como ocorre nas perspectivas de hibridização afins da globalização neoliberal, tem o correlato brasileiro (...), mestiçagem sincrética, cordialidade e democracia racial.Hibridismo é a mestiçagem, resultado da "mistura" de diferentes "raças".Essa diversidade de diferentes culturas, híbrida, podemos chamar de multiculturalismo.Sérgio Buarque de Holanda enfatizou teoricamente a existência da cordialidade em seu livro: Raízes do Brasil. Cordialidade viria da vida rural e patriarcal, da família patriarcal para a esfera pública do Estado."Homem Cordial", Ribeiro Conto.
Nome: Haline Rodrigues Série:2°2
Cultura Colonial
Introdução
Desde o inicio do livro foi visto que foi estudado o desenvolvimento do pensamento sociológico em um longo processo que teve de suportar as condições sócio históricas do capitalismo na Europa,apartir do renascimento. Esse processo da sua plena autonomia a relação a filosofia social, quando se realiza a relação a filosofia social e quando se realiza a concepção de objetos, conceitos e métodos próprios de analises. No Brasil pó processo de formação e organização e sistematização do pensamento sociológico, obedeceu também as condições do desenvolvimento do capitalismo próprias de instração. Desse modo o Brasil terá uma formação intelectual e cultural procurando fazendo o processo de situação histórica.
Cultura Colonial Desde a colonização, teve um processo de implantação da cultura européia promovida principalmente pela ordem religiosa. Os jesuítas trouxeram na filosofia universialista.Promoveram o tupi as línguas gerais. Introduziram um sistema misto de trabalho indigina que conbinado com o religioso quase aniquilou a cultura nativa aos poucos. A administração foi implantada por uma cultura eurudita e religiosa.
Por : Airton da Silva 2°1
Florestan Fernandes e a formação da sociologia brasileira. Florestan Fernandes é o fundador da sociologia crítica no Brasil, questiona a realidade social e o pensamento. As suas reflexões e problemas de indução na sociologia avaliam cada uma e todas as teorias, os métodos e as técnicas aplicadas, oferecem também contribuições para o conhecimento das condições lógicas e históricas de reconstrução da realidade. A perspectiva critica está presente em toda a sua produção intelectual incluindo o ensino, a conferencia, o debate público, e questiona o real e o pensado alcançando sempre algo novo que descortina as diversidades, desigualdades e antagonismos. Ao dialogar com o marxismo a sociologia clássica e moderna e as outras ciências sociais estão sempre explicitas, visíveis, embate, as condições institucionais, éticas, cientificas e políticas da reflexão sociológica. Cabe reconhecer que os movimentos da sociedade, por seus grupos e classes, por suas disparidades e contradições, estão o sempre Presentes no modo pelo qual são pensados. A modernidade tardia, na América Latina, (...) os efeitos da própria dinâmica dessa forma de modernidade periférica. Tem início nos anos de 1960. Sua abertura coincide com a transformação que se dá internacionalmente. (...) Vanguardas do início do século XX, que pela primeira vez relógios transatlânticos se acertavam. Primeiras Revoluções, e os espaços, desde o século anterior com o trem e a bicicleta, o avião, o rádio e o telégrafo, relativizam. "Manifesto Futurista" de Marinetti, que aparece em 1909 em Paris, é traduz e publicado no La Nación de Buenos Aires. E o Brasil - A ideologia da cordialidade e a globalização neoliberal. A pasteurização da diferença, tal como ocorre nas perspectivas de hibridização afins da globalização neoliberal, tem o correlato brasileiro (...), mestiçagem sincrética, cordialidade e democracia racial. Hibridismo é a mestiçagem, resultado da "mistura" de diferentes "raças". Essa diversidade de diferentes culturas, híbrida, podemos chamar de multiculturalismo. Sérgio Buarque de Holanda enfatizou teoricamente a existência da cordialidade em seu livro: Raízes do Brasil. Cordialidade viria da vida rural e patriarcal, da família patriarcal para a esfera pública do Estado. "Homem Cordial", Ribeiro Conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz parte do blogger: Conceito e Provocações!